Seguidores

terça-feira, 27 de agosto de 2013

NEVE NA SERRA CATARINENSE

27/08/2013 | 06h21Atualizada em 27/08/2013 | 10h48

Neve é registrada em pelo menos cinco municípios da Serra de SC

Primeiros flocos de neve começaram a cair durante a madrugada desta terça-feira


Neve é registrada em pelo menos cinco municípios da Serra de SC Alvarélio Kurossu/Agencia RBS
Telhados das casas de São Joaquim ficaram brancos Foto: Alvarélio Kurossu / Agencia RBS
A neve que já havia encantado turistas e moradores de Santa Catarina em pelo menos duas ocasiões neste inverno voltou a colorir de branco pelo menos cinco municípios da Serra de Santa Catarina. Na madrugada desta terça-feira os flocos de neve foram registrados em Painel, São Joaquim, Urubici, Urupema e Bom Jardim da Serra.

Em São Joaquim, conhecida como a capital brasileira da neve, os flocos começaram por volta das 3h40min e, mais de três horas depois, continuavam a cair com intensidade, acumulando em vários pontos da cidade.

O inverno de 2013 já registrou 11 dias de neve em mais de 150 cidades de Santa Catarina.


Foto: Alvarélio Kurossu/Agência RBS
Ao longo de toda a madrugada os termômetros das praças João Ribeiro e Cezário Amarante, no Centro, marcavam -2ºC.

Desta vez, os turistas não apareceram. Os únicos que se arriscaram a passar frio, mas foram bem recompensados, foram os aposentados Sérgio Augusto Vieira, de 50 anos, e Cleuza Aparecida Vieira, de 52. Morador de Itajaí, o casal viajou a São Joaquim ainda no domingo na expectativa de rever a neve, e não perdeu a viagem.

— A sensação é maravilhosa — dizia Cleuza, empolgada ao ver os flocos caindo sobre a sua cabeça.

Como a previsão da meteorologia é de que as condições de neve persistam até o fim da manhã, a recomendação aos motoristas que trafegam pelas rodovias da Serra é para que tenham muito cuidado.

O tráfego na SC-114, que liga Lages a São Joaquim, está perigoso devido ao gelo que acumula sobre a pista.

Esse é o segundo registro de neve em menos de 15 dias. No dia 14 de agosto o fenômeno foi registrado na cidade.

Nos dias 22 e 23 de julho foi registrado ocorrência de neve em pelo menos 107 cidades catarinenses.




DIÁRIO CATARINENSE
27/08/2013 | 10h01Atualizada em 27/08/2013 | 10h01

Segundo ano com registro de mais dias de neve em Santa Catarina

Recorde é do inverno de 1990, com 12 dias de neve no Estado



Segundo ano com registro de mais dias de neve em Santa Catarina Alvarélio Kurossu/Agencia RBS
São Joaquim já registrou nove dias de neve em 2013 Foto: Alvarélio Kurossu / Agencia RBS
O inverno deste ano já registrou 11 dias de neve em mais de 150 cidades de Santa Catarina. Isso não acontece há 14 anos. O agrônomo Ronaldo Coutinho, do Climaterra, não se descarta a possibilidade de quebra de recorde. Em 1990, segundo ele, nevou durante 12 dias no Estado. O fenômeno também já está entre os cinco maiores em abrangência e intensidade.


— Tivemos neve parecida com essa em 1990, 1988, 1984 e 1981. Pode não ter acontecido no mesmo número de municípios, ou com a mesma quantidade, mas foram parecidas com o que aconteceu neste ano — revelou.

Coutinho explicou que a maior neve que atingiu o Estado foi em 1965, quando nevou da fronteira da Argentina até o Litoral. Mas, ele considerou a nevasca daquele ano fora dos padrões e, por esse motivo, não compara com as outras nevadas no Estado.

Em 2013, de acordo com ele, todos os municípios do Planalto Norte e quase todos da Grande Florianópolis vivenciaram o fenômeno. Na cidade de São Joaquim, que segundo ele é a mais propícia para ocorrência de neve pela posição geográfica, já nevou nove dias, quatro dentro do município. Nesta terça-feira, os flocos caíram sem parar durante cerca de quatro horas.

— A última vez que nevou bastante tempo foi em 2010, quando caíram os flocos durante seis horas no Centro. Em alguns locais caiu de 15 a 18 horas sem parar. Foi em agosto — contou.

O acúmulo de neve, nesta terça-feira, em São Joaquim ficou em quatro centímetros no Centro e em sete centímetros no Cruzeiro, interior do município.

Nevasca ou nevada?
Santa Catarina raramente registra nevascas. O fenômeno que aconteceu na terça-feira e nos outros 10 dias desse inverno pode ser caracterizado como nevada. Coutinho explicou que a nevasca vem normalmente com vento e traz estragos e imprevistos para a população.
— Nossa neve é mais úmida do que a do Canadá, por exemplo. Por isso, a neve aqui não tem muito volume. Então, chamamos o acúmulo de neve aqui de nevada — comentou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário