Seguidores

sábado, 14 de setembro de 2013

SOL E CALOR NA MAIOR PARTE DO BRASIL


Imagens em movimento mostram o avanço da frente fria em direção à região sul do Brasil.
Abaixo, vemos a imagem em vapor d'água das 11h de 14 de setembro, indicando com as setas em amarelo a direção da umidade que chega do Pacífico e da Amazônia. 




JORNAL DO BRASIL





Sábado será de sol forte em quase todo o país


Portal Terra





O sol brilha forte neste sábado na maior parte do Brasil, segundo a Climatempo. Uma frente fria fica bloqueada no sul do Rio Grande do Sul e provoca temporais no sul do Estado. No Sudeste, o vento marítimo mantém muitas nuvens sobre o Espírito Santo, com um pouco de chuva no litoral. Muito sol e calor no Centro-Oeste do Brasil neste sábado. O vento que sopra do mar ainda forma nuvens por todo o leste do Nordeste. No Norte, as instabilidades continuam ativas. Confira a previsão por região: 
Região Sul
Frente fria fica bloqueada no sul do RS e provoca temporais no sul do Estado. As demais áreas gaúchas têm aumento de nuvens e chove a partir da tarde no centro e oeste. No restante da região o sol brilha forte e não chove.

Região Sudeste
O sol brilha forte no Sudeste do Brasil e faz calor à tarde. O vento marítimo mantém muitas nuvens sobre o ES, com um pouco de chuva no litoral. À tarde ocorrem pancadas isoladas de chuva no Sul e Zona da Mata de MG e no vale do Paraíba.
Região Centro-Oeste
Muito sol e calor no Centro-Oeste do Brasil neste sábado. A maior parte da Região continua sob influência do ar mais seco. Só há previsão de chuva no oeste de MT e de MS, à tarde.
Região Nordeste
O vento que sopra do mar ainda forma nuvens por todo o leste do Nordeste. Chove a qualquer hora desde o sul da BA até o leste do RN, intercalando com períodos de sol. Nas demais áreas da Região faz sol forte e não chove.
Região Norte
As instabilidades continuam ativas sobre parte do Norte, provocando chuva em vários momentos no AC, no norte de RO, no AM e em RR. No TO e no centro-leste e sul do PA, nada de chuva. Chove a partir da tarde no restante da região.


http://www.diariodecanoas.com.br
JORNAL DIÁRIO DE CANOAS
Contrastes - 13/09/2013 16h51

Atualizado em 13/09/2013 17h13

Recordes de alta temperatura e incêndios devastam Córdoba, na Argentina

Já no Uruguai, o alerta é para possíveis inundações, tormentas e granizo



Da Redação

Foto: MetSul/Divulgação

Argentina  - O calor de mais de 40 graus e a baixa umidade do ar (na quarta-feira chegou a 7%) que atinge a região de Córdoba, na Argentina, está causando incêndios devastadores. De acordo com informação do jornal La Nacion, dados oficiais estima que os incêndios florestais e em vegetações atingiram mais de 40 mil hectares. Mais de uma centena de casas foram destruídas pelo fogo, centenas de animais morreram nas pastagens e na floresta, e pelo menos cinco pessoas ficaram feridas.
Nesta quinta-feira, após a chuva que chegou ao sul da província, a temperatura começou a diminuir. A diminuição do evento também contribuiu pra o controle do fogo. Cerca de 70% dos focos de incêndio já estariam controlados. 
Para incêndios em Córdoba, o governo nacional estará proporcionado benefícios e pensões sociais, além de fortalecimento de linhas de crédito por três meses para ajudar as vítimas. A medida é do Decreto 1369/2013, assinado pela presidente Cristina Fernández Kirchner e publicado nesta sexta-feira no Diário Oficial.
Contraste no Uruguai
Já o país vizinho, Uruguai, a ameaça vem das águas. Os meteorologistas da MetSul emitiram uma advertência que o país pode ser afetado por precipitações muito volumosas nos próximos dias com acumulados em alguns pontos equivalentes até mesmo à chuva de dois meses. O risco de inundações é eminente, especialmente no Centro e Norte do país. Tormentas isoladas com vento forte e queda de granizo também podem atingir o país. 

RIO GRANDE DO SUL
Porto Alegre  - A última semana foi tórrida no Estado, com temperaturas que passaram dos 35 graus e, segundo o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC/INPE), nesta semana foram registrados índices de umidade do ar abaixo dos 30%.

Nenhum comentário:

Postar um comentário