Seguidores

quinta-feira, 22 de agosto de 2013

PREVISÃO DE ENCHENTES PARA O RIO GRANDE DO SUL

Fiz essa montagem com imagens das 11h30min até as 15h de hoje, 22 de agosto, onde mostra muitas instabilidades se formando sobre o Rio Grande do Sul e deverão causar temporais, principalmente no norte do RS. Previsão de muita chuva e enchente.

DO CLIMATEMPO
Ciclone extratropical provoca ventania em Buenos Aires
quinta-feira, 22 de agosto de 2013
Um forte ciclone extratropical passa pelo litoral da Argentina e do Uruguai e provoca ventania. O aeroparque de Buenos Aires registra ventos e rajadas moderadas a fortes desde a madrugada desta quinta-feira. Entre 6h e 14h, foram observadas várias rajadas de vento entre 30km/h e 42km/h.  O aeroporto internacional Ezeiza também vem registrou diversas rajadas como estas. 
Em Mar Del Plata, no litoral da província de Buenos Aires, vinha tendo rajadas constantes, em torno dos 35 km/h  desde  o começo da manhã.  No aeroporto de Montevideu, as rajadas de vento até 14h chegavam ao máximo de 28 km/h.
O vento vai continuar forte na capital da Argentina, na província de Buenos Aires e no Uruguai no decorrer desta quinta-feira. O sul do Rio Grande do Sul também sente as rajadas deste ciclone extratropical. Nesta sexta-feira, o sistema se afasta em alto mar e os ventos vão diminuindo especialmente a partir da tarde, mas o mar fica muito agitado.
O ciclone extratropical pode ser visto na imagem de satélite como a região de nebulosidade na forma de uma espiral sobre o mar, ao largo do litoral da província de Buenos Aires.

Sul do Brasil tem ventania nos próximos dias
quinta-feira, 22 de agosto de 2013
Volta a ventar forte na serra de Santa Catarina. No Morro da Igreja, o Inmet vem registrando rajadas de vento entre 80 km/h e 90 km/h desde as 4 horas das madrugada. A ventania por lá continua à tarde e as rajadas podem passar dos 100 km/h.
A intensificação dos ventos está associada ao deslocamento de uma frente fria sobre o Sul do Brasil. As nuvens carregadas que estão se formando sobre parte da Região também podem provocar fortes rajadas de vento. Mas as rajadas podem ocorrer em todo Sul mesmo sem estar chovendo.
Toda a Região Sul está sujeita a fortes rajadas de vento até o domingo. Na maioria das áreas, as rajadas mais intensas devem ficar entre 60 km/h e 80 km/h. Porém, nas regiões elevadas, montanhosas, não se pode descartar rajadas de mais de 100 km/.
Possibilidade de neve no Sul na semana que vem?
quarta-feira, 21 de agosto de 2013

As simulações atmosféricas do modelo meteorológico GFS 0,5 vem indicando há dois dias uma possibilidade de queda de neve para o dia 27 de agosto. O novo evento, o segundo do mês de agosto, poderá ocorrer em áreas serranas do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina.
A possibilidade foi prognosticada na simulação das 9h de 20 de agosto e confirmada na simulação das 3h da madrugada desta quarta-feira, dia 21. Porém, nos demais horários de simulação, às 15h e 21h do dia 20 de agosto, a ocorrência de neve não foi indicada.
Devido à incerteza grande das simulações atmosféricas,  é preciso ter muita cautela para prever o novo evento de neve. Por enquanto, a possibilidade não pode ser completamente descartada, mas também não se pode apoiar a ocorrência com confiabilidade alta.

quarta-feira, 21 de agosto de 2013
Calor e risco de temporais no Rio Grande do Sul
Uma nova frente fria avança está avançando sobre o Rio Grande do Sul e desde a madrugada provoca chuva no extremo sul do Estado. Em Chuí choveu quase 14 mm entre 3h e 9h.  Na capital, Porto Alegre, e na maioria das áreas gaúchas, a quarta-feira amanheceu com sol e menos frio do que nos últimos dias. As pancadas de chuva são mais prováveis à tarde e à noite. Ainda não deve chover na serra e na áreas de divisa com Santa Catarina. Mesmo sem estar chovendo, todo o Rio Grande do Sul estará sujeito a fortes rajadas de vento nesta quarta-feira, entre 50 e 90 km/h.
Na quinta-feira  e na sexta-feira, o risco de tempestades é maior e são esperados grandes volumes de chuva acumulados.

Dia quente antes da volta do frio
Os ventos ainda quentes sobre o Rio Grande do Sul colaboram para a uma rápida elevação da temperatura. Porto Alegre estava com 23ºC, ás 10h e deve o termômetros devem alcançar marcas em torno dos 30ºC à tarde. O calor de 30ºC ou mais deve ser sentido em muitas cidades gaúchas na tarde de hoje. Mas amanhã, uma forte queda da temperatura volta a ocorrer com a chuva e a entrada de ar polar.


Nenhum comentário:

Postar um comentário