Seguidores

quarta-feira, 28 de agosto de 2013

MAIS DE 10 MIL DESABRIGADOS NA ENCHENTE

 

 Imagens das 12h de 28 de agosto, mostram que a frente fria está em alto mar e o céu está limpo sobre a Região Sul menos na serra onde ainda há nuvens.

 

28/08/2013 11h09 - Atualizado em 28/08/2013 11h09

Número de pessoas atingidas por enchentes no RS ultrapassa 10 mil

Chuva cessa, mas estado tem 7,1 mil desalojados e 2,8 mil desabrigados.
Apesar da alta, Defesa Civil diz que situação está melhorando em Esteio.

Do G1 RS

Agente da Defesa Civil leva idosa com problemas de saúde para um abrigo na Ilha do Pavão (Foto: Ivani Schutz/RBS TV)Agente da Defesa Civil leva idosa com problemas
de saúde para um abrigo na Ilha do Pavão
(Foto: Ivani Schutz/RBS TV)
Apesar de a chuva ter cessado no Rio Grande do Sul, o número de pessoas que sofrem as consequências das enchentes aumentou na manhã desta quarta-feira (26). Segundo relatório divulgado pela Defesa Civil, há 10.027 pessoas atingidas, sendo 7.199 desalojados e 2.826 desabrigados.
A cidade mais atingida segue sendo Esteio, na Região Metropolitana de Porto Alegre, onde há 3,5 mil desalojados e 702 desabrigados. No entanto, o relatório aponta que o nível do Arroio Sapucaia está baixando, e as famílias estão retornando para as residências.
As enchentes fizeram duas vítimas fatais. Em São Leopoldo, o corpo de um homem de 52 anos foi encontrado no Rio dos Sinos na segunda-feira (26). A Defesa Civil indica que o homem morreu em consequência das cheias dos rios.
A primeira morte registrada em decorrência do mau tempo foi de um homem de 24 anos que descia uma escada de madeira em sua casa quando os degraus quebraram nessa segunda. Ele caiu e foi arrastado pela enxurrada até a parte inferior da casa, onde já havia grande acúmulo de água.
Há ainda uma pessoa desaparecida desde sábado, quando uma caminhonete caiu dentro da barragem e foi arrastada pela correnteza. O veículo era ocupado por dois homens. Um deles, de 39 anos, conseguiu escapar e foi socorrido por populares. O outro, de 54, foi arrastado pela correnteza e não foi mais visto desde então.
Os municípios que relataram problemas por causa das chuvas são: Porto Alegre, Parobé, Esteio, São Sebastião do Caí, Bento Gonçalves, Cotiporã, Venâncio Aires, Lajeado, Estrela, Colinas, Cruzeiro do Sul, Arroio do Meio, Taquari, Bom Retiro do Sul, Vale Real, Encantado, Eldorado do Sul, Santo Antônio da Patrulha, São Jerônimo, Gravataí, Montenegro, Canoas, Igrejinha, São Leopoldo, Taquara, Novo Hamburgo, São Francisco de Paula, Salvador do Sul e Santa Cruz do Sul .
Quarta-feira é ensolarada
Sol aparece nesta quarta-feira em Porto Alegre (Foto: Regina Albrecht/G1)Sol aparece nesta quarta-feira em Porto Alegre (Foto: Regina Albrecht/G1)

 


A chuva que atingia o estado deste a semana passada deu lugar ao sol nesta quarta na maioria das regiões. À tarde, as temperaturas sobem e pode fazer 20°C em Torres, no Litoral Norte. Na Região Metropolitana de Porto Alegre a máxima prevista é de 17°C.

As menores temperaturas desta quarta (28) foram registradas no início da manhã nas regiões Noroeste e Serra. Por volta das 7h, fez 1°C em São José dos Ausentes, nos Campos de Cima da Serra, onde a sensação térmica era de -3°C, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Em Santa Rosa, o termômetro marcou -0,5°C no mesmo horário. Em Esteio, 8°C.

Nenhum comentário:

Postar um comentário