Seguidores

domingo, 7 de dezembro de 2014

ACABOU O AQUECIMENTO GLOBAL NO ÁRTICO?





16/12/2013 20h36 - Atualizado em 16/12/2013 20h37

Volume de gelo no Ártico aumentou 50% em relação a 2012, diz agência

Satélite CryoSat detectou que mar de gelo media 9 mil km³ neste outono.
Segundo a ESA, dados não indicam inversão de tendência em longo prazo.

Da France Presse

Imagem mostra região do Ártico. Segundo a Agência Espacial Europeia, camada de gelo foi maior que em 2012 (Foto: Divulgação/ESA)Imagem mostra região do Ártico. Segundo a Agência Espacial Europeia, camada de gelo marinho no outono deste ano aumentou 50% em relação a 2012 (Foto: Divulgação/ESA)

O volume do gelo marinho no Ártico, medido neste outono no Hemisfério Norte pelo satélite CryoSat, aumentou 50% em relação ao 2012, anunciou nesta segunda-feira (16) a Agência Espacial Europeia (ESA, na sigla em inglês).
Com base nas observações do CryoSat, o mar de gelo do Ártico media cerca de 9 mil km³ contra 6 mil km³ registrados no ano passado na mesma época, quando ocorreu um degelo recorde.
O aumento do volume de gelo marinho do Ártico "é uma boa notícia, mas isso não indica uma inversão da tendência em longo prazo", destacou a Agência Espacial.
Segundo a ESA, estima-se que, nos meses de outubro na década de 1980, havia 20 mil km³ de gelo marinho no Ártico. No final do verão de 2012, o gelo do Ártico alcançou sua menor superfície já registrada, mas esse fenômeno foi menos marcado em 2013.
Lançado em 2010, o satélite CryoSat permite medir a espessura do gelo marinho no Oceano Ártico, um dado-chave da ocorrência do aquecimento global.




11/11/2012 16h27 - Atualizado em 11/11/2012 16h27

Estudo identifica motivo do aumento do gelo na Antártica

Mudança climática mudou padrões de vento e gerou maior congelamento.
Águas polares do Sul tiveram congelamento recorde em 2012.

Do Globo Natureza, em São Paulo

O congelamento recorde das águas na costa da Antártica, registrado no último inverno, foi causado por alterações nos padrões de vento da região. A explicação é de um estudo feito por especialistas do Programa Antártico Britânico e da Nasa e publicado neste domingo pela revista científica “Nature Geoscience”.
Mapa mostra gelo ao redor da Antártica em 26 de setembro, dia de maior congelamento; traço amarelo mostra extensão média registrada de gelo (Foto: Divulgação/Nasa/NSIDC)Mapa mostra gelo ao redor da Antártica em 26 de setembro, dia de maior congelamento; traço amarelo mostra extensão média registrada de gelo (Foto: Divulgação/Nasa/NSIDC)
Devido à mudança climática, os verões têm registrado degelos recordes das águas polares, principalmente na região ártica. Em geral, os últimos anos registraram grande perda de gelo no Ártico, enquanto o volume gelo antártico teve um pequeno aumento.
 
O atual estudo comprovou que as diferenças acontecem porque as duas regiões polares têm padrões de ventos distintos. Enquanto o Polo Norte fica em um oceano cercado por terra, a Antártica é um continente rodeado por oceanos por todos os lados.
O aquecimento das temperaturas, que no Ártico provoca o derretimento do gelo, gera ventos mais fortes na Antártica. Esse vento sopra em direção ao norte e leva o gelo que se formou na costa do continente. Dessa forma, a crosta de gelo acaba abrangendo uma área maior do que o que acontecia 20 anos atrás.
Segundo Paulo Holland, pesquisador do Programa Antártico Britânico que liderou o estudo, essa é a primeira vez que dados de satélite confirmam uma hipótese que já havia sido especulada por modelos de computador.
As mudanças apontadas pela pesquisa afetam não só a Antártica, como também todo o oceano em volta. O gelo polar é importante tanto na reflexão do calor do sol quanto como um lar para várias espécies, e esse desequilíbrio representa uma séria ameaça ambiental.

Nenhum comentário:

Postar um comentário