Seguidores

sexta-feira, 21 de novembro de 2014

FENÔMENO EL NIÑO E O AQUECIMENTO GLOBAL


 Aqui temos as imagens do Pacífico de hoje, 21.11.2014 e abaixo a imagem do dia 21.11.2013. Diferença portanto de um ano. Nesse tempo, a Onda Kelvin viajou do Pacífico Oeste até O Pacífico Leste. Observe que na imagem abaixo no Pacifico Equatorial Leste, praticamente não há nuvens convectivas. Enquanto que no lado Oeste vemos a corrente de jato formando uma frente fria no Pacífico Norte em direção aos EUA. Já na imagem acima de hoje, temos a formação de nuvens convectivas em todo o Pacífico Equatorial, demonstrando que está aquecido uniformemente.  Esse é, como já sabemos o fenômeno El Niño Modoki e que pode tornar-se El Niño Canônico nos próximos meses, aquecendo a costa do Peru. 
Observe ainda, que tanto no ano passado quanto nesse ano, não houve a formação da Zona de Convergência do Pacífico Sul(ZCPS) que nas imagens aparece com uma confusão de frentes frias.


 Aqui temos a imagem das anomalias de TSM do Pacífico e percebe-se claramente o El Niño Modoki, chegando em alguns pontos a estar até 2°C acima da média para essa época do ano. Em azul temos as áreas negativas e comparando com a imagem do dia 21.11.2014 animada, não há formação de nuvens porque não há evaporação.
Percebam ainda, que temos as anomalias dos outros oceanos onde o Oceano Atlântico Norte chega a estar até 1,16°C acima da média normal para essa época do ano.
Conclui-se ainda, em fatos observados que o O Aquecimento Global pode estar intensificando o fenômeno El Niño.




http://www.noticiasaominuto.com/mundo/306636/temperatura-dos-oceanos-esta-a-aumentar-desde-abril

Estudo

Temperatura dos oceanos está a aumentar desde abril

A temperatura dos oceanos está a aumentar desde abril, após uma ligeira pausa entre 2000-2013, apesar de nesse período se ter verificado uma crescente concentração de gases de efeito estufa, refere um estudo hoje publicado pela ScienceDaily.
Mundo
Temperatura dos oceanos está a aumentar desde abril
Lusa
De acordo com a publicação, que cita uma investigação coordenada pelo cientista do clima Axel Timmermann, do Centro de Pesquisa Internacional da Universidade norte-americana de Havai, o último verão registou um recorde em termos de aumento da temperatura, se comparado ao período em que se fez sentir intensamente o efeito do fenómeno natural 'El Niño', em 1998.
PUB
 
"De 2000-2013, o aumento da temperatura do oceano a nível registrou uma pausa, apesar do incremento das concentrações de gases de efeito estufa. Esse período, conhecido como o Hiato do aquecimento global, suscitou um grande interesse do público e da comunidade científica. No entanto, a partir de abril 2014, o aquecimento dos oceanos ganhou novamente velocidade, de acordo com a análise feita por Axel Timmermann a um conjunto de dados sobre a temperatura dos oceanos", destaca o estudo.
Segundo o cientista, "o aquecimento global dos oceanos assenta sobre o aumento do Pacífico Ocidental, que tem aquecido muito além de qualquer valor registrado e mudou o rastro dos furacões, enfraqueceu os ventos alísios e produziu branqueamento de corais nas ilhas havaianas".
Axel Timmermann associa os acontecimentos que levaram a esta ascensão às temperaturas da superfície do mar que "começaram a subir muito rapidamente na região extratropical do Pacífico Norte logo em janeiro de 2014".
"Poucos meses depois, em abril e maio, ventos predominantes de oeste empurraram uma quantidade enorme de água muito quente, normalmente armazenada no oeste do Pacífico ao longo do Equador para o Pacífico Oriental. Esta água quente espalhou-se ao longo da costa norte-americana do Pacífico, libertando na atmosfera quantidades enormes de calor - calor que estava contido no Pacífico tropical ocidental por quase uma década", explicou.
"As concentrações de gases de efeito estufa e os anormais ventos fracos de verão do Pacífico Norte, que normalmente esfriar a superfície do oceano, contribuíram ainda mais para o aumento da temperatura da superfície do mar. As temperaturas quentes agora se estendem a uma ampla faixa desde o norte de Papua Nova Guiné para o Golfo do Alaska", afirmou Axel Timmermann.
Vários estudos científicos indicam que o aquecimento global tem provacado o aumento das temperaturas e dos níveis do mar, degelo dos glaciares e alteração dos cursos de água.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário