Seguidores

domingo, 16 de novembro de 2014

ZCOU CONVERTE-SE EM ZCAS NO BRASIL


 Nas imagens do dia 15.11.2015 vemos a ZCAS(Zona de Convergência do Atlântico Sul) que é na verdade a estabilização permanente da ZCOU(Zona de Convergência de Umidade) sobre o centro norte do Brasil, formando instabilidades durante o final da Primavera e todo o Verão.
Vemos também que ela está recebendo umidade da ZCIT(Zona de Convergência Intertropical) no Nordeste do Brasil.





De Olho No Tempo

http://deolhonotempo.com.br/zcas-provoca-chuva-torrencial-de-359-mm-com-alagamentos-em-aracruz-es/ 

ZCAS provoca chuva torrencial de 359 mm com alagamentos em Aracruz, ES



Aracruz-ES 14-11-14 (TV Gazeta) 1
A formação do primeiro evento de Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) da primavera de 2014 contribuiu por manter muito instável o tempo em boa parte do Espírito Santo nas últimas 24 horas.
No centro-norte do estado, a precipitação que teve início ao final da tarde de quinta-feira (13) já havia superado 100 milímetros na manhã desta sexta-feira (14) e com extremos de mais de 300 milímetros.
O município de Aracruz foi o mais atingido pela chuva torrencial, onde diversas construções ficaram completamente alagadas, além de enxurradas e muita lama. Parte da rodovia federal BR-101 também ficou inundada no trecho urbano.
No distrito de Guaraná, que já havia registrado muita chuva no final de outubro, mais de 300 milímetros, a precipitação das últimas 24 horas foi novamente muito expressiva, de acordo com o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden).
O total acumulado ao longo da quinta-feira foi de 199,2 milímetros e mais 159,8 milímetros até às 12 horas (Brasília-verão) desta sexta-feira totalizando, portanto, a impressionante marca de 359 milímetros.
Aracruz-ES 14-11-14 (Anelice Sena) Aracruz-ES 14-11-14 (Mileide Bergamaschi) Aracruz-ES 14-11-14 (TV Gazeta) 1 Aracruz-ES 14-11-14 (TV Gazeta) 2(Crédito das imagens: Anelice Sena – Mileide Bergamaschi – Reprodução/TV Gazeta)
(Fonte da informação: De Olho No Tempo Meteorologia)

2 comentários:

  1. INTERESSANTE SEMPRE ME PERGUNTEI POR QUE ALGUMAS ZONAS DO PLATO ATLANTICO PARECIAM MAIS ANTIGAS QUE OUTRAS SE BASICAMENTE ELE SE FORMOU NA MESMA ALTURA NA SUA VASTA LATITUDE; ESSES CICLOS DE ALTERNANCIA DESTAS FRENTES DE CONVERGENCIA PODEM EXPLICAR MUITA COISA

    ResponderExcluir
  2. PENSEI NAS ALTERNANCIAS EM GLACIAÇÕES MAS PARECE QUE TAMBEM PODE HAVER NAS INTER-GLACIAÇÕES; E AGORA É SÓ UMA CONSTATAÇÃO EMPIRICA; VÃO TENTAR OBVIO DIZER QUE ISSO É CAUSADO POR ISSO E POR AQUILO MAS O PLATO INDICA OUTRA COISA

    ResponderExcluir