Seguidores

quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

CICLONE EXTRATROPICAL NA EUROPA

Imagem de 05.02.2014  mostra ciclone extratropical com frente fria sobre a Europa.
euronews

Corvo e Flores com alerta vermelho e Eslovénia congelada

05/02/2014 17:36 CET
Mau tempo volta na madrugada com chuva, vento e neve
Fotografia © Orlando Almeida/Globalimagens


O mau tempo está a provocar inúmeros problemas um pouco por toda a Europa e a deixar sob máxima prevenção várias regiões, com os Açores à cabeça. As ilhas do Corvo e das Flores, que compõem o grupo mais ocidental, foram mesmo colocadas esta quarta-feira pelo IPMA (Instituto Português do Mar e Atmosfera) sob alerta vermelho por causa do vento, o mais grave de todos e que antecipa uma eventual situação de risco extremo, e alerta amarelo referente à agitação marítima. Ambos os alertas começaram às 9 horas da manhã, o primeiro prolonga-se pelo menos até às 18 horas e o segundo vai até à meia-noite.
Toda a costa atlântica portuguesa, assim como os grupos central e oriental das ilhas açorianas, foi colocada sob alerta laranja, o segundo mais grave da escala, por causa do vento forte entre o meio-dia e e as 6 horas da manhã de quinta-feira. A costa continental está igualmente sob alerta laranja pelo mesmo período, enquanto os dois grupos de ilhas açorianas estão sob alerta amarelo devido à agitação marítima igualmente até ao início da manhã.
Os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Coimbra, Leiria, Lisboa, Setúbal, Beja e Faro vão manter-se com alerta laranja para o vento até ao meio-dia de sexta-feira. A ilha da Madeira vai estar sob alerta amarelo também até às 12 horas de sexta-feira.
A provável queda de neve, por último, deixou os distritos de Guarda e Castelo Branco com sinal laranja e Viana do Castelo, Braga, Vila Real, Bragança, Porto e Viseu com alerta amarelo.
Ao largo da costa francesa, junto à Finisterra, as ondas têm sido as grandes protagonistas. Ora engolindo os faróis da zona, ora invadindo as margens. No sudoeste da Inglaterra, o mar fez ruir parte da muralha costeira próxima da cidade de Dawlish, condado de Devon, deixando uma linha de comboio literalmente pendurada.
Com a tempestade a dirigir-se para leste, com Londres na rota, no sul da Irlanda o caudal do rio Lee subiu e deixou o centro da cidade de Cork, a segunda maior do país, inundado. A água chegou a atingir cerca de um metro de altura em algumas ruas e houve até quem aproveitasse para dar uns mergulhos (ver o vídeo). Foi a terceira vez em cinco dias que Cork se viu inundada.
Na Eslovénia, por fim, é a neve e o gelo que assumem os principais papéis deste cada vez mais aparente filme de terror meteorológico. Pode mesmo dizer-se que o país está praticamente congelado.
Desde sexta-feira que a Eslovénia está praticamente parada. Cerca de um quarto das habitações em todo o país estão sem eletricidade e o gelo está a afetar e até, imagine-se, a ameaçar mais de metade da floresta eslovena. Muitas localidades chegaram a ficar completamente isoladas e o mau tempo, de acordo com as previsões, está na Europa para ficar.


clicrbs.com.br

Tempestade Brigid e ondas gigantes colocam o litoral da Europa em alerta

02 de fevereiro de 2014 0
Ben Sanchis. 1º de fevereiro. Foto Aaron Pierce/Billabong XXL
Tom Butler. 1º de fevereiro. Foto Aaron Pierce/Billabong XXL
Reino Unido, Irlanda e Portugal estão em estado de alerta com a chegada de mais uma tempestade de inverno batizada de Brigid, em uma homenagem a uma deusa celta. Não é por acaso então que Tom Butler e Benjamin Sanchis se atiraram nas esquerdas de Mullaghmore Head, na Irlanda, neste dia 1º de fevereiro, em fotos registradas pelo brasileiro Pietro França e por Aaron Pierce.
As regiões costeiras da Península Ibérica, Inglaterra, País de Gales e Irlanda emitiram alertas de mau tempo em relação a um sistema de baixa pressão profundo formado no meio do Atlântico Norte que chega na Europa nos primeiros dias de fevereiro de 2014.
Ben Sanchis. 1º de fevereiro. Foto Pietro França/Billabong XXL
Ben Sanchis. 1º de fevereiro. Foto Pietro França/Billabong XXL
Ao contrário da tempestade de inverno Hércules, que chegou a se estender até o Marrocos, Brigid está indo direto para a Europa de forma constante na direção leste. Na Irlanda a estimativa é de que as ondas cheguem aos 40 pés, enquanto na costa da Espanha (região da Galícia) e no Norte de Portugal, um tamanho de 20 a 30 pés.
Na Inglaterra, as autoridades meteorológicas estão esperando uma tempestade “apocalíptica” semelhante a Hércules, registrada no início de janeiro. Cornwall, a capital do surfe inglês, pode ser seriamente afetada pela maré e os ventos fortes.
Brigid no litoral europeu. Foto Reprodução Modelo NOOA.
Brigid no litoral europeu. Foto Reprodução Modelo NOOA.

Andrew Cotton em Nazaré neste domingo, 2 de fevereiro. Foto Bruno Aleixo/Billabong XXL
Andrew Cotton em Nazaré neste domingo, 2 de fevereiro. Foto Bruno Aleixo/Billabong XXL

Nenhum comentário:

Postar um comentário