Seguidores

sábado, 24 de agosto de 2013

FRENTE FRIA ESTACIONÁRIA


Na imagem em movimento, vemos as nuvens descendo da Amazônia, onde se forma o ar quente úmido. Chegando ao sul entra em contato com o ar frio e chove intensamente.


 Imagem das 10h de 24 de agosto, mostra a frente estacionada sobre o Rio Grande do Sul, onde causa muita chuva, que pode chegar na serra a 100mm.

DO CLIMATEMPO
No sábado (24), a frente fria se afasta e, além da instabilidade deixada, um sistema de baixa pressão que se forma próximo ao litoral catarinense e as nuvens de chuva são reforçadas. Na fronteira gaúcha com o Uruguai, o dia amanhece nublado com garoa e as pancadas mais significativas ocorrem entre a tarde e a noite. Na faixa entre São Luiz Gonzaga até Porto Alegre, a cobertura de nuvens provoca chuva ao longo do dia, que pode ser forte em alguns momentos. Nas demais áreas gaúchas, em Santa Catarina, no sul e oeste do Paraná o sol ainda aparece breve e a previsão é de chuva a qualquer hora. No mar, a agitação continua e toda a costa da região terá ondas entre dois e dois metros e meio. Há risco de ressaca.
No domingo (25), este sistema de baixa pressão dá origem a uma nova frente fria, evolução que é tecnicamente chamada de frontogênese, e os ventos voltam a se intensificar em toda a Região. Nos três Estados, o tempo instável predomina, sendo que em Uruguaiana e na Campanha Gaúcha, o dia amanhece nublado com garoa, mas ao longo da tarde o sol aparece entre nuvens. Nas demais localidades gaúchas, inclusive em Porto Alegre, em Santa Catarina e no centro-oeste do Paraná, o céu fica nublado e com previsão de chuva forte acompanhada de queda de raios em vários momentos do dia, principalmente no nordeste gaúcho e no sul catarinense. No centro-leste do Paraná, a mudança do tempo acontece ao longo da tarde, quando há previsão de chuva até o anoitecer. Em Londrina, no extremo norte paranaense, o dia será de sol entre nuvens e há possibilidade de garoa. Em Santa Catarina e no Paraná, a temperatura entra em declínio e o dia será frio em quase toda a região. O mar segue um pouco agitado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário