2012 foi um ano de La Niña, por isso choveu menos que o normal. Esse ano é considerado um ano de neutralidade, ou seja, nem La Niña e nem El Niño. Porém podemos estar com sinais de um futuro El Niño próximo. O Atlântico Sul também tende a um aquecimento com a corrente do Brasil, o que causa mais evaporação e portanto, mais chuvas.
24/09/2013 16h48
- Atualizado em
24/09/2013 16h48
Setembro registra três vezes mais chuva do que em 2012 em SP
Cidade teve 65,4 mm de chuva, contra 20,4 mm em setembro de 2012.
Segundo especialista do CGE, acúmulo deve ficar acima da média do mês.
O mês de setembro de 2013 já registrou um acumulado de chuvas mais de três vezes maior em relação ao mesmo período do ano passado na cidade de São Paulo, segundo o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE), da Prefeitura.
Até esta segunda-feira (23), foram contabilizados 65,4 mm de chuva na capital paulista, contra 20,4 mm durante todo o mês de setembro de 2012. Segundo dados do CGE, somente na última segunda-feira o volume médio de chuvas foi de 28,1 mm.
Segundo o meteorologista do CGE Michael Pantera, setembro de 2012 foi um mês atípico. Já as chuvas em 2013 estão dentro da média histórica para o mês, que é de 66,9 mm. “Normalmente, é comum termos nesta época do ano períodos de chuva alternados com tempos secos. É um mês de transição, em que a estação chuvosa ainda não se estabeleceu", explicou.
O especialista ainda afirmou que a tendência é que o acúmulo médio de chuva para setembro de 2013 fique um pouco acima do normal. “Provavelmente devemos ultrapassá-la até o fim do mês, até porque falta pouco para isso. Não temos previsão de chuva para os próximos dias e só no domingo (29) devemos ter uma chuva mais significativa”, disse.
O CGE decretou estado de atenção para enchente entre 21h50 e meia-noite desta segunda-feira (23). A Zona Sul de São Paulo foi a que teve maior índice de precipitação média durante o período, com 35,4 mm. A chuva de segunda-feira causou 12 pontos de alagamentos na cidade, dois deles intransitáveis, no bairro de Vila Mariana e no Centro da cidade, e outros dez transitáveis.
O prefeito Fernando Haddad anunciou em 12 de setembro o Plano de Verão, um pacote de ações preventivas de curto prazo para preparar a cidade para o período de chuvas. No plano, estão previstas 79 obras de microdrenagem, além de revitalização de semáforos e substituição de árvores doentes.
Semáforos
A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) registrou problemas em 94 semáforos da cidade por volta das 9h30 da última segunda-feira. Cinquenta e um deles estavam apagados e outros 43 em amarelo piscante. A Prefeitura de São Paulo prevê a recuperação elétrica de 1.995 cruzamentos até dezembro de 2013, parte deles com uso de nobreak.
Quedas de árvore
Também foram registradas cinco quedas de árvores nesta segunda, que prejudicaram o trânsito e interromperam o passeio público. De acordo com o Plano Verão de Prefeitura, mil árvores que estão doentes na cidade deverão ser substituídas por novas mudas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário