Seguidores

segunda-feira, 17 de novembro de 2014

MASSA DE AR SECO INVADE O BRASIL



Nas imagens das 15h de 17.11.2014 vemos o fortalecimento da ZCAS no norte e nordeste do Brasil, empurrada por uma forte massa de ar seco vindo da Argentina.





Aqui vemos a baixa umidade na massa de ar seco enquanto aumentou a umidade no Nordeste do Brasil onde está chovendo. Na Argentina chega a 18% de umidade, clima de deserto.



Aqui vemos as instabilidades no Nordeste as 15h de 17.11.2014.




CPTEC/INPE
Zona de Convergência do Atlântico Sul continuará influenciando o tempo em parte do Nordeste e do Norte do Brasil


Nesta segunda-feira (17/11), a Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) atuará sobre parte do Nordeste e Norte do país provocando chuvas que podem gerar pontualmente acumulados de chuva em 24h, como mostram os modelos numéricos  ETA 15 km e BRAMS 5 km.

Para mais informações sobre a previsão de tempo para sua cidade ou região, favor acessar o link http://tempo.cptec.inpe.br/
MODELO ETA 15 KM

MODELO BRAMS 5 KM



correio24horas.com.br

Salvador

Salvador amanhece com chuva e tem risco de trovoada, diz Inmet

Capital deve apresentar temperatura mínima de 24ºC e máxima de 31ºC

Da Redação (redacao@correio24horas.com.br)
Atualizado em 17/11/2014 08:41:11
Salvador amanheceu com tempo nublado e com pancadas de chuva nesta segunda-feira (17). Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a capital baiana deve apresentar temperatura mínima de 24ºC e máxima de 31ºC. Deve chover 121mm durante o dia, sendo a manhã o período de maior quantidade de chuva.
O tempo deve permanecer instável, com chuvas e possibilidade de trovoadas durante a tarde e a noite de hoje. Os ventos, porém, devem permanecer fracos e moderados. A umidade mínima registrada ocorreu às 4h57 da madrugada, com 70º. 
A Região Metropolitana apresenta temperatura similar a Salvador. Lauro de Freitas e Camaçari possuem mínima de 23ºC e máxima de 33ºC.
Salvador amanhece com chuva e registra mínima de 24ºC (Foto: Arquivo Correio) 

 

CLIMATEMPO

Chuva para o Sertão Nordestino

16 de novembro de 2014 às 09:41 por Fabiana Weykamp

Uma frente fria que chegou à Bahia intensificou ainda mais a instabilidade que estava sobre o Estado.

Nesta manhã de domingo, nuvens muito carregadas atuavam sobre diversas regiões baianas, como pode ser visto na imagem de satélite abaixo:





Nesta segunda-feira, com o avanço da frente fria, a instabilidade vai atingir outras áreas do Nordeste que ainda não registraram chuva.

Em grande parte de Pernambuco e também na Paraíba, no Ceará e no Rio Grande do Norte, os últimos dias foram marcados por sol forte, calor e tempo seco.

Entre a segunda (17) e a quarta-feira (19), com a chegada das áreas de instabilidade, há condições para pancadas de chuva, que podem até vir acompanhadas de raios, inclusive nas áreas de sertão.

A figura abaixo mostra o volume de chuva previsto para a Região Nordeste nos próximos cinco dias. Os maiores volumes ainda estão concentrados na Bahia e no sul do Piauí, mas há condições para chuvas localizadas de forte intensidade nas demais áreas.



Nenhum comentário:

Postar um comentário