Seguidores

quinta-feira, 18 de dezembro de 2014

FRENTE FRIA MAIS FORTE NO SUL DA ARGENTINA



Nas imagens animadas das 15h de 18.12.2014 vemos a intensificação de uma frente fria ao sul do Chile e Argentina, causando ventos fortes, chuva e queda da temperatura. VCAN no nordeste do Brasil continua a causar chuvas intensas na Bahia.
 

Nas cartas sinóticas vemos as linhas de pressão atmosférica chamadas isóbaras, e a frente fria em azul.



Imagens no mesmo horário, 15h de 18.12.2014 acima em IR realce e abaixo imagem visível da nuvens da frente fria.







http://www.elpatagonico.net/nota/265365-viento-muy-fuerte-calor-y-lluvia/


Jueves 18 de Diciembre de 2014                      ARGENTINA

hay alerta meteorologico
Las ráfagas superan los 100 km/h 
El Servicio Meteorológico Nacional alertó por vientos intensos para esta jornada, los mismos continuarán hasta el sábado. En tanto, en la ciudad petrolera hoy se espera una máxima de 23 grados y hay probabilidad de lluvias.

Jueves 18 de Diciembre de 2014
 

El SMN dio aviso de un nuevo alerta meteorológico por vientos intensos en Chubut, sur de Neuquén, centro y oeste de Rio Negro, Santa Cruz y norte de Tierra del Fuego. El fenómeno se extenderá al menos hasta la madrugada del sábado. Se esperan vientos con velocidad entre 50 y 90 km/h con ráfagas de hasta 120 km/h.
Según informó el pronosticador Daniel Wirtz, hoy a las 6 de la mañana, las ráfagas de viento alcanzaron los 103 kilómetros por hora. En contacto con Radio Del Mar, precisó que “pueden haber picos (de viento) durante el día, siempre del oeste” mientras que este viernes habrá “viento moderado a regular del oeste sudeste”.

Además, Comodoro tendrá hoy cielo nublado, probabilidad de lluvias y vientos muy fuertes del sector oeste, con ráfagas disminuyendo a fuertes. La temperatura rondará entre los 12 y 23 grados.

En tanto, mañana seguirá el viento y la temperatura máxima estimada descenderá a 15 grados. El sábado estará inestable con poco cambio de la temperatura.

Por último el domingo el cielo estará parcialmente nublado. La mínima será de 7 y la máxima de 16 grados.




Chuvas estão mais fortes no centro-norte da América do Sul, porém fracas na Argentina. Vemos abaixo o motivo:
 

No centro-norte da América do Sul predomina o ar quente úmido da Amazônia e que forma a ZCAS no sudeste do Brasil causando chuvas. Também o VCAN "puxa" umidade da Amazônia para o Nordeste causando chuvas.
 A baixa umidade e ventos fortes, impedem a formação de nuvens convectivas na Argentina. Porém quando a frente fria chegar mais ao norte da Argentina, receberá umidade da Amazônia causando temporais em Buenos Aires e sul do Brasil. No sul do Chile, por efeito da altitude da Cordilheira dos Andes, as nuvens das frentes frias são obrigadas a subir descarregando as chuvas do lado chileno não sobrando nada de umidade do lado argentino. São as chamadas chuvas orográficas. Vejam no mapa abaixo: no lado chileno ao sul está em 88% de umidade, no lado argentino está em 22%.

Esquema ilustrativo das chuvas orográficas

 Chuvas Orográficas de verão. Serra dos Pirineus. Pirenópolis/GO ...




AS NUVENS OROGRÁFICAS NA
ARGENTINA
14 h · 19.12.2014 
PATAGONIA | Cuando las nubes sorprenden

Avance de frente frío y formación de nubes orográficas en el norte patagónico. Corresponde a "ondas de montaña". Nubosidad típica de la región patagónica que se puede presentar en cualquier momento del año.

 





info.abril.com.br
18/12/2014 09h08

Calor e chuva provocam novos ataques de peixes carnívoros na Argentina

Reprodução
palometa No ano passado, foram registrados na região de Missiones mais de 70 ataques de palometas, uma espécie de piranha
 
As altas temperaturas e as pancadas de chuva nas últimas semanas na Argentina voltaram a provocar, assim como aconteceu em 2013, o registro de ataques de palometas, uma espécie de piranha, em diferentes pontos do país.

Dois banhistas, entre eles uma criança, foram atacados pelos peixes carnívoros nesta terça-feira (16) ao entrar no rio Garupá, na província argentina de Misiones - nesta ocasião, as mordidas não provocaram lesões graves.

Em 2013 foram registrados mais de 70 casos de ataques de palometas na região, onde, com a chegada do verão, a população costuma se banhar nas águas do rio.
Além de tomar cuidado com as piranhas, os banhistas precisarão ficar atentos às arraias, que descansam nas regiões litorâneas.
Em outros pontos da Argentina o alerta é pela picada de escorpiões, animais que também costumam aparecer quando as temperaturas começam a subir no verão argentino.
Um pai foi internado com urgência junto com a filha na semana passada, após receberem picadas de escorpião no bairro de Quilmes, na periferia de Buenos Aires.
Outro caso foi registrado nesta terça-feira na província de Córdoba, onde uma criança foi picada no pescoço e nas costas e está internada em uma unidade de tratamento intensivo

Nenhum comentário:

Postar um comentário