Seguidores

segunda-feira, 12 de agosto de 2013

TUFÃO UTOR ATINGE AS FILIPINAS


Agencia EFE 12/08/2013 00h05 - Atualizado em 12/08/2013 07h57

Tufão Utor atinge as Filipinas e deixa 23 desaparecidos

Fenômeno chegou ao arquipélago com rajadas de até 210 km/h.
Várias áreas estão sem energia elétrica, segundo autoridades.

Da EFE
Crianças brincam em ondas causadas pelo tufão Utor nas Filipinas nesta segunda-feira (12) (Foto: Jay Directo/AFP) 
Crianças brincam em ondas causadas pelo tufão
Utor nas Filipinas nesta segunda-feira (12) (Foto:
Jay Directo/AFP)
Pelo menos 23 pessoas estão desaparecidas no noroeste das Filipinas após a chegada do tufão Utor, o mais potente em nível mundial neste ano, informaram nesta segunda-feira (12) as autoridades locais.
O Utor chegou ao arquipélago filipino pela província oriental de Aurora com ventos sustentados de 175 km/h e rajadas de até 210 km/h, assinalou o serviço meteorológico das Filipinas, que no domingo (11) elevou o alerta em seis províncias do nordeste do país.
O diretor da agência meteorológica, Vicente Malano, advertiu aos jornalistas que o Labuyo, como os filipinos batizaram o furacão, "é a tempestade mais forte que chega à terra este ano", segundo o jornal local "Inquirer".
As autoridades da província de Catanduanes disseram que pelo menos 23 pescadores que estavam trabalhando na região não puderam retornar para suas casas e foram dados por desaparecidos.
O fenômeno meteorológico deixou várias áreas sem eletricidade, após derrubar várias linhas de transmissão de energia elétrica e causar muitos danos em infraestruturas e casas da região.
Entre 15 e 20 tufões passam pelas Filipinas todos os anos durante a estação das chuvas, que começa em maio ou junho e acaba em novembro, ou se prolonga até dezembro, como ocorreu em 2012 com o Bopha, que causou mais de mil mortos, 850 desaparecidos e seis milhões de desabrigados.


TERRA NOTÍCIAS
atualizado às 10h32

Passagem de tufão pelas Filipinas deixa um morto e 13 desaparecidos

Pelo menos uma pessoa morreu nesta segunda-feira e 13 estão desaparecidas após a passagem do tufão "Utor" pelo norte das Filipinas, com ventos de 150 km/h e rajadas de até 185 km/h.
As autoridades rebaixaram o número de desaparecidos de 23 para 13 depois que um grupo dado por perdido em Cataduanes conseguiu retornar ao porto com vida.
"Labuyo (seu nome para os filipinos) atravessou Nova Vizcaya, Benguet e La Unión em seu caminho rumo ao mar ao oeste das Filipinas. Abandonou o território de La Unión nesta segunda-feira pela tarde", disse à imprensa local uma funcionária da Administração Filipina de Serviços Atmosférico, Geofísico e Astronômico (PAGASA).
Cortes de luz, aulas suspensas, estradas interditadas, árvores caídas e áreas inundadas são alguns dos efeitos causados por "Utor" após entrar no país nesta madrugada madrugada acompanhado de copiosas precipitações.
Sete pescadores estão desaparecidos em Bolinao e outros seis em Pangasinan.
O número de desabrigados subiu para 1.895 no último boletim do Conselho Nacional de Prevenção e Redução de Desastres, enquanto as autoridades ainda avaliam os danos nas infraestruturas e edifícios.
Na província de Aurora, por onde entrou o furacão, há 111 casas destruídas e 562 danificadas.
"Utor", o tufão mais forte que passou pelas Filipinas neste ano, estará no mar da China Meridional amanhã a caminho de território chinês.
Entre 15 e 20 tufões visitam aws Filipinas todos os anos durante a estação das chuvas, que começa em maio ou junho e acaba em novembro, ou se prolonga até dezembro, como ocorreu em 2012 com "Bopha", que deixou mais de mil mortos, 850 desaparecidos e seis milhões de desabrigados.
O desmatamento, a proliferação de jazidas mineiros ilegais, a escassez de infraestruturas e a favelização aumentam os efeitos devastadores dos tufões e as inundações que afetam o arquipélago durante a época da monção.
EFE 
 
 
 
China lança alerta amarelo para tufão Utor
  2013-08-12 15:55:38  cri
Segundo previsão dos institutos de meteorologia, o 11º tufão deste ano, Utor, atingirá o Mar Meridional da China, a partir do meio-dia desta segunda-feira (12). Foi emitido o alerta amarelo de ondas no oceano.
Segundo a previsão, entre o meio-dia de hoje e o meio-dia desta terça-feira (13), ocorrerá ondulação de grau muito bravo a furioso com altura de 5 a 8 metros no leste e norte do Mar Meridional da China. As águas costeiras de Guangdong deverão sofrer ondulação de grau médio a bravo com altura de 1,5 a 2,5 metros.
Segundo o alerta, os navios que operam nas águas referidas devem regressar a tempo para fugir das ondas. Navios que realizam operações de pesca também devem tomar medidas contra as ondas.
Tradução: Qi Chang
Revisão: Luiz Tasso Neto
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário