Seguidores

sábado, 5 de abril de 2014

EL NIÑO MODOKI


 Imagens de 05.04.2014 do Pacífico pelo satélite GOES 15, mostra a influência do El Niño no meio do oceano que é chamado El Niño Modoki. É uma fase de transição para o El Niño. Vemos na imagem a grande evaporação que vai em direção aos Estados Unidos causando mais tempestades.



JAMSTEC 

EL NIÑO  MODOKI

El Niño Modoki é um fenômeno acoplado oceano-atmosfera no Pacífico tropical. É diferente de um outro fenômeno acoplado no Pacífico tropical ou seja, El Niño. Convencional El Niño é caracterizado por forte aquecimento anômalo no leste do Pacífico equatorial (ver figura abaixo). Considerando que, El Niño Modoki está associada com forte aquecimento anômalo no Pacífico tropical central e arrefecimento no Pacífico tropical oriental e ocidental (ver figura abaixo). Associado a este aquecimento distintas e padrões de resfriamento as teleconexões são muito diferentes dos padrões de teleconexões do convencional El Niño. Assim, o novo fenômeno é de interesse para a comunidade climática.

Anomalous SST during El Niño Anomalous SST during El Niño Modoki
El Niño SST El Niño Modoki SST

O nome "El Niño Modoki" foi cunhado pela primeira vez pelo Prof Yamagata em vários comunicados de imprensa. Pesquisadores das variações climáticas Programa de Pesquisa do Centro de Pesquisa Frontier para a Mudança Global (FRCGC) liderada pelo Prof Yamagata documentado este fenômeno pela primeira vez. Este fenômeno aparece como segundo modo dominante de variabilidade interanual no Pacífico tropical:

First EOF mode of SSTA representing El Niño Second EOF mode of SSTA representing El Niño Modoki
El Niño SST El Niño Modoki SST

El Niño Modoki Impactos
O fenômeno El Niño Modoki é caracterizada pela central equatorial anormalmente quente Pacífico ladeado por regiões anormalmente frias, tanto a oeste e leste. Tais gradientes de TSM zonais resultar em anômalo de duas células Walker Circulação sobre o Pacífico tropical, com uma região úmida no Pacífico central.
 
 
Skin Temperature during El Niño Skin Temperature during El Niño Modoki
El Niño Skin Temperature El Niño Modoki Skin Temperature
Rainfall during El Niño Rainfall during El Niño Modoki
El Niño Rainfall El Niño Modoki Rainfall


The El Niño Modoki significantly influences regional climates in China, Japan and US. 


China, rainfall during El Niño China, rainfall during El Niño Modoki
El Niño Rainfall El Niño Modoki Rainfall
Japan, rainfall during El Niño Japan, rainfall during El Niño Modoki
El Niño Rainfall El Niño Modoki Rainfall
USA, rainfall during El Niño USA, rainfall during El Niño Modoki
El Niño Rainfall El Niño Modoki Rainfall





FONTE :http://www.jamstec.go.jp/frcgc/research/d1/iod/enmodoki_home_s.html.en

Nenhum comentário:

Postar um comentário