Seguidores

domingo, 20 de abril de 2014

CHUVAS NO NORDESTE DO BRASIL

Imagem das 11h de 20.04.2014  mostra instabilidades causadas pela Zona de Convergência Intertropical (ZCIT).

20/04/2014 08h30 - Atualizado em 20/04/2014 08h30

Volta da chuva começa a mudar a situação dos reservatórios de PE

Barragem Jucazinho está operando com 29% da capacidade total.
Reservatório é responsável por abastecer 15 municípios.

Do Globo Rural
A estiagem provocou redução no nível dos reservatórios no Nordeste. Mas a situação começa a mudar por causa das chuvas das últimas semanas em Pernambuco. Segundo Agência Nacional de Águas (ANA), os reservatórios de Pernambuco estão operando com uma média de 23% da capacidade.
Em Surubim, no agreste do estado, fica uma das principais barragens do estado. A barragem Jucazinho é responsável por abastecer 15 municípios, que inclui Caruaru. A estiagem baixou muito o nível das águas. O reservatório está com 29% da capacidade, de acordo com a companhia que abastece o estado.
Na bacia do Rio São Francisco, onde ficam os principais reservatórios de acumulação de água do Nordeste, o nível está muito baixo. Três Marias opera com 18% da capacidade, Sobradinho com 54% e a usina de Luiz Gonzaga com 25%.
Aos poucos, o cenário começa a mudar no agreste pernambucano. O mês de abril foi mais chuvoso do que os três primeiros meses do ano. O volume registrado até agora já deu para encher pequenos açudes.
O açude em Caruaru foi construído na década de 90 como reserva para que os agricultores pudessem enfrentar os longos períodos de seca. Com a estiagem dos últimos anos, o nível do reservatório ficou muito baixo. Com a chuva dos últimos dias, o local voltou a acumular água.
 

19/04/2014 12h50 - Atualizado em 19/04/2014 12h55

Funceme registra chuva em 43 municípios cearenses

Maior registro de chuva aconteceu na cidade de Granja, no norte cearense.
Em Fortaleza, a Funceme registrou 22mm, no posto Água Fria.

Do G1 CE
A Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) registrou chuvas em 43 municípios do Ceará das 7h da manhã de sexta-feira (18) até às 7h de sábado (19). O maior registro de chuva aconteceu na cidade de Granja, no norte cearense, com apenas 31.6 mm, seguido por Altaneira, onde 30 mm foram coletados. Varjota, Ipaporanga e Juazeiro do Norte registraram 29.6 e 26 mm respectivamente.
Em Fortaleza, uma rápida chuva durante a madrugada deste sábado atingiu a cidade. No posto da Água Fria, 22 mm foram coletados. Para este sábado, a Funceme informa que tempo deverá manter-se instável com céu entre parcialmente nublado e claro. Há possibilidade de ocorrerem chuvas isoladas em todo o Estado devido à proximidade da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), principalmente entre tarde e noite.
Para domingo (20), a entidade prevê nebulosidade variável com chuvas no centro-norte do Ceará, principalmente no fim do dia. Nas demais regiões, céu parcialmente nublado a claro.
Já para o feriado de Tiradentes, segunda-feira (21), haverá predomínio de céu entre parcialmente nublado e nublado com chuvas isoladas em todo o Estado, principalmente entre a tarde e a noite, em virtude da atuação da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT).

Nenhum comentário:

Postar um comentário