Seguidores

segunda-feira, 8 de dezembro de 2014

NOVA ZONA DE CONVERGÊNCIA DE UMIDADE(ZCOU)


 Imagem das 14h de 08.12.2014   mostra que a frente fria formou nova ZCOU no sul do Brasil formando instabilidades..




 Farroupilha acima e Porto Alegre abaixo às 14h de 08.12.2014.



CLIMATEMPO

Norte da Argentina: temporais depois do calor de 44°C

8 de dezembro de 2014 às 11:55 por Josélia Pegorim
Onda de calor

Voltou a chover sobre o norte da Argentina, depois de uma onda de calor que fez com que a temperatura chegasse a quase 44°C no fim de semana. O calor extremo, acima dos 40°C, não é incomum no norte da Argentina, foi sentido por vários dias na semana passada.

O mapa mostra as cores que representam as temperaturas máximas registradas na Argentina no domingo, 7 de dezembro, pelo SMN – Serviço de Meteorologia Nacional.







Um sistema de alta pressão atmosférica atuou forte sobre a Argentina nos últimos dias deixando os níveis de umidade muito baixos e afastando o ar polar. Sem o ar polar e com o sol forte por muitas horas, as temperaturas ficaram muito elevadas. Na semana passada, o aeroporto de Mendoza registrou 8% de umidade no ar.  No sábado, às 17 horas local (18h em Brasília) La Rioja estava com 41,4°C.

O sistema de alta pressão se afastou, o que permitiu a formação de intensas áreas de instabilidade. Nesta imagem de satélite, as manchas vermelhas indicam nuvens com topos extremamente altos, com potencial para chuva forte e granizo.






A sequência de imagens de satélite mostra que as áreas de instabilidade estão perdendo força, mas tendem a se deslocar em direção ao Paraguai e ao Rio Grande do Sul. O Sul do Brasil está muito quente, mas o calor tende a diminuir a partir desta terça-feira justamente com parte da chuva e da nebulosidade expansão das áreas de instabilidade da Argentina que avança para o Região Sul do Brasil.




Nuvens de tempestades sobre Roque Saenz Peña, na província do Chaco, na manhã de 8-12-2014 fotografada por Josefina de La Mercedes

Nenhum comentário:

Postar um comentário