Seguidores

domingo, 13 de abril de 2014

CICLONE MUITO FORTE AGITA O ATLÂNTICO SUL

 Imagem das 11h de 13.04.2014 mostra forte ciclone extratropical sobre o Atlântico Sul causando fortes e ventos no sul do Brasil e Uruguai com agitação no mar. Como vemos na carta sinótica do Climatempo, este ciclone tem pressão muito baixa de 968hPa.
 
 


 Previsão de ondas para os próximos dias:
ALERTA: A atuação de uma onda frontal deixará os ventos fortes/muito fortes no litoral do RS e sul de SC entre hoje (11/04) à tarde e final do domingo (13/04). O mar ficará mais agitado em oceano aberto, na altura do RS com ondas altas de até 5 m. A navegação na região deverá ficar em situação de alerta.FONTE: CPTEC/INPE


CLIMATEMPO

Alerta para ventania no Sul do Brasil

10 de abril de 2014 às 07:30 por Marcelo Pinheiro
Uma frente fria se afasta da Região Sul, porém um ciclone extratropical segue em intensificação no oceano, entre o litoral do Uruguai e do Rio Grande do Sul. A presença deste ciclone e o deslocamento de uma massa de ar polar pelo interior do continente provocam ventos de moderada a forte intensidade em muitas áreas do Rio Grande do Sul, de Santa Catarina e do Paraná. As rajadas de vento devem ficar entre 60 e 80 km/h em muitas áreas, inclusive nas capitais, e podem atingir valores um pouco acima de 90 km/h nos trechos de serra e litoral. Além do vento forte, o ciclone extratropical causa intensa agitação marítima, com risco de ressaca nas praias gaúchas e catarinenses.

Alerta válido até às 23h59 do dia 13/04/2014

Grande ciclone extratropical no Atlântico Sul

13 de abril de 2014 às 13:19 por Josélia Pegorim




 
 As imagens de satélite mostram um grande ciclone extratropical em deslocamento pelo Atlântico Sul. O ciclone pode ser visualizado pela área de nebulosidade em movimento circular, da esquerda para a direita. As bandas de nuvens se enrolam e formam um desenho como uma calda de escorpião.



Na animação, a seta amarela indica o centro do sistema.  







Ciclones extratropicais são muito comuns no Atlântico Sul e provocam muitas vezes ventania e chuva intensa, dependendo de sua intensidade. São associados a regiões de baixa pressão atmosférica e em geral são a parte final de uma grande frente fria.

Este ciclone extratropical gera uma forte agitação marítima na costa da Argentina e vai trazer grandes ondas para o Sul e Sudeste do Brasil esta semana.


ONDAS NOS OCEANOS NO PLANETA HOJE:




PARAGUAY ››› AYER |  13.04.2014  Tornado en Santa Rita
Información que llega desde Paraguay, la ciudad de Santa Rita.Ayer hubo un tornado que hasta el momento no pudo ser calificado en la escala Fujita porque la zona no cuenta con una estación meteorológica que haya medido datos de viento por lo cual según la dirección meteorológica de la zona no confirma al fenómeno como tornado.
El material que se puede ver en los principales medios de noticias muestra que se volaron techos, algunas chapas quedaron retorcidas como papel y hasta hizo volar vacas según un campesino que estaba arriando animales, así lo conto Arcenio Maderns, de 63 años de edad que perdió su casa por completo.Nosotros en nuestro caso podríamos decir que esto si fue un tornado, porque no una simple tormenta severa con descendente o microráfaga puede levantar vacas como si nada.Hay una explicación a todo esto, las condiciones estaban muy inestables en todo el país vecino, sur de Brasil y el norte del Litoral argentino donde la inestabilidad se hizo presente hasta el día de ayer y era factible que algunas tormentas puedan adquirir intensidad fuerte o severa.
Curti  




Nenhum comentário:

Postar um comentário