Seguidores

quinta-feira, 29 de agosto de 2013

GEADAS EM SÃO PAULO

 Imagem das 10h de 29 de agosto, mostra que massa de ar polar chega até Minas Gerais na Região Sudeste do Brasil causando geadas.
28/08/2013 20h37 - Atualizado em 28/08/2013 20h37

Geada causa surpresa em Valparaíso e prejuízo no campo para agricultores

Plantações não suportaram a queda brusca de temperatura.
Combinação da baixa temperatura e a alta umidade favorece gelo.

Do G1 Rio Preto e Araçatuba



O frio registrado nas últimas madrugadas na região noroeste paulista não causou apenas surpresa aos moradores, tão acostumados com o calor. O frio gerou também prejuízo no campo, onde a combinação de temperaturas muito baixas e umidade em elevação resultou em  geada em algumas cidades e plantações inteiras foram perdidas.
O produtor Damião Ferreira de Souza levou um susto quando viu a roça de feijão pela manhã. Dois hectares da plantação, em Valparaíso (SP) estão perdidos por causa da geada. As plantas estavam na época da florada e a colheita seria feita em setembro, um prejuízo de mais de R$ 5 mil. Ele também perdeu duas toneladas da colheita de melão e melancia.
A plantação não suportou a queda brusca de temperatura, resultado de uma frente fria que chegou a região no começo da semana. Em Valparaíso, os termômetros da estação meteorológica de uma faculdade marcaram 0ºC.
A combinação da baixa temperatura e a alta umidade de ar, que madrugada estava em 90%, favoreceu a formação dos cristais de gelo, que queimam a parte externa e congela o interior da planta. O efeito climático atingiu outras propriedades. O empresário Jean Carlos de Oliveira perdeu 50 hectares de pastagem, destruídos pela geada.
O frio também foi sentido em outras cidades. O clima transformou a paisagem de São José do Rio Preto (SP). Durante a manhã desta quarta-feira (28) foram registrados 8ºC e a umidade do ar provocou neblina. Uma fina camada de gelo também se formou sobre a grama. Em Araçatuba (SP) a temperatura foi ainda mais baixa e chegou a 5ºC.
  •  
Cristais de gelo queimam a parte externa e congela interior da planta (Foto: Reprodução / TV Tem)Cristais de gelo queimam a parte externa e congela interior da planta (Foto: Reprodução / TV Tem)
 

Publicado em 28 de Agosto de 2013, ás 09h37min

Geada volta a ocorrer nas baixadas em Apucarana

No município a mínima foi de 2ºC e a sensação térmica chegou a -0,5ºC

TNOnline Da Redação

As baixas temperaturas registradas no Paraná desde o início da semana chegaram aos menores níveis nesta quarta-feira (28). Segundo o Instituto Simepar, uma massa de ar frio avança entre o norte da Argentina e o sul do Brasil fazendo com que as temperaturas atinjam seus menores valores para esta semana em algumas regiões do Estado e propiciando a formação de geadas. 
A menor temperatura registrada no Estado ocorreu em Pinhão, que atingiu a mínima recorde do ano com -3,9ºC. Em Toledo e Curitiba, as mínimas ficaram em -2,7ºC, -0,4ºC, respectivamente. Em Campo Mourão e Guarapuava as sensações térmicas chegaram a -5ºC e -6ºC. 

Em Apucarana voltou a gear nas baixadas. No município a mínima foi de 2ºC e a sensação térmica chegou a -0,5ºC entre as 6 e 7h da manhã. A máxima prevista para esta quarta-feira na cidade é de 22ºC. 

De acordo com o Simepar, apesar das temperaturas baixíssimas não há possibilidade de neve no Estado. Para quinta-feira (29) a previsão é de mais geadas em quase todo o Paraná. Somente o Litoral não deve apresentar o fenômeno. Por lá, foram registradas as maiores temperaturas do amanhecer desta quarta, com 8,4ºC em Paranaguá e 8,2ºC em Guaratuba.

Nenhum comentário:

Postar um comentário