Seguidores

sexta-feira, 20 de setembro de 2013

PREVISÃO DE ENCHENTES NO SUL DO BRASIL

 Imagem das 10h de 20 de setembro, mostra a formação de forte instabilidade sobre SC e norte do RS.

Abaixo, a previsão de chuvas com suas quantidades para as próximas 48horas que podem causar enchentes e deslizamentos nas serras em SC e norte no RS.



Abaixo as descargas elétricas (raios) as 10h de 20 de setembro no norte do RS e em SC.



 
CLIMA 19/09/2013 - 20h34min

Feriadão Farroupilha será de chuva extrema no Sul do Brasil

Entre a sexta-feira, 20 de setembro, e o domingo (22), as condições meteorológicas estarão favoráveis a formação de grandes e fortes áreas de instabilidade sobre a Região Sul do Brasil, que devem provocar muita chuva. Em nota, os meteorologistas desaconselham viajar ao Litoral Norte gaúcho e à costa catarinense porque ambas regiões terão chuva em volumes excessivos e com condições de trafegabilidade perigosas nas rodovias (risco de queda de barreiras, aquaplanagem e até possibilidade de interrupção). A BR-101 merecerá atenção no Litoral Norte e Sul de Santa Catarina pelo risco de alagamento, e a Rota do Sol e outras rodovias da Serracomo a BR-116 pela ameaça de deslizamentos e queda de barreiras.

As projeções dos modelos analisados pela MetSul sugerem um alto risco de enchentes na Metade Norte do Rio Grande do Sul e Santa Catarina nos próximos dias. Preocupam as bacias dos rios com nascentes mais ao norte gaúcho como as dos rios Pelotas e Uruguai. Ademais, choverá muito no Oeste catarinense, o que vai potencializar a cheia do Rio Uruguai.

Os acumulados de precipitação mais extremos vão se concentrar na parte mais ao Norte da Serra, mas deve chover muito na área mais ao Sul da Serra Gaúcha também, logo o cenário é de alerta quanto à possibilidade de rios como Paranhana, Sinos, Taquari, Caí e Antas. A perspectiva de chover muito no Litoral Norte do Rio Grande do Sul agrava o risco de cheias dos rios Gravataí e Sinos. Também o Jacuí preocupa, já que os acumulados devem ser muitos altos na nascente no Norte do Estado. Não há iminente risco no Guaíba, mas o lago tende a ter forte subida na próxima semana, não se descartando cheia nas ilhas.

O tempo começa a mudar já nesta quinta-feira (19) à noite. Áreas de instabilidade devem se formar entre Santa Catarina e o Paraná, alcançando a divisa gaúcha e catarinense no final do dia e nas primeiras horas desta sexta. No decorrer da sexta, a chuva segue se deslocando para o Sul e alcança quase todo o território gaúcho.



20/09/2013 07h23 - Atualizado em 20/09/2013 09h43

Tempo fica instável em todo o RS e alerta de temporal é mantido

Chuva e vento forte podem atingir áreas da Metade Norte, diz Inmet.
No começo da manhã já chovia na divisa com Santa Catarina.

Do G1 RS

Porto Alegre amanheceu com tempo parcialmente nublado nesta sexta-feira (20) (Foto: João Laud/RBS TV)Porto Alegre amanheceu com tempo parcialmente nublado nesta sexta-feira (20) (Foto: João Laud/RBS TV)
A instabilidade vai tomar conta de todas as regiões do Rio Grande do Sul nesta sexta-feira (20). Alertas meteorológicos desde quinta-feira (19) indicam que pode chover e ventar forte principalmente na Metade Norte do estado, na divisa com Santa Catarina. A chuva deve se espalhar para as demais áreas ao longo do dia. As temperaturas ficaram mais altas do que nos últimos dias pela manhã.
Porto Alegre registrou mínima de 12,8°C ao amanhecer. A maioria das estações de medição automáticas do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) marcava mínimas acima dos 10°C. No Sul as temperaturas ficaram mais baixas. Em Jaguarão fez 7,5°C, e em Chuí 8,7°C. Na Serra, Vacaria registrou 10,6°C.
A nebulosidade impede que as temperaturas subam muito à tarde. As máximas podem chegar a 23°C em Uruguaiana, na Fronteira Oeste, 22°C em Porto Alegre, no Leste do estado, e 15°C em Bagé, na Campanha.
Durante o feriadão que lembra a Revolução Farroupilha no Rio Grande do Sul, a previsão aponta que deve chover entre 100 mm e 130 mm em 24 horas, sendo que a média mensal para setembro é 170 mm. Há previsão de temporal e risco de alagamento, e as áreas ao Norte do estado devem ser as mais atingidas. Deve chover 60 mm nos Campos de Cima da Serra, cerca da metade da média do mês na região.

Nenhum comentário:

Postar um comentário