Seguidores

terça-feira, 27 de agosto de 2013

FRENTE FRIA SE AFASTA DA REGIÃO SUL DO BRASIL


Imagem das 11h de 27 de agosto, mostra a frente fria se afastando da região sul do Brasil e formando um ciclone extratropical sobre o Oceano, onde causa ressaca no litoral sul.

 



 RIO GRANDE DO SUL
http://www.diariodecanoas.com.br
DIÁRIO DE CANOAS

Atualizado em 27/08/2013 06h55

Mais de sete mil pessoas são afetadas pelas chuvas no Estado

Na região, o Rio dos Sinos aumenta e o número de desabrigados cresce

Da Redação


Novo Hamburgo  - De acordo com informações do boletim da Defesa Civil do Estado às 14 horas desta segunda-feira, 2.380 pessoas estão desabrigadas e 4.842 estão desalojadas, além de um ferido e um desaparecido (São Francisco de Paula). No total, 7.224 pessoas enfrentam problemas por consequência das fortes chuvas.
Em todo o Rio Grande do Sul, o volume de chuva que caiu nos últimos três dias é o equivalente ao mês inteiro. Segundo o boletim estadual, entre as 20 cidades mais atingidas pelas chuvas três delas são daqui da região: Porto Alegre, Parobé e Esteio. Os rios das Antas, Paranhana, Caí, Taquarí e o Arroio Sapucaia (Região Metropolitana), transbordaram e as águas invadiram áreas urbanas.
A chuva fraca indica previsão do tempo para esta segunda-feira (26): instabilidade. As temperaturas seguem baixas e inferior a 10ºC em boa parte do Estado. Conforme informações da MetSul Meteorologia, a enchente pode se agravar de forma dramática no Vale do Sinos, nas próximas 72 horas.

Reflexos da Chuva em cidades da região
Rio dos Sinos
Novo Hamburgo – na medição das 11 horas de hoje, o rio marcava 6,5m. Na parte da tarde, a Defesa Civil da cidade vai fazer uma ronda pelos locais com chance de alagamento e enchente para avaliar a situação das famílias. Como é o casos do bairro Canudos, onde 8.400 pessoas estão vulneráveis a enchentes e alagamentos. Na parte da tarde, a Defesa Cilvil, a Guarda Municipal e o Corpo de Bombeiros farão a retirada de cinco famílias na Vila Getúlio Vargas (próximo ao Arroio Pampa) e removidas para o abrigo que organizado na E.M.E.F Harry Roth, no bairro Santo Afonso.

Pessoas deixam suas casas no bairro Canudos, após enchente no Arroio Pampa
Campo Bom – até o fim da manhã de hoje, a uma família havia sido removida para casa de parentes. Segundo a Defesa Civil do município, o Rio dos Sinos que passa pela cidade está 7 metros acima do nível normal. A água atinge residências dos bairros Barrinha e Porto Blos.
Parobé – cerca de três mil pessoas que moram no distrito de Santa Cristina do Pinhal, Areia Branca e São João, tem passagens obstruídas pela ponte e pela estrada que liga os distritos, não há previsão de liberação para tráfego.
Estância Velha – o rio não saiu para fora do leito. Nesta manhã, um deslizamento de terra afetou um a casa, mas não houve vítimas. A família foi removida Rua 13 de maio, no bairro Rincão da Saudade. Não há registros de alagamentos na cidade.
Paranhana
Três Coroas – o rio baixou mais 50cm desde o início da manhã de hoje está 2m acima do nível normal, conforme a medição das 11 horas. Uma família com sete pessoas segue alojada em abrigo devido ao deslizamento de terra que afetou a residência na noite deste domingo (25). Com o nível do rio baixando, a Defesa Civil está em alerta para deslizamentos de terra na região.

Caí
São Sebastião do Caí – segundo a Defesa Civil do município, o nível do rio estabilizou em 13,90m, conforme a medição das 12 horas desta segunda-feira. Os bairros Navegantes, Quilombo e a Vila Rio Branco, Vila rica, Várzea do Rio Branco seguem com áreas alagadas. No total, 74 famílias estão em alojamentos e mais de mil pessoas são afetadas pelas chuvas na cidade. Contato com a Defesa Civil da cidade pelo telefone: 3635 2534.





26/08/2013 05h56 - Atualizado em 26/08/2013 11h08

Chuva provoca fortes ondas no
Guaíba em Porto Alegre

Desde quinta-feira (22), já choveu entre 120 mm a 140 mm na capital.
Grande volume de chuvas também causa problemas nas estradas.

Do G1 RS
A chuva que atinge o Rio Grande do Sul nos últimos dias provocou na madrugada desta segunda-feira (26) fortes ondas no Guaíba, no bairro de Ipanema, em Porto Alegre. Desde quinta-feira (22), já choveu entre 120 mm a 140 mm na capital gaúcha, 50 mm só no último sábado (24). E a previsão é de mais chuva até terça-feira.
Chuva provoca ondas no Lago Guaíba no bairro de Ipanema, em Porto Alegre (Foto: Itamar Aguiar/ Estadão Conteúdo)Chuva provoca ondas no Guaíba no bairro Ipanema, em Porto Alegre (Foto: Itamar Aguiar/ Estadão Conteúdo)
Várias cidades do estado estão sendo afetadas pelas chuvas. No município de Arroio do Meio, no Vale do Taquari, cerca de 240 pessoas terão de deixar suas casas por causa do risco de alagamentos provocado pela cheia do Rio Taquari, que está 11 metros acima do nível normal.
Com isso, já chega a cerca de 2,5 mil o número de pessoas afetadas pelas chuvas dos últimos dias no Rio Grande do Sul. O último balanço da Defesa Civil, divulgado no início da noite, indicava 1.332 desabrigados e 1.133 desalojados em pelo menos 23 municípios, além de uma ferida e uma pessoa desaparecida. Os flagelados estão sendo removidos para casas de parentes ou abrigos em escolas e ginásios
A região mais afetada é a do Vale do Taquari, com registro de desabrigados em pelo menos nove municípios. O Rio Taquari, que banha as cidades da região, atingiu 23,9 metros no início da noite no porto de Estrela e transbordou em alguns pontos da região, conforme a Defesa Civil.
Estradas
O grande volume de chuvas também causou problemas para os motoristas neste domingo (25). Pelo menos cinco trechos de rodovias estaduais foram totalmente bloqueados no estado em função de problemas como buracos, alagamentos ou deslizamentos, informou a Defesa Civil Estadual.

Nenhum comentário:

Postar um comentário