Seguidores

sexta-feira, 5 de dezembro de 2014

QUANDO CHOVERÁ NA AMÉRICA DO SUL???



 Nos mapas de umidade relativa do ar dos dias 04.12.2014 e 06.11.2014, a situação NÃO MUDOU e as frentes frias no sul da Argentina não se formam. O ar frio e seco que chega ao sul do Brasil se aquece rapidamente, que sem umidade, não forma as nuvens carregadas em condições de chuva.

Vemos na imagem do dia 05.12.2014 das 09h,  que as frentes na Argentina estão fracas, sem umidade para causar chuvas na Argentina e poder chegar ao Brasil e formar a ZCAS, o canal de umidade que se forma desde a Amazônia.

 

 CLIMATEMPO

 

Outro bloqueio atmosférico no verão de 2015?

4 de dezembro de 2014 às 08:21 por Josélia Pegorim

O Brasil é um privilegiado quando se fala em água. Tem aproximadamente 12% da água doce superficial disponível no nosso planeta. Com tanta água, fizemos deste recurso natural o nosso principal motor. O Brasil é movimentado e iluminado à base de água: 70% da energia elétrica gerada no país vem das hidroelétricas. 
A distribuição da água no país é bastante desigual. A maior porcentagem dos recursos hídricos está na Região Norte, que é a menos populosa do Brasil. A Região Sudeste concentra pouco mais de 40% da população brasileira, mas conta com 6% da água do Brasil. 

Se a chuva cai em quantidade adequada, tudo anda. Se não chove, temos um apagão em 2001 para nos lembrar o que significa ficar sem chuva suficiente e todos os problemas que uma considerável parcela da população brasileira está vivendo em 2014 porque não choveu.  

O verão é a época mais chuvosa  O Brasil entra em novo verão vivendo uma  grave crise hídrica que foi gerada por situações atmosféricas e oceânicas anômalas no verão de 2014. O bloqueio atmosférico do verão de 2014 deixou o Brasil sem chuva. Este boqueio poderá se repetir e 2015? O meteorologista da Climatempo Alexandre Nascimento, especialista em previsão climática, responde esta questão em conversa com a meteorologista Josélia Pegorim.


Nenhum comentário:

Postar um comentário