Seguidores

quarta-feira, 9 de abril de 2014

FORTES TEMPESTADES NO SUL DO BRASIL


 Imagem das 10h de 09.04.2014 vemos complexos convectivos de mesoescala ou simplesmente uma linha de instabilidade sobre o Paraguai, Paraná e Santa Catarina onde causa chuvas e trovoadas.
Abaixo as descargas elétricas no momento da imagem.

 Aqui temos uma imagem animada pelo

Radar Meteorológico de Teixeira Soares/PR onde vemos a intensidade das chuvas.


09/04/2014 07h44 - Atualizado em 09/04/2014 07h44

Após temporais, novo ciclone extratropical se aproxima do RS

Instabilidade predomina nesta quarta (9), e quinta (10) terá ventos fortes.
Ao fim da semana, chuvas se transformam em onda de frente fria no estado.

Do G1 RS

Após os temporais que atingiram grande parte do Rio Grande do Sul nessa terça-feira (8), a quarta (9) será de instabilidade que, aos poucos, deixa o estado ao longo do dia. No entanto, ainda pode chover na Metade Norte, divisa com Santa Catarina, Serra e na Região Metropolitana de Porto Alegre.
O amanhecer é de temperatura amena, mas que sobe à tarde. Na metade Sul, Campanha e Fronteira Oeste, o tempo fica mais firma e o sol pode aparecer entre nuvens. Em Porto Alegre, o clima segue abafado com máxima de 28°C. Em Novo Hamburgo, na Região Metropolitana, pode fazer até 31°C.
A previsão, entretanto, indicava a ocorrência de um novo ciclone extratropical, oriundo da Argentina, que deve trazer mais chuva nesta quinta (10). Os ventos podem chegar a 100 km/h. Há possibilidade de temporais na capital. Apesar da chuva, a temperatura chega aos 26°C.
Na sexta (11), segue chovendo, com os termômetros variando marcas entre 23°C e 27°C. O sistema de instabilidade se afasta do estado ao final da semana, mas se transforma em uma onda de frente fria.

08/04/2014 17h50 - Atualizado em 09/04/2014 08h21

Ventania e chuva de granizo causam estragos no Vale do Taquari, RS

Árvores foram derrubadas e casas destelhadas em Marques de Souza.
Defesa Civil ainda está fazendo levantamento dos prejuízos na região.

Do G1 RS

Vendaval e Temporal no Vale do Taquari (Foto: Guilherme Rocha/RBS TV)Vendaval arrancou árvores em uma faixa na zona rural de Marques de Souza (Foto: Guilherme Rocha/RBS TV)
Um temporal causou estragos em municípios do Vale do Taquari na tarde desta terça-feira (8). De acordo com a Coordenadoria Regional da Defesa Civil, uma forte ventania e queda de granizo atingiram pelo menos três municípios da região: Marques de Souza, Forquetinha e Arroio do Meio.
O município de Marques de Souza foi o mais atingido. Na área rural do município, na localidade de Linha Peral, várias árvores foram arrancadas pela força dos ventos. Há registro de destelhamentos de casas, mas a Defesa Civil ainda está fazendo o levantamento dos prejuízos.
Temporal no Vale do Taquari (Foto: Reprodução/RBS TV)Queda de árvores na pista bloqueou parcialmente
a BR-386 (Foto: Reprodução/RBS TV)
“O vento pegou um corredor que varreu os três municípios. Foi muito forte. Não temos medida da velocidade, mas estimamos que os ventos ultrapassaram os 80 km/h”, disse o comandante da Defesa Civil na região, tenente-coronel Vinícius Renner Galvani.
Por causa da queda de árvores na pista, a BR-386 ficou com trânsito em meia pista no km 336, em Marques de Souza. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o trânsito foi totalmente liberado na rodovia por volta das 18h, após quatro horas. Já estradas que dão acesso ao interior do município estão completamente bloqueadas.

Ciclone extratropical atua sobre o estado
De acordo com o Somar Meteorologia, o temporal é resultado do avanço de uma frente fria associada a um ciclone extratropical na Argentina, que gerou uma área de instabilidade ao encontrar uma massa de ar quente no estado. O tempo deve seguir instável no estado durante a noite, com chances de temporais em várias regiões.
Nesta quarta-feira (9), a frente fria avança, provando chuva na Metade Norte, incluindo a Região Metropolitana de Porto Alegre. Em Porto Alegre, deve chover pela manhã. A partir da tarde o tempo deve abrir: faz 29ºC na capital e em Capão da Canoa, no Litoral Norte. À noite, a temperatura despenca, com temperatura em torno dos 13ºC em Bom Jesus, na Serra, e em Bagé, na Campanha. Na capital, deve fazer 17ºC.


diariopopular.com.br PELOTAS

Em sete horas, 14 acidentes registrados em decorrência da chuva em Pelotas

Segundo os agentes de trânsito, a precipitação também causou aumento no congestionamento do horário de pico

Por: Redaçãoweb@diariopopular.com.br

O leitor Charles Virgílio registrou o alagamento na rua Gonçalves Chaves (Foto: )
O leitor Charles Virgílio registrou o alagamento na rua Gonçalves Chave
Raffael Guedes enviou a foto da rua Tiradentes, próximo à esquina com a Santa Tecla. (Foto: ) Raffael Guedes enviou a foto da rua Tiradentes, próximo à esquina com a Santa Tecla. 
 
