Seguidores

quinta-feira, 25 de dezembro de 2014

PERIGO: AUMENTAM TEMPERATURAS NO LITORAL DE SÃO PAULO

 Vejam na imagem da tarde para a noite do dia 22.12.2014 em movimento, vemos as nuvens no RJ que saem do mar para a terra, enquanto mais ao sul as nuvens vem da Amazônia. (veja abaixo na imagem com as setas brancas). O mar no litoral de SP está cada vez mais quente nesse início de verão e vai causar com isso, muitas chuvas torrenciais, principalmente no litoral e encosta da serra do mar. MUITO CUIDADO!!!!



 Vejam abaixo na imagem animada das TSM como diminuíram as temperaturas dos oceanos no hemisfério norte, mas aumentaram no hemisfério sul, PRINCIPALMENTE NO ATLÂNTICO SUL. Perceba isso, no mapa das ANOMALIAS DE TSM.




 Veja abaixo que já está em 27°C. Isso é temperatura no litoral do nordeste do Brasil. É MUITO QUENTE PARA O SUL DO BRASIL Qualquer frente fria que se aproxima, causa GRANDE EVAPORAÇÃO.





23/12/2014 16h18 - Atualizado em 23/12/2014 16h30

Instituto diz que chuva em Santos foi a maior desde o início dos registros

Em apenas um dia, choveu quase o triplo de todo dezembro de 2013.
Chuva bateu todos os recordes e foi a mais intensa dos últimos 36 anos.


Alexandre Lopes Do G1 Santos
Alagamento na Rua Oswaldo Cochrane, em Santos, SP, na tarde desta segunda-feira (22). (Foto: Helder Marques/ Arquivo Pessoal.)Alagamento na Rua Oswaldo Cochrane, em Santos, SP (Foto: Helder Marques/ Arquivo Pessoal.)
A chuva que atingiu a cidade de Santos, no litoral de São Paulo, nas últimas 24 horas, já é considerada a maior da história, desde que os dados começaram a ser medidos, em 1978. De acordo com o climatologista Rodolfo Bonafim, que há mais de 20 anos acompanha o índice pluviométrico na Baixada Santista, choveu cerca de 240 milímetros entre às 16h15 de segunda-feira (22) e às 16h15 desta terça-feira (23). O recorde anterior, de janeiro de 1978, era de 194 milímetros. (Veja imagens da chuva na região)

Arte chuva (Foto: Arte / G1 Santos) 

De acordo com Bonafim, que é diretor do instituto 'Amigos da Água', na história de Santos nunca choveu tanto quanto nas últimas 24 horas. "De forma alguma estava prevista uma chuva histórica como essa. Nós, climatologistas, acreditamos que, por causa das mudanças climáticas, essas chuvas tendem a ficar mais frequentes. Foi uma chuva extremamente forte. É o maior volume de chuva da história de Santos desde que as medições são feitas", explica.
A Defesa Civil de Santos não tem um acompanhamento histórico diário do índice de chuvas. De acordo com dados obtidos junto ao órgão pelo G1, apenas nesta segunda-feira choveu quase o triplo de dezembro do ano passado inteiro. No ano de 2013, apenas 99 milímetros de chuva foram computados pela Defesa Civil em Santos. Os números levantados pela Defesa Civil equivalem aos dos medidos por Bonafim.

Carros foram engolidos por cratera durante tempestade (Foto: Anderson Pinilha / VC no G1)Carros foram engolidos por cratera durante tempestade (Foto: Claudio Diaz Sterque / VC no G1)
Segundo a Defesa Civil de Santos, centenas de chamados foram feitos relatando pontos de alagamento na cidade. Por causa do grande volume de chuva, a Defesa Civil diz que não havia muito a ser feito com relação às inundações, já que o sistema de drenagem da cidade ficou completamente sobrecarregado. Por volta das 16h desta terça-feira, a Baixada Santista ainda registrava dezenas de pontos de alagamentos e alguns bairros permaneciam ilhados.
Aurino (à esquerda) ao lado da filha e de seu sogro (Foto: Arquivo pessoal)Aurino (à esquerda) ao lado da filha e de seu genro
(Foto: Arquivo pessoal)
Em São Vicente, cidade vizinha a Santos, um homem de 58 anos morreu após passar mal e não conseguir ser resgatado pelo SAMU por causa das enchetes nas proximidades da sua residência. De acordo com familiares, ele teria se engasgado com um pedaço de pão durante o lanche do fim da tarde. O Serviço de Atendimento Médico de Urgência chegou a ser acionado, mas as inundações fizeram com que o resgate chegasse ao local 13 horas após o chamado. A informação foi confirmada pelo tenente Rodrigo Caçador, do Batalhão da Polícia Militar de São Vicente, que explicou que uma maca precisou ser improvisada para retirar o corpo do local.
Fotos do temporal que atingiu a cidade. Os canais transboradaram com o excesso de chuva. (Foto: Arnaldo Junior/ Arquivo Pessoal)Canais transboradaram com o excesso de chuva em Santos (Foto: Arnaldo Junior/ Arquivo Pessoal)
Transtornos
Com o alto volume de chuva, motoristas e moradores tiveram problemas para se deslocar, por exemplo, entre as cidades de Santos e São Vicente. A chegada de Santos pela avenida Nossa Senhora de Fátima foi bloqueada pela Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) para acesso de veículos leves já que a chuva ultrapassava o limite das rodas dos carros. Apenas caminhões e ônibus conseguiam trafegar por um trecho. Moradores da Zona Noroeste ficaram ilhados, alguns até fizeram barricadas na porta de casa para tentar evitar a  entrada de água. Já na avenida Senador Pinheiro Machado, no Canal 1, o canal transborou e a água ficou no nível da rua.
Em São Vicente, na Linha Amarela, uma calçada que fica em frente a uma construção cedeu, assim como nas avenidas Presidente Wilson e Monteiro Lobato (Linha Vermelha). O motorista também encontrou dificuldade na praia do Itararé, que ficou parcialmente alagada no sentido São Vicente.
Bombeiros começaram a resgatar as pessoas do supermercado (Foto: Alex Ferreira/TV Tribuna)Bombeiros resgatando as pessoas em mercado
(Foto: Alex Ferreira/TV Tribuna)
Nas redes sociais, moradores de Praia Grande e Guarujá também relataram problemas nas principais avenidas da cidade. Em Praia Grande, por exemplo, dois veículos foram engolidos pelo asfalto na rua Xixová com a avenida Castello Branco. Já em Cubatão, a Defesa Civil local registrou pontos de alagamento em diversos bairros da Cidade, além de um pequeno deslizamento na Cota 200, que não atingiu nenhuma moradia.
Supermercado
Dezenas de pessoas ficaram ilhadas dentro de um supermercado de Santos, no litoral de São Paulo. Uma aposentada passou mal e foi socorrida. Cerca de 100 consumidores e trabalhadores precisaram passar a noite no local porque as ruas no entorno do mercado ficaram completamente alagadas. Os bombeiros só conseguiram fazer o resgate das pessoas na manhã desta terça-feira.

Turistas aproveitam o dia em meio a sujeira que o rio jogou no mar devido as fortes chuvas dos últimos dias na Praia de Maresias, no litoral de São Paulo (Foto: Márcio Fernandes/Estadão Conteúdo) 
25.12.2014
Turistas aproveitam o dia em meio a sujeira que o rio jogou no mar devido as fortes chuvas dos últimos dias na Praia de Maresias, no litoral de São Paulo (Foto: Márcio Fernandes/Estadão Conteúdo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário