Seguidores

sábado, 20 de dezembro de 2014

FRENTE FRIA CHEGOU AO SUL DO BRASIL



 Imagens (Meteosat acima e GOES 13 abaixo) durante a tarde de 20.12.2014, mostram o deslocamento da frente fria que chegou da Argentina causando fortes instabilidades. Deverá formar um ciclone extratropical sobre o Atlântico Sul causando ventos fortes.
No cento-oeste e sudeste instabilidades formadas pela ZCOU.



As descargas elétricas no momento das imagens:


Radar/SC mostra a intensidade das chuvas na noite de 20.12.2014.



CLIMATEMPO

Região Sul tem temporais no fim de semana

19 de dezembro de 2014 às 21:03 por Josélia Pegorim

É preocupante as condições meteorológicas esperadas para o Região Sul do Brasil no fim de semana, especialmente sobre o Rio Grande do Sul. A virada da primavera para o verão vai ser também com virada do tempo: do sol para os temporais por causa do deslocamento de uma nova frente fria. O verão começa oficialmente no domingo, às 21h03, pelo horário de Brasília.



A preocupação é com a intensa área de baixa pressão atmosférica que se desprende do oeste da Argentina e passa sobre o Rio Grade do Sul. A pressão do ar no fim de semana deve ficar abaixo dos 1000 hPa (hectopascais), o que tecnicamente representa o desenvolvimento de nuvens extremamente carregadas, com alto potencial para causar temporais severos, com chuva volumosa e ventania.




Entenda o que faz a baixa pressão atmosférica



Há risco de tempestades neste fim de semana nos três estados do Sul, no Uruguai, no centro-oeste e norte da Argentina e sobre Paraguai por causa do deslocamento de uma nova frente fria.

Na segunda-feira ainda deve chover forte sobre o Paraná e em algumas áreas de Santa Catarina, mas em seguida o tempo seca e o Natal deve ser com predomínio de sol.




20/12/2014 23h09 - Atualizado em 20/12/2014 23h21

Porto Alegre tem noite de estragos e transtornos por causa de temporal

Chuva torrencial e vento forte atingiram a capital por volta das 21h.
Há registro de falta de luz, árvores caídas e alguns destelhamentos.

Do G1 RS
Porto Alegre registra mais de 250 ocorrências e vento de 129 km/h Ricardo Duarte/Agencia RBS
Chuva começou ao cair de noite na Capital Foto: Ricardo Duarte / Agencia RBS


O temporal que atingiu a Fronteira Oeste durante a tarde chegou a Porto Alegre no início da noite deste sábado (20) e causou estragos e transtornos na capital gaúcha. Há registros de faltas de luz, pontos de alagamento e destelhamentos em função da chuva e do vento forte.
Temporal Alegrete RS (Foto: Zé Paulo/Arquivo Pessoal)
Chuva e vento forte derrubou postes em Alegrete
(Foto: Zé Paulo/Arquivo Pessoal)

O temporal começou por volta das 21h, com fortes rajadas de vento e chuva intensa. Segundo o sistema Metroclima, da prefeitura, o Aeroporto Salgado Filho reportou rajadas de vento de 129 km/h, mas o dado não é oficial.
O vento destelhou partes da cobertura do terminal de ônibus Triângulo, na Zona Norte da capital. Também há pedaços de outdoor soltos na Avenida Sertório, informou a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC).
A EPTC também registrou 20 pontos com queda de árvore na capital e quatro pontos interditados em função de fios de eletricidade caídos no chão, um deles na Avenida Coronel Marcos, na Zona Sul da cidade.
A falta de luz nos semáforos dos cruzamentos da Avenida Benjamin Constant com Assis Brasil, Dom Pedro II com Carlos Gomes e Dr. Timóteo com 24 de Outubro deixa o trânsito complicado nas imediações desses pontos, segundo a EPTC.
Também há pelo menos cinco pontos de alagamento em vias da capital: no cruzamento da Avenida José de Alencar com Praia de Belas, nas avenida Aparício Borges, Otto Niemeyer, Assis Brasil e na Dr. João Simplício Alves de Carvalho. Motoristas devem evitar esses pontos.
A Companhia Estadual de Energia Elétrica (CEEE) não conseguiu informar a quantidade de clientes sem luz em Porto Alegre, mas disse que o serviço já está sendo restabelecido aos poucos nas zonas Norte e Sul da capital.
Temporal Alegrete RS (Foto: Zé Paulo/Arquivo Pessoal)
Ventos arrancaram cobertura de posto de combustíveis em Alegrete (Foto: Zé Paulo/Arquivo Pessoal)