O registro de Valdemar Feijó é da rua João Simões Neto, no bairro Simões Lopes (Foto: )
O registro de Valdemar Feijó é da rua João Simões Neto, no bairro Simões Lopes
A leitora Ariani Ramos enviou a foto do Sítio Floresta (Foto: )
 
A leitora Ariani Ramos enviou a foto do Sítio Floresta
Atualizada às 23h15min
Quarenta minutos para fazer um trajeto que costuma ser feito em dez. A realidade de muitos motoristas de Pelotas - que já é bastante complicada - se agravou nesta terça-feira (8), com o grande volume de chuvas. Segundo os agentes de trânsito da Secretaria Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), entre 12h e 19h, foram registrados 14 acidentes causados pelo acumulado de água nas ruas. Até às 20h15min, choveu 49 milímetros em Pelotas.
Em todos os acidentes, os danos foram apenas materiais. A área de maior ocorrência foi o Centro, com casos nas ruas Barão de Santa Tecla, Antônio dos Anjos, Marcílio Dias e Dom Pedro II. A rua Gomes Carneiro, após o cruzamento com a rua Garibaldi, será interdidata para veículos devido ao acumulado de água.
A SMTT informou, também, que o trânsito carregado registrado todos os dias em horário de pico foi agravado pela chuva. Um leitor que entrou em contato com o Diário Popular informou ter levado 40 minutos no trajeto entre a Praça Coronel Pedro Osório e a avenida Dom Joaquim, saindo por volta das 18h40min.
Bombeiros
No Corpo de Bombeiros de Pelotas o número de chamados também foi grande ao longo do dia. Foram registrados alagamentos na Praça 20 de Setembro (em frente ao IF-Sul), onde um carro precisou ser retirado, e também na Vila Peres e no final da avenida Duque de Caxias. Até às 20h, ninguém havia pedido remoção de residências, apesar de a água já ter atingido algumas casas.

Já na vila Gotuzzo e no bairro Fátima, o problema foram as árvores caídas. Equipes dos Bombeiros precisaram retirar as plantas que bloquearam o trânsito por algumas horas.

Energia elétrica
A Companhia Estadual de Energia Elétrica (CEEE) registrou queda de energia elétrica, também em função da chuva. O supervisor de operações Leandro Moutinho não soube informar o número exato de clientes afetados, mas afirmou que a cidade de Arroio Grande e a Cascata, na zona rural de Pelotas, foram as regiões mais atingidas.
Moutinho informou, ainda, que, devido à greve, os pedidos de reparos estão levando mais tempo que o normal para serem atendidos.


Logo_noticias
9/4/2014 às 12h50

Temporal atinge a Argentina e 3 mil precisam deixar suas casas

Autoridades municipais decretaram alerta laranja em várias localidades

Do R7, com agências internacionais
A intensa tempestade deixou na capital argentina pouco mais de 50 milímetros em menos de seis horas REUTERS/Marcos Brindicci
Pelo menos uma pessoa morreu e quase três mil tiveram que ser evacuadas de suas casas em consequência de fortes temporais que castigam a Argentina.
A vítima fatal é uma moradora de 70 anos de Neuquén (oeste), que solicitou ajuda médica, mas a ambulância não conseguiu chegar a tempo devido à inundação, informou à imprensa local Luciana Ortiz Luna, do Serviço Integral de Emergências de Neuquén.
A província de Neuquén, onde fica a cidade homônima, é a região mais afetada pelas intensas chuvas desde o sábado passado.

Mais de 1.400 pessoas tiveram que abandonar seus lares depois que o nível de água alcançou um metro de altura em algumas áreas urbanas e as fortes chuvas abriram grandes buracos nas ruas sem asfalto dos bairros mais humildes.
A vice-governadora provincial, Ana Pechen, decretou pelo segundo dia consecutivo feriado escolar e administrativo para os funcionários públicos, enquanto segue suspenso o transporte público e várias estradas permanecem fechadas.
No aeroporto Jorge Newbery, em Buenos Aires, por volta das duas da manhã, uma aeronave da companhia LAN foi atingida por um raio durante a forte tempestade, segundo a assessoria de imprensa da empresa aérea. No momento do acidente, o avião não tinha passageiros ou tripulação, apenas um funcionário de limpeza. O homem não foi ferido.
A intensa tempestade desta madrugada na capital argentina deixou pouco mais de 50 milímetros em menos de seis horas.
Na província de Río Negro, onde há outros 500 evacuados, e na sulina Chubut, as aulas também foram suspensas e os colégios funcionam como centros de assistência, de acordo com funcionários municipais.
Também tiveram que ser realojadas 400 pessoas na província de Catamarca (norte), 200 em Córdoba (centro) e cerca de 100 em Santiago del Estero (norte) e Buenos Aires.
A cidade de Luján, na província de Buenos Aires e cerca de 60 quilômetros ao oeste da capital argentina, ficou parcialmente coberta pela água após o grande aumento do nível do rio Luján, que superou os quatro metros de altura.
As autoridades municipais decretaram alerta laranja e estimaram que o rio alcançará os 4,20 metros de altura nas próximas horas.
O Serviço Meteorológico Nacional renovou hoje o alerta por prováveis chuvas intensas na Patagônia, enquanto no resto do país começaram a melhorar as condições meteorológicas.
Há pouco mais de um ano 89 pessoas morreram na cidade argentina de La Plata, cerca de 60 quilômetros ao sul de Buenos Aires, pelas inundações provocadas por outro forte temporal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário