Imagens (Meteosat acima e GOES 13 abaixo) durante a tarde de 20.12.2014, mostram o deslocamento da frente fria que chegou da Argentina causando fortes instabilidades. Deverá formar um ciclone extratropical sobre o Atlântico Sul causando ventos fortes.
No cento-oeste e sudeste instabilidades formadas pela ZCOU.
As descargas elétricas no momento das imagens:
Radar/SC mostra a intensidade das chuvas na noite de 20.12.2014.
CLIMATEMPO
Região Sul tem temporais no fim de semana
19 de dezembro de 2014 às 21:03 por Josélia Pegorim
A preocupação é com a intensa área de baixa pressão atmosférica que se desprende do oeste da Argentina e passa sobre o Rio Grade do Sul. A pressão do ar no fim de semana deve ficar abaixo dos 1000 hPa (hectopascais), o que tecnicamente representa o desenvolvimento de nuvens extremamente carregadas, com alto potencial para causar temporais severos, com chuva volumosa e ventania.
Há risco de tempestades neste fim de semana nos três estados do Sul, no Uruguai, no centro-oeste e norte da Argentina e sobre Paraguai por causa do deslocamento de uma nova frente fria.
Na segunda-feira ainda deve chover forte sobre o Paraná e em algumas áreas de Santa Catarina, mas em seguida o tempo seca e o Natal deve ser com predomínio de sol.
20/12/2014 23h09
- Atualizado em
20/12/2014 23h21
Porto Alegre tem noite de estragos e transtornos por causa de temporal
Chuva torrencial e vento forte atingiram a capital por volta das 21h.
Há registro de falta de luz, árvores caídas e alguns destelhamentos.
Chuva e vento forte derrubou postes em Alegrete
(Foto: Zé Paulo/Arquivo Pessoal)
O vento destelhou partes da cobertura do terminal de ônibus Triângulo, na Zona Norte da capital. Também há pedaços de outdoor soltos na Avenida Sertório, informou a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC).
A EPTC também registrou 20 pontos com queda de árvore na capital e quatro pontos interditados em função de fios de eletricidade caídos no chão, um deles na Avenida Coronel Marcos, na Zona Sul da cidade.
A falta de luz nos semáforos dos cruzamentos da Avenida Benjamin Constant com Assis Brasil, Dom Pedro II com Carlos Gomes e Dr. Timóteo com 24 de Outubro deixa o trânsito complicado nas imediações desses pontos, segundo a EPTC.
Também há pelo menos cinco pontos de alagamento em vias da capital: no cruzamento da Avenida José de Alencar com Praia de Belas, nas avenida Aparício Borges, Otto Niemeyer, Assis Brasil e na Dr. João Simplício Alves de Carvalho. Motoristas devem evitar esses pontos.
A Companhia Estadual de Energia Elétrica (CEEE) não conseguiu informar a quantidade de clientes sem luz em Porto Alegre, mas disse que o serviço já está sendo restabelecido aos poucos nas zonas Norte e Sul da capital.
Ventos arrancaram cobertura de posto de combustíveis em Alegrete (Foto: Zé Paulo/Arquivo Pessoal)
Neste domingo (21), há risco de novos temporais no interior do estado e também em Porto Alegre. Segundo os meteorologistas, o encontro do ar frio com o ar quente provoca áreas de instabilidade intensas, agravada pela atuação de um centro de baixa pressão significativo.
estragos na Fronteira Oeste
Após um dia de altas temperaturas, os temporais começaram a atingir o Rio Grande do Sul no final da tarde deste sábado (20). A chuva e o vento forte provocaram estragos e transtornos em municípios da Fronteira Oeste e da Região Central do estado.
Em Santana do Livramento, as rajadas de vento derrubaram árvores e postes por toda a cidade. De acordo com o Corpo de Bombeiros do município, várias residências, um hospital e uma escola também foram destelhadas. Na Praça Internacional, na fronteira com o Uruguai, bancas de vendedores de artesanato foram levadas pelo vento.
O temporal também atingiu Alegrete, São Gabriel, Dom Pedrito e outros municípios da região. Em Alegrete, árvores e postes também foram derrubados. A cobertura de um posto de combustíveis chegou a ser arrancada pela força do vento na cidade.
Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), a chuva e vento forte provocaram quedas de árvores em rodovias da região. Motoristas precisam ter atenção em alguns pontos da BR-290 em São Gabriel, da BR-293 em Dom Pedrito e da BR-158 em Livramento.
Árvores e postes caíram na Avenida Celina Kroeff, em Esteio
Foto:
Andréa Graiz / Agencia RBS
EM SÃO PAULO
20/12/2014 18h46
- Atualizado em
20/12/2014 18h46
Após chuva, vazão do Rio Piracicaba sobe e atinge índice mais alto do ano
Volume de água chegou à casa dos 254,6 mil litros por segundo às 17h50.
Índice representa alta de 2.016% se comparado ao registrado na sexta-feira.
Salto do Rio Piracicaba registrado neste sábado após chuva de 46,8mm (Foto: Claudia Assencio/G1)
Rio Piracicaba após chuvas registradas de sexta
para este sábado (Foto: Claudia Assencio/G1)
Na sexta-feira (19), a vazão do Rio Piracicaba estava em 12,6 mil
litros de água por segundo. A cidade estava sem chuva havia seis dias.
Ainda segundo o Daae, a vazão mais alta registrada neste ano foi de
214,07 mil litros de água por segundo, em janeiro. No mesmo mês, o nível
chegou a 2,76 metros, também o mais alto de 2014. ocorreram em
janeiro.para este sábado (Foto: Claudia Assencio/G1)
Conforme informações do Sistema de Telemetria do Consórcio das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (PCJ), com a chuva registrada desde as 22h de sexta até as 10h deste sábado (20), que somou um acumulado de 46,8 milímetros, a profundidade também superou a média para esta época do ano, que é de 2,06 metros, e chegou a 3,3 metros.
A água voltou a cobrir as pedras próximo à Passarela Pênsil e não havia mais espuma sobre o rio. Aos poucos, o cenário chegou perto daquele que os turistas esperam ver. A situação do manancial melhorou com a chegada das chuvas que já estavam previstas para o final de semana.
Conforme o Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC), a probabilidade de chover neste domingo (21) é de 80%. Para segunda-feira (22), o índice sobe para 90% e na terça volta para 80%. Em todos esses dias, a chuva será em pancadas durante a tarde e o tempo ficará nublado.
Um dia antes, sem chuva, pedras estavam aparentes e havia espuma no rio (Foto: Leon Botão/G1)
Nenhum comentário:
Postar um comentário