Seguidores

quarta-feira, 30 de abril de 2014

INFLUÊNCIA DO FENÔMENO EL NIÑO NOS TORNADOS


Vejam na imagem animada das 08h30 de 30.04.2014 a grande evaporação vinda do Pacífico formando nuvens que se juntam a forte instabilidade no sul dos EUA. Estas instabilidades é que causam os tornados e estão mais intensos devido a alta umidade. 
Vejam na imagem abaixo mais claramente a grande quantidade de umidade sobre a região do El Niño.

info.abril.com.br
29/04/2014 11h40

Tornados deixam 62 milhões de pessoas em alerta nos EUA

EFE
Destruição
Pelo menos 20 pessoas morreram e 62 milhões permanecem em máximo alerta por causa dos fortes tornados que castigam o centro e o sul dos Estados Unidos e que na madrugada desta terça-feira foram especialmente violentos nos estados do Alabama e do Mississipi.
O Serviço de Meteorologia dos Estados Unidos emitiu os alertas de maior emergência para hoje no sul do país, após duas jornadas na qual tornados violentos deixaram pelo menos 20 mortos e vários destroços.

Embora por enquanto o balanço de vítimas não seja oficial e espere-se que aumente nas próximas horas, sabe-se com certeza que as mortes e alguns dos maiores destroços aconteceram no condado de Limestone (Alabama) de Lincoln (no estado do Tennessee, perto da fronteira com o Alabama), e em Louisville e Tupelo (Mississipi).
Milhares de pessoas ficaram sem eletricidade no Alabama, em Kentucky e no Mississipi e milhares também tiveram que passar a noite em porões ou nos refúgios habilitados, informaram hoje a imprensa local.
Os meteorologistas estimam que esses tornados no sul são a última arremetida do forte temporal que deu lugar a outros tornados mortais em Arkansas, Oklahoma e Iowa no domingo e na segunda-feira.
A ameaça de fortes tornados despertou os piores temores especialmente no Alabama, onde no domingo se completaram três anos da série histórica de 60 tornados que mataram mais de 250 pessoas nesse estado em 2011.
O presidente dos EUA, Barack Obama, que está em viagem na Ásia desde a semana passada, enviou nesta segunda-feira uma mensagem de condolência a todos os afetados pelos tornados, e ressaltou a disposição do governo federal a fornecer a ajuda que for necessária.


29/04/2014 09h44 - Atualizado em 29/04/2014 10h25

Nasa divulga vídeo da formação de tornados que mataram 29 nos EUA

Pelo menos sete estados foram atingidos pelas tempestades.
Os governadores de Alabama e Geórgia decretaram estado de emergência.

Do G1, em São Paulo

A agência espacial americana (Nasa) divulgou um vídeo feito com o satélite NOAA GOES-East que mostra a formação de tornados e tempestades no domingo (27) e na segunda-feira (28) que provocaram 29 mortes em dois dias e atingiu os estados de Nebraska, Kansas, Iowa, Oklahoma, Arkansas, Louisiana, e Mississippi.
Quase 75 milhões de pessoas habitam as áreas de risco, que podem ser afetadas por novas tempestades intensas e tornados nas próximas horas, segundo o Serviço Nacional de Meteorologia.
Depois dos tornados que deixaram 17 mortos no domingo, a maioria no estado do Arkansas, na segunda-feira oito pessoas morreram no Mississippi, informou a CNN, que citou a Agência de Gestão de Emergências do estado. Outras duas pessoas morreram no Alabama e duas em Iowa.
Os governadores de Alabama e Geórgia decretaram estado de emergência em suas jurisdições.
O senador por Mississippi Giles Ward teve que se refugiar com a família no banheiro de casa quando um tornado destruiu sua residência de dois andares.
Nas áreas do Arkansas mais afetadas pelos tornados de domingo, equipes de emergência intensificaram as buscas de sobreviventes.
Na cidade de Vilonia, o chefe de polícia Brad McNew afirmou que a localidade de 4 mil habitantes ficou irreconhecível.
Os tornados também devastaram grandes áreas de Mayflower, de 2.300 habitantes e que fica perto da capital do estado do Arkansas, Little Rock.
Dezenas de residências também foram destruídas no estado do Kansas, mas as autoridades não informaram sobre vítimas fatais.
O presidente Barack Obama ofereceu condolências e prometeu ajuda do governo federal para as regiões afetadas.
Imagem de satétite mostra a formação do tornado (Foto: NASA/NOAA GOES Project)Imagem de satélite mostra a formação do tornado (Foto: NASA/NOAA GOES Project)
John Smith olha para o que sobrou de sua oficina mecânica em Mayflower, Arkansas (Foto: Karen E. Segrave/AP)John Smith olha para o que sobrou de sua oficina mecânica em Mayflower, Arkansas (Foto: Karen E. Segrave/AP)
bandeira norte-americana resistiu a passagem do tornado no Arkansas (Foto: Wesley Hitt/Getty Images/AFP)bandeira norte-americana resistiu a passagem do tornado no Arkansas (Foto: Wesley Hitt/Getty Images/AFP)
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário