San Francisco - Uma forte tempestade atingiu grande parte do oeste dos Estados Unidos nesta quinta-feira e deixou muitos estragos no norte da Califórnia, onde mais de 200 mil casas ficaram sem eletricidade, além de graves inundações e centenas árvores caídas em cidades como San Francisco.
Segundo a imprensa americana, esta foi a pior tempestade na Califórnia nos últimos cinco anos, e, paradoxalmente, aconteceu durante a seca crônica que afeta o estado há três anos.
Na região da baía de San Francisco, uma das mais atingidas pelo temporal, 100 mil casas estão sem eletricidade e vários serviços de transporte público foram suspensos. Além disso, 236 voos foram cancelados desde a madrugada no aeroporto de San Francisco, segundo o site 'Flightaware.com'.
Já os bombeiros informaram que foram registradas mais de 100 ocorrências, a maioria delas devido à queda de árvores, que interditaram ruas, destruíram carros, telhados e, inclusive, prenderam uma criança que precisou ser resgatada em Santa Cruz.
Por causa da previsão de temporal, a maioria das escolas de San Francisco, Oakland e Berkeley cancelaram suas aulas e várias empresas dispensaram seus funcionários para evitar problemas maiores no distrito financeiro de San Francisco.
Fora da cidade, lugares como os condados vinícolas de Napa e Sonoma também foram fortemente atingidos pelo temporal. Partes da cordilheira de Sierra Nevada, no interior da Califórnia, permanecem em atenção pelo risco de tempestades de neve e fortes ventos.
Nos arredores do Lago Tahoe, em Sierra Nevada, o Serviço Nacional de Meteorologia registrou rajadas de vento de até 236 km/h.
Fora da Califórnia, o temporal também foi bastante intenso no estado do Oregon, onde os fortes ventos levaram à interdição de muitas estradas, após a queda de árvores e postes elétricos.

Equipe de segurança tenta desobstruir um trecho alagado da Highway 101, em San Francisco, na Califórnia (Foto: AP Photo/Noah Berger)Equipe de segurança tenta desobstruir um trecho alagado da Highway 101, em San Francisco, na Califórnia (Foto: AP Photo/Noah Berger)