Seguidores

sexta-feira, 30 de agosto de 2013

A MAIOR ENCHENTE DO RIO GRANDE DO SUL

 

A maior enchente do Rio Grande do Sul é considerada a de 1941, porém se não houvessem os diques de contenção que existe em São Leopoldo hoje, essa seria a maior.

ZERO HORA - DIÁRIO GAÚCHO

Enchente em São Leopoldo é a maior desde 1965

Prefeitura monta gabinete de gestão de crise e vai pedir decreto de emergência; escolas da rede pública fechadas


Enchente em São Leopoldo é a maior desde 1965 Charles Dias/Especial
Ponte da BR-116 está apenas a 60 cm do nível da água do rio dos Sinos Foto: Charles Dias / Especial
João Vitor Novoa
Em uma reunião que terminou por volta das 12h desta quarta-feira, a prefeitura de São Leopoldo montou um gabinete de gestão de crise contra a enchente no Rio dos Sinos que ameaça boa parte dos bairros São Geraldo, Independência e Rio dos Sinos. Membros do Corpo de Bombeiros, Brigada Militar, segurança pública, assistência social, defesa civil, além do próprio prefeito Aníbal Moacir da Silva, trabalharão no monitoramento dos atingidos e dos prejuízos causados pela maior enchente desde 1965, quando as cidades de São Leopoldo e Novo Hamburgo ficaram abaixo d'água.

— Em 1984, o rio chegou a um patamar semelhante, mas agora está pior. Desde 1965, quando houve a tragédia, não vinha tanta água. Mas a situação está se estabilizando — explicou Arno Kayser, presidente do Comitê de Gerenciamento da Bacia do Rio dos Sinos, ressaltando que a medição está estável nas últimas horas.

A prefeitura diz que no ano de 1965, quando ainda não haviam sido construídos os diques de oito metros de altura, que canalizam a água por 200 metros, o índice chegou a 6,48 metros. Caso os diques tivessem sido construídos, a enxurrada de 1965 atingiria 15 metros de altura. A enchente deste ano está com menos da metade do volume d'água daquele ano. O último nível apontado no início desta tarde marcou 6,15 metros.

O gabinete fará o levantamento dos problemas oriundos da enchente e o enviará na manhã desta quinta-feira para o Piratini. A expectativa, conforme a assessoria da prefeitura de São Leopoldo, é que a situação de emergência seja decretada no mesmo dia.

Não há aulas na rede municipal e estadual de ensino desde esta manhã. Só devem voltar na sexta-feira. A ponte 25 de julho, que liga a zona norte da cidade ao centro de São Leopoldo, está fechada desde a terça-feira à noite. Há três famílias desabrigadas e outras 500 famílias desalojadas no município.

Ponte da BR-116A ponte que passa sobre o Rio dos Sinos na BR-116 está sob vigilância cuidadosa da Polícia Rodoviária Federal e prefeitura de São Leopoldo. O secretário de Segurança Pública e Defesa Comunitária, Carlos Alberto Azeredo, afirma que a estrutura exige monitoramento.

— É a estrutura que mais nos preocupa. Essa ponte é a menor de todas as que passam pelo rio e fica justamente na BR-116. A água está a 60 cm de chegar na rodovia, enquanto nas outras ainda há um espaço de 1,30 metro. Se acontecer dessa água chegar aos carros que passam na BR-116, aí vai ser um grande problema — disse.



Vale do Sinos29/08/2013 | 18h57

Moradores antigos dizem nunca terem passado por uma enchente semelhante

Nível da água em São Leopoldo deve demorar 72 horas para baixar



Moradores antigos dizem nunca terem passado por uma enchente semelhante Fernando Gomes/Agencia RBS
Foto: Fernando Gomes / Agencia RBS
João Vitor Novoa
A prefeitura e o presidente do Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do rio dos Sinos confirmaram na última quarta-feira que a enchente deste ano é a maior desde a de 1965. Em muitos bairros, a água ainda não baixou. O tenente-coronel Alexandre Teixeira dos Santos, coordenador regional da Defesa Civil na Área Metropolitana, explica que o nível do Rio dos Sinos tem baixado 10 centímetros a cada 12 horas e que o vento continua soprando do norte, o que ajuda a aumentar a vazão das águas.

– Acredito que, em São Leopoldo, ainda leve 72 horas para que o nível da água baixe ao ponto de aliviar as casas. Em Alvorada, outra região bem crítica (é uma planície), pode levar até 10 dias – estima o tenente-coronel.

Com a enchente, as milhares de residências construídas nas últimas décadas às margens do rio nada mais são que um cartão postal macabro de um lugar onde a maioria dos vizinhos se conhecem e gostam de viver, por ser mais tranquila que outras localidades de São Leopoldo. Os moradores da Feitoria dizem nunca ter sofrido algo parecido como agora.

Na rua Afonso Schaeffel desde 1981, Maria Toledo Rosa, 58 anos, lamenta o prejuízo causado pela chuvarada. A artesã havia alugado há uma semana o espaço onde ficava a sua mercearia, uma construção anexa à sua residência. Ela estima o prejuízo em R$ 5 mil. Maria Toledo garante que nunca passou pela sua cabeça que fosse acontecer algo do tipo na sua propriedade.

— Eu aluguei para um conhecido instalar uma lanchonete que vende xis. Tinha deixado tudo lá. Freezers, geladeira, mesas, balcão de tortas. Não imaginei que a água chegaria na minha casa. Na única vez que chegou perto, em 2008, a água ficou a 2 cm de entrar pela minha janela. Dessa vez, ela invadiu e eu fiquei com água pela cintura. Se soubesse que chegaria, tinha tirado tudo do primeiro andar da casa e da nossa construção do lado — afirma, apontando para a sua antiga mercearia, onde os inquilinos se estabeleceriam.

A incredulidade demonstrada por Maria Rosa se espalha pela região. A prefeitura de São Leopoldo e o Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio dos Sinos já disseram que nada parecido aconteceu desde 1965. E, apesar do sol forte, moradores ainda lutam para minimizar os estragos. Em bairros como Feitoria e Scharlau, a água passava de um metro de altura em diversas ruas. Com carros inundados e amarrados a pilares, barcos eram os meios de locomoção mais vistos em ação.

Moradora da mesma rua que a “comadre” Maria Toledo, a dona de casa Celita da Fontoura, 54, ouviu o alerta da Defesa Civil um dia antes da enchente chegar, o que ocorreu na última terça-feira. No entanto, ela e a família não quiseram sair de casa por acharem que era um “aviso desnecessário”.

— Estou aqui há 20 anos. A água chegava no máximo no meu pátio em algumas situações, mas nunca passou disso. Eu achei que era exagerado esse alerta de ter que sair de casa porque nunca tinha ocorrido uma enxurrada no lugar onde eu moro, e acabei ficando. Na madrugada de terça foi um horror. Perdi tudo — disse, emocionada, a mulher.

A Associação de Moradores do Bairro Feitoria contabiliza 300 famílias que tiveram que sair de suas residências. Em São Leopoldo, o bairro São Borja, na borda da avenida Imperatriz Leopoldina, também teve centenas de famílias desalojadas. O 19º Batalhão de Infantaria Motorizada de São Leopoldo, o 16º, da mesma cidade, e o 13º, de Cachoeira do Sul, mobilizaram um efetivo de 100 soldados para ajudar no resgate e organizar as doações nos centros comunitários onde algumas famílias estão abrigadas.



Nenhum comentário:

Postar um comentário