Seguidores

quinta-feira, 29 de agosto de 2013

TEMPESTADE TROPICAL NA AMAZÔNIA

29/08/2013 15h30 - Atualizado em 29/08/2013 17h39

Tempestade arranca árvores e destelha casas em Santarém

Temporal caiu na madrugada desta quinta-feira, 29.
Prefeitura de Santarém informou que providencia medidas de segurança.

Do G1 PA
Tempestade destelhou casas em Santarém. (Foto: Reprodução/ TV Tapajós)Tempestade destelhou casas em Santarém. (Foto: Reprodução/ TV Tapajós)
A forte chuva desta madrugada de quinta-feira (29), provocou muitos estragos em Santarém, oeste do Pará. Telhas, cercas e fiação elétrica foram arrancadas. Árvores caíram e algumas casas ficaram totalmente destruídas. Moradores ficaram assustados.
Na residência de madeira, onde Manoel Vieira é caseiro, parte da parede e do telhado foram arrancados. Os esteios de sustentação ficaram comprometidos, prestes a desabar. “Pensei que ia morrer todo mundo. Eu tava deitado na cama e ele [temporal] me jogou na parede. Foi muito rápido, mas destruiu tudo”.
Mochila foi lançada para cima de árvore. (Foto: Reprodução/ TV Tapajós)Mochila foi lançada para cima de árvore.
(Foto: Reprodução/ TV Tapajós)
O autônomo Moacir Pimentel contou que viu o telhado de casa ser levado pelos fortes ventos. “Tava chovendo e eu tava acordado quando de repente a gente escutou o estalo grande, aí foi só aquela correria, a mulher grávida e tudo. Acho que era aquele furacão que sai rodando. Ele pegou e jogou o telhado. Arrancou de baixo pra cima. Até agora a gente tá em pânico”,
Muitos objetos foram jogados a metros de distância. Uma mochila amanheceu nos galhos da árvore e uma moto foi arrastada. Na família do pedreiro Roberto dos Santos Lira, crianças ficaram feridas após serem atingidas pelos objetos. “A cômoda ficou por cima do meu filho, e eu tive que tirar ele debaixo, chorando, no escuro. Foi horrível”, completa Roberto.
caixa d'água tempestade santarém (Foto: Reprodução/ TV Liberal)Caixa d'água foi destroçada.
(Foto: Reprodução/ TV Liberal)
“Não era um vento comum. No momento em que a gente se deparou tava sem telha. Aí fomos para casa da minha sogra com a criança procurar um lugar. Só Deus para nos dar força nesse momento”, conta a esposa de Roberto, Juliana Branches.
A Defesa Civil do município foi ao local e fez o levantamento dos prejuízos. Segundo a representante da equipe, todos foram surpreendidos com o fenômeno. “Vamos analisar a situação. Algumas residências vão ser desmanchadas porque corre o risco de desabar”, destacou a representante da Defesa Civil, Eliene Amaral.
O prefeito de Santarém, Alexandre Von informou que as medidas já estão sendo tomadas. “Nós já providenciamos aquisição de madeiras para telhados de telhas, dá o suporte mínimo emergencial nesse momento para aquelas famílias”. A secretaria de Agricultura do município (SEMAP) irá resolver o problema do sistema de água de mais de 60 famílias que está danificado. “No sentido de restabelecer o funcionamento da água, assim como em outros bairros tiveram casos isolados, a Defesa Civil, a Semtras e a Secretaria de Infraestrutura juntas estão atuado no sentindo de minimizamos os serviços”, declara o prefeito Alexandre Von.
tempestade santarém (Foto: Reprodução/ TV Tapajós)Cerca foi derrubada pela forte chuva. Moradores ficaram assustados. (Foto: Reprodução/ TV Tapajós)
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário