Seguidores

domingo, 22 de setembro de 2013

FORTES CHUVAS NA REGIÃO SUL DO BRASIL


 Imagem das 16h de 22 de setembro, mostra muitas instabilidades na Região Sul e no sul de SP onde causa chuvas e trovoadas.

 No mapa, as descargas elétricas(raios) principalmente no PR, como se vê abaixo na imagem do radar as quantidades de chuvas que caíram.



Chuvas atingem mais de 8 mil moradores no Sul do País

Por Agência Estado |

Fortes chuvas deixaram mais de 3 mil desalojados e de 1,4 mil desabrigados em Santa Catarina e Rio Grande do Sul

Agência Estado
As fortes chuvas que caíram neste domingo (22) na região sul do País atingiram um número elevado de casas e moradores em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul, informa a Defesa Civil desses Estados. No total, há mais de 3 mil atingidos em Santa Catarina e outros 5 mil no Rio Grande do Sul.
Leia também: Mais chuvosa e menos quente, primavera começa neste domingo


Marcelo Bittencourt/Futura Press
Chuva e alagamento na cidade de São José (SC), neste domingo (22)
De acordo com boletim da Defesa Civil catarinense, publicado às 10 horas deste domingo, há um total de 2.245 desalojados e 1.018 desabrigados no Estado. A cidade de Rio do Sul foi a mais atingida, com 1.050 desalojados e outros 472 desabrigados.
Já no Rio Grande do Sul, foram afetadas ao menos 5.217 pessoas pelo volume forte de chuvas. As informações não foram detalhadas entre desalojados e desabrigados. Segundo a Defesa Civil do Estado, as cidades mais atingidas foram Gentil, Santo Antônio do Palma, Nonoai e Lajeado do Bugre, sendo que Santo Antônio foi a mais impactada, com mais de 500 casas afetadas pelos temporais e mais de 1.500 pessoas.


22/09/2013 11h00 - Atualizado em 22/09/2013 13h17

Chuva causa estragos e afeta mais de 26 mil pessoas em todo o Paraná

Chuva atinge o estado desde a tarde de sexta-feira (20); não há feridos.
Até a manhã deste domingo (22), 24 municípios tinham sido afetados.

Do G1 PR

Em Guarapuava, torres caíram com os ventos que atingiram 87 km/h, segundo o Simepar (Foto: Eduardo Andrade/RPC TV)Em Guarapuava, torres caíram com os ventos que atingiram 87 km/h, segundo informou o Simepar
(Foto: Eduardo Andrade/RPC TV)
A chuva que atinge o Paraná desde a tarde de sexta-feira (20) causou estragos em pelo menos 24 municípios, conforme o último boletim divulgado pela Defesa Civil Estadual às 8h30 deste domingo (22). Ao todo, o número de pessoas afetadas subiu de 17.424 para 26.220. Até o início da manhã, 6.760 residências tinham sido danificadas por causa do granizo. A chuva deu uma trégua entre a noite de sexta-feira e a manhã de sábado (21), mas voltou a cair com intensidade no período da tarde.
Número de atingidos em Prudentópolis passa de 1 mil, segundo a Defesa Civil (Foto: Valdinei Oliveira/RPC TV) 
Chuva de granizo destelhou várias casas em Prudentópolis
no sábado (Foto: Valdinei Oliveira/RPC TV)
Ainda segundo o boletim da Defesa Civil, o município mais atingido é Corbélia, no oeste do estado, onde pelo menos 10 mil pessoas foram afetadas. Até o início desta manhã não havia registros de pessoas desalojadas ou desabrigadas.
Entre as regiões afetadas estão a de Guarapuava, Francisco Beltrão, Cascavel, Guaraniaçu, Chopinzinho e Prudentópolis. Os maiores danos foram causados em virtude da chuva de granizo, que destelhou vários telhados.
Na Lapa, na Região Metropolitana de Curitiba, 80 residências de uma área rural tiveram prejuízos na noite de sexta. Equipes dos bombeiros passaram a madrugada distribuindo lonas no local.
Em Guarapuava, todo o efetivo do Corpo de Bombeiros está empenhado no atendimento à população que foi atingida pelas fortes chuvas durante a madrugada. Até o início da manhã, cerca de 243 famílias tinham prejudicadas e três casas tinham sido danificadas por quedas de árvores. O alerta dos bombeiros é para que a população tome muito cuidado nos reparos em coberturas para evitar acidentes e para que evitem manusear fiação elétrica. 
A previsão do Sistema Tecnológico Simepar é de chova mais durante todo o domingo (22) e em praticamente todo o Paraná.  O tempo deve melhorar somente a partir de quarta-feira (25). Porém, as temperaturas não devem baixar muito. A máxima na capital fica próxima dos 21ºC neste domingo.
Estradas
A PR-170, que liga Guarapuava a Pinhão, no interior do estado, está interditada. Às 12h, equipes do Corpo de Bombeiros atuam no local para retirar árvores que caíram na pista. Neste horário, apesar da intensidade das chuvas, não havia interdições nas rodovias federais que cortam o estado.

A PR-170, entre Guarapuava e Pinhão, ficou interditada devido à queda de uma árvore (Foto: Valdinei Oliveira/RPC TV) 
A PR-170, entre Guarapuava e Pinhão, ficou interditada devido à queda de uma árvore
(Foto: Valdinei Oliveira/RPC TV)



Nenhum comentário:

Postar um comentário