Neste domingo (21), há risco de novos temporais no interior do estado e também em Porto Alegre. Segundo os meteorologistas, o encontro do ar frio com o ar quente provoca áreas de instabilidade intensas, agravada pela atuação de um centro de baixa pressão significativo.
Temporais provocam
estragos na Fronteira Oeste

Após um dia de altas temperaturas, os temporais começaram a atingir o Rio Grande do Sul no final da tarde deste sábado (20). A chuva e o vento forte provocaram estragos e transtornos em municípios da Fronteira Oeste e da Região Central do estado.
Em Santana do Livramento, as rajadas de vento derrubaram árvores e postes por toda a cidade. De acordo com o Corpo de Bombeiros do município, várias residências, um hospital e uma escola também foram destelhadas.  Na Praça Internacional, na fronteira com o Uruguai, bancas de vendedores de artesanato foram levadas pelo vento.
O temporal também atingiu Alegrete, São Gabriel, Dom Pedrito e outros municípios da região. Em Alegrete, árvores e postes também foram derrubados. A cobertura de um posto de combustíveis chegou a ser arrancada pela força do vento na cidade.
Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), a chuva e vento forte provocaram quedas de árvores em rodovias da região. Motoristas precisam ter atenção em alguns pontos da BR-290 em São Gabriel, da BR-293 em Dom Pedrito e da BR-158 em Livramento.

Temporal causa transtornos na região metropolitana de Porto Alegre Andréa Graiz/Agencia RBS
Árvores e postes caíram na Avenida Celina Kroeff, em Esteio Foto: Andréa Graiz / Agencia RBS 

 
 
EM SÃO PAULO 
20/12/2014 18h46 - Atualizado em 20/12/2014 18h46

Após chuva, vazão do Rio Piracicaba sobe e atinge índice mais alto do ano

Volume de água chegou à casa dos 254,6 mil litros por segundo às 17h50.
Índice representa alta de 2.016% se comparado ao registrado na sexta-feira.


Do G1 Piracicaba e Região
Salto do Rio Piracicaba em 20 de dezembro (Foto: Claudia Assencio/G1)Salto do Rio Piracicaba registrado neste sábado após chuva de 46,8mm (Foto: Claudia Assencio/G1)
 
Depois da chuva que atingiu Piracicaba (SP) entre a noite de sexta-feira (19) e este sábado (20), a vazão do Rio Piracicaba atingiu o índice mais alto do ano, no trecho que passa pela Rua do Porto, e chegou à casa dos 254,6 mil litros de água por segundo às 17h50 deste sábado (20). O dado é 96,8% acima da média para este mês, segundo o Departamento de Águas e Energia Elétrica (Daee), e significa um aumento de 2.016% em relação à vazão registrada um dia antes.
 Rio Piracicaba em dezembro (Foto: Claudia Assencio/G1) Rio Piracicaba após chuvas registradas de sexta
para este sábado (Foto: Claudia Assencio/G1)
Na sexta-feira (19), a vazão do Rio Piracicaba estava em 12,6 mil litros de água por segundo. A cidade estava sem chuva havia seis dias. Ainda segundo o Daae, a vazão mais alta registrada neste ano foi de 214,07 mil litros de água por segundo, em janeiro. No mesmo mês, o nível chegou a 2,76 metros, também o mais alto de  2014. ocorreram em janeiro.
Conforme informações do Sistema de Telemetria do Consórcio das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (PCJ), com a chuva registrada desde as 22h de sexta até as 10h deste sábado (20), que somou um acumulado de 46,8 milímetros, a profundidade também superou a média para esta época do ano, que é de 2,06 metros, e chegou a 3,3 metros.
A água voltou a cobrir as pedras próximo à Passarela Pênsil e não havia mais espuma sobre o rio. Aos poucos, o cenário chegou perto daquele que os turistas esperam ver. A situação do manancial melhorou com a chegada das chuvas que já estavam previstas para o final de semana.
Conforme o Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC), a probabilidade de chover neste domingo (21) é de 80%. Para segunda-feira (22), o índice sobe para 90% e na terça volta para 80%. Em todos esses dias, a chuva será em pancadas durante a tarde e o tempo ficará nublado.
Rio Piracicaba (Foto: Leon Botão/G1)Um dia antes, sem chuva, pedras estavam aparentes e havia espuma no rio (Foto: Leon Botão/G1)

Nenhum comentário:

Postar um comentário