Seguidores

terça-feira, 27 de agosto de 2013

NEVE NA SERRA GAÚCHA

 Terça-feira amanhece com neve na serra e enchente nos vales

Após dias de chuva, neve começou a cair por volta das 20 horas desta segunda




Gabriel Guedes



Foto: Adair Santos/GES-Especial
Turistas puderam fazer bonecos de neve em Gramado no começo da madrugada desta terça-feira
Turistas puderam fazer bonecos de neve em Gramado no começo da madrugada desta terça-feira


Gramado  - Enquanto o Rio dos Sinos segue subindo, como reflexo da chuva que cai na região desde quinta-feira, na Serra, desde às 20 horas de ontem (26) está caindo neve. O fenômeno está sendo percebido em mais de uma dezena de cidades gaúchas. Aqui na região, há relatos de neve em São Francisco de Paula, Canela e Gramado. De acordo com a MetSul, o fenômeno ocorreu em pelo menos 31 municípios.
A RS-115, ligação entre Gramado-Canela e Taquara, já tinha acúmulo de neve e já estava prejudicando a circulação de veículos no trecho. Há bloqueio também na RS-020, entre São Francisco de Paula e o distrito de Tainhas, também ocasionado pela neve. 
Entretanto, o principal ponto de bloqueio devido a neve foi em Vacaria (foto abaixo). A Polícia Rodoviária Federal (PRF) teve que bloquear a BR-116 e a BR-285 na região dos Campos de Cima da Serra para evitar acidentes.


JORNAL ZERO HORA

27/08/2013 | 11h08

Neve registrada em São José dos Ausentes é a maior em 13 anos

Fenômeno com tanta intensidade e duração não era registrado desde 2000


Neve registrada em São José dos Ausentes é a maior em 13 anos Daniela Xu/Agencia RBS
Neve que atingiu São José dos Ausentes durante toda a madrugada foi uma das mais intensas da história da cidade Foto: Daniela Xu / Agencia RBS
Letícia Costa, de São José dos Ausentes
As ruas, campos e casas cobertas de gelo não são uma paisagem incomum em São José dos Ausentes. Acostumada com o fenômeno, que já apareceu neste ano, a cidade dos Campos de Cima da Serra é um dos destinos certos quando a previsão climática aponta para a possibilidade de neve. Mas desta vez o frio e a umidade capricharam e conseguiram uma marca histórica:
— No sentido de visibilidade, é a maior neve dos últimos 13 anos na área urbana. Foi muita quantidade, acumulou cerca de cinco centímetros — garante o engenheiro agrônomo Ronaldo Coutinho do Prado, da agência Climaterra.


Acompanhando de perto o tempo em São Joaquim (SC) e em cidades vizinhas, Prado lembra que em 2010 a neve também veio forte, mas o impacto não foi tão grande, pois os flocos derretiam antes de se acumular no chão. Em 2000, no entanto, o fenômeno foi bem semelhante.
Morador há 20 anos de São José dos Ausentes, o secretário municipal de Turismo Alziro Paim Rocha, ainda acredita que a neve desta quarta-feira superou a de 13 anos atrás.
— A de 2000 foi forte, parecida com esta. Só que a de hoje durou mais tempo. Era de manhã cedo e ainda estava nevando — comenta o secretário.
Somente neste ano, é a terceira vez que o fenômeno ocorre no município. No final de julho, a neve apareceu no começo da manhã. Já na metade de agosto, a neve teria caído apenas em pontos isolados, sem acumular grande quantidade. Para alegria dos turistas, a desta terça-feira deve permanecer firme até o começo da tarde. Às 10h30min, telhados e campos continuavam brancos.


 
27/08/2013 07h32 - Atualizado em 27/08/2013 10h25

Em dia gelado, RS tem neve em pelo menos 25 cidades nesta terça-feira

Serra, Campos de Cima, Vale do Taquari, Norte e Nordeste tiveram neve.
Até a noite desta segunda, fenômeno havia sido confirmado na Serra.

Do G1 RS

Em mais uma madrugada gelada no Rio Grande do Sul, 25 cidades de cinco regiões tiveram registros de neve nesta terça-feira (27), de acordo com o Somar Meteorologia. Segundo o instituto, o fenômeno ocorreu nas regiões da Serra, nos Campos de Cima da Serra, no Vale do Taquari, no Norte e no Nordeste do estado. Já Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) confirmou a neve aspenas em cidades onde há estações manuais: Caxias do Sul, na Serra; Lagoa Vermelha, no Norte; Bom Jesus e Cambará, nos Campos de Cima da Serra.
Segundo o instituto, há registros de neve em outras cidades. No entanto, só serão confirmados oficialmente dados de municípios onde há estações manuais. No início da manhã, as estações automáticas não funcionaram devido a uma falha. Por volta das 10h, sete delas ainda não operavam.
Em Farroupilha, o fenômeno encantou moradores. O cabeleireiro Claudemir Lubieri disse que valeu a pena enfrentar o frio para registrar o momento. "É uma imagem para levarmos aos nossos netos", disse.
Morador de Ana Rech, também na Serra, o eletricista Robson Ferreira celebrou a chegada da neve no dia de seu aniversário. "Da outra vez nevou em tudo que é lugar menos aqui, mas dessa vez fomos contemplados. Muito bom", disse.
Já em Vacaria, o fenômeno causou transtornos e chegou a bloquear totalmente um trecho da BR-116 devido ao acúmulo de neve sobre a pista. Em São José dos Ausentes, a neve se intensificou no início da madrugada.
 Nesta terça-feira (27), o estado deve continuar gelado, com mais chance de neve na região dos Campos de Cima da Serra na madrugada e nas primeiras horas do dia. As termômetros variam entre -2ºC e 14ºC no RS, segundo o Inmet.
O dia começa com mínimas negativas e algumas geadas na Fronteira Oeste, Metade Sul e Região Central. A chuva, que atingiu com intensidade o estado nos últimos dia, fica fraca e permanece em algumas regiões, principalmente no litoral e no Sul, mas a massa de ar polar favorece o retorno do tempo seco para todo o interior.
Turista caminha por Gramado durante a queda de neve (Foto: Wesley Santos / Agencia Estado)Turista caminha por Gramado durante a neve
(Foto: Wesley Santos / Agencia Estado)
Confira as cidades com registros de neve:
Antônio Prado
Arvorezinha
São José dos Ausentes
Bom Jesus
Cambará do Sul
Canela
Caxias do Sul
Erechim
Farroupilha
Flores da Cunha
Fontoura Xavier
Gramado
Ibiraiaras
Ibirubá
Ipê
Itapucá
Lagoa Vermelha
Nova Pádua
Nova Prata
Parai
Sananduva
São Francisco de Paula
São Marcos
Vacaria
Veranópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário