Seguidores

quarta-feira, 7 de agosto de 2013

TEMPORAIS NA ALEMANHA E CALOR

O mau tempo está a provocar estragos em França. A chuva e as tempestades de granizo não dão tréguas e os prejuízos estão à vista.
No centro do país, várias casas e carros ficaram destruídos na última noite. Bastaram, apenas, alguns minutos, para que as pedras de granizo que mais pareciam bolas de golfe deitassem por terra anos de trabalho.
“Aconteceu tudo de repente e dois minutos depois já tinha parado, mas destruiu tudo” afirma um francês.
No norte de França, a principal dor de cabeças foram as inundações. As chuvas torrenciais criaram o caos nas ligações rodoviárias e ferroviárias.
Situação idêntica no centro da Alemanha onde se registaram vários acidentes.
Nos aeroportos, muitos passageiros viram os voos anulados, outros tiveram de esperar horas antes de puder partir.
A queda de ramos de árvores provocou, ainda, ferimentos em várias pessoas que se aventuraram a sair à rua.
Na Rússia, o governo declarou o estado de emergência na região de Amur devido à subida dos caudais dos rios. Centenas casas ficaram inundadas.
“Compramos uma casa há dois meses e está agora debaixo de água” refere um russo.
Cerca de 1500 pessoas foram obrigadas a abandonar as habitações, números que podem não ficar por aqui já que as previsões meteorológicas apontam para mais chuva até sexta-feira.

Depois de terem atingido Paris e outros quarenta departamentos de França, as fortes tempestades de Verão deslocam-se para Leste.
Quinze regiões administrativas francesas mantêm o alerta contra a intempérie, que fez dois feridos graves e deixou mais de 150 mil casas sem eletricidade.
Na área de Bordeaux, junto à costa atlântica, as tempestades foram acompanhadas de fortes chuvas e inundações repentinas.
Mais a norte, as ligações ferroviárias com a capital sofreram interrupções, devido à queda de árvores sobre as vias, que obrigaram centenas de milhares de veraneantes a longas horas de espera.
Ao mesmo tempo, a Alemanha viu-se confrontada este sábado com uma vaga de calor que resultou em recordes de temperatura de 35 a mais de 40 graus centigrados em várias partes do país.
Para Berlim, são esperados mais de 38 graus este domingo mas, até ao final do dia, as tempestades vindas de França poderão chegar à cidade alemã, fazendo baixar os termómetros.
Residentes e turistas em Roma também enfrentaram as temperaturas elevadas daquele que, segundo os serviços meteorológicos italianos, poderá ser o mais quente fim de semana do Verão.
Os serviços de saúde italianos alertaram para a importância das pessoas se manterem hidratadas, com catorze cidades num nível de alerta “vermelho”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário