Seguidores

segunda-feira, 23 de setembro de 2013

TUFÃO USAGI NA CHINA


Correio*

Tufão Usagi atinge sul da China e causa 21 mortes

O tufão provocou o cancelamentos de voos, a interrupção dos serviços de balsa e o fechamento das linhas de trem


23.09.2013 | Atualizado em 23.09.2013 - 09:47
Super tufão "Usagi" fez 25 mortos na China






Estadão Conteúdo

O tufão Usagi, que chegou a Taiwan no sábado, atingiu o sul da China neste domingo e causou 21 mortes, afirmaram autoridades locais nesta segunda-feira. O tufão provocou o cancelamentos de voos, a interrupção dos serviços de balsa e o fechamento das linhas de trem.


As mortes ocorreram na província de Guangdong, próxima a Hong Kong, depois que o tufão desviou do centro financeiro de Hong Kong. Anteriormente, a tempestade havia passado por Taiwan e Filipinas, onde foram registradas duas mortes.

De acordo com o site de notícias do governo da província de Guangdong, 13 das 21 pessoas que morreram na região estavam na cidade de Shanwei. Na noite deste domingo, o tufão estava a 140 km de Hong Kong e se movia a 22 km por hora.


JN 

Publicado às 10.58

, actualizado hoje às 11.20


O tufão "Usagi" causou, pelo menos, 25 mortos na província de Guangdong, no sul da China. Com ventos de 162 quilómetros por hora, afetou 3,66 milhões de pessoas e os prejuízos económicos ascendem a mais de 500 milhões de dólares. 
Acompanhada de fortes ventos e chuvas torrenciais, a mais forte tempestade tropical do ano tocou terra na costa chinesa pelas 19.40 horas de domingo (10.40 horas em Portugal continental), na cidade de Shanwei, fazendo pelo menos 25 mortos.
Foto de arquivo (foto )
O "Usagi", acompanhado de ventos de 162 quilómetros por hora, afetou mais de 3,66 milhões de pessoas e obrigou à evacuação de 226 mil. Provocou ainda o corte do abastecimento de energia elétrica e no fornecimento de água e levou à suspensão de várias ligações de transporte ferroviário e de autocarros que fazem a ligação entre o norte e sul da China.
Os prejuízos económicos deste super tufão elevam-se a 529 milhões de dólares (391 milhões de euros).
O "Usagi" está a cerca de 200 quilómetros a leste de Macau onde entrará em terra e começará a perder força, explicou à agência Lusa o diretor dos Serviços Meteorológicos e Geofísicos de Macau.
"A tempestade vai entrar em terra junto à cidade de San Mei, a cerca de 200 quilómetros a leste de Macau seguindo para noroeste a uma velocidade de cerca de 20 quilómetros por hora e começará a perder força", explicou Fong Soi Kun.


Nenhum comentário:

Postar um comentário