Seguidores

sábado, 15 de novembro de 2014

PRIMEIRA TEMPESTADE DE INVERNO NA EUROPA







Acima vemos em movimento as ondas no mundo e observamos no Atlântico Norte as ondas da Tempestade em direção à Portugal.
Abaixo imagem animada de 15.11.2014 mostra o ciclone extratropical em direção à Europa.




http://www.surfportugal.pt/noticias-surf-portugal/6089-code-red-europa-recebe-primeira-grande-tempestade-de-inverno-da-temporada


Code Red: Europa recebe primeira grande tempestade de inverno da temporada

RedCode
Cores que mostram que as ondulações de inverno estão mesmo a chegar. Foto: Surfline

Há já alguns dias que se vem falando da tempestade que vai atingir o Atlântico Norte, nomeadamente Portugal e todos os países mais costeiros. Há quem já tenha, inclusive, lançado o alerta de Code Red. Na realidade, esta noite chega algo muito grande até à nossa costa, mas esqueçam o surf. Pelo menos, o vento onshore assim o indica.

Ainda assim, a ondulação não deixa de ser grande. O pico do swell ocorrerá esta madrugada, sendo que são esperadas ondas na casa dos 5 e 6 metros entre hoje e amanhã, com a ondulação a cair para domingo. Números de respeito - mesmo não estando perto daquilo a que assistimos no inverno passado – e que nos lembram que todo o cuidado é pouco nestas alturas.

Com Garrett McNamara por cá há já algumas semanas e com os olhos do Mundo colados à Nazaré para assistir à primeira grande sessão de ondas grandes desta temporada de inverno, ainda não é desta que estão reunidas todas as condições. E parece que assim vai ser durante o mês. Ondulações não vão faltar – como se pode ver neste mapa do Surfline - mas, apesar de ainda ser cedo para adiantar cenários, o vento não deverá andar alinhados durante os próximos dias.


rtp.pt

Tempestade provocou estragos na Sicília



A costa da Sicília, em Itália, foi atingida por uma forte tempestade. Chuvas torrenciais e ventos fortes, de 100 quilómetros por hora provocaram vários estragos. Não há registro de feridos, mas os danos materiais são de grandes dimensões. Os telhados de várias casas não resistiram à força do vento e a queda de árvores provocou estragos em muitos carros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário