Seguidores

quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

NOVOS RECORDES DE CALOR NO BRASIL

 Nas imagens das 21h30min de 04.02.2014, vemos instabilidades que se formaram no litoral brasileiro causadas pelos ventos úmidos vindos do Atlântico mais aquecido e da Alta Pressão(anticiclone).

 Nos mapas vemos as chuvas ocorridas no dia 04.02.2014 e vemos que mais uma vez não chove no sudeste do Brasil. No mapa seguinte percebe-se que já chegam a 20 dias sem chuva no Sudeste do Brasil. Na Venezuela e Colômbia estão em forte seca.





DO CLIMATEMPO

Mais um recorde de calor no Rio de Janeiro

4 de fevereiro de 2014 às 17:21 por Marcelo Pinheiro

Pelo segundo dia seguido a cidade do Rio de Janeiro registrou mais um recorde de calor para o ano de 2014. A temperatura máxima desta terça-feira (04) foi de 40,8°C na estação de Santa Cruz, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET). Ontem, a temperatura já havia chegado a 40,6°C. O calor intenso é resultado de uma forte massa de ar quente que está sobre o Sudeste, ainda dificultando a formação de instabilidades e a chegada de frentes frias. O bloqueio atmosférico que se estabeleceu sobre o centro-sul do Brasil vem deixando a capital fluminense com tempo seco. A última vez que choveu na cidade foi no dia 17 de janeiro, ou seja, há quase 20 dias. E a previsão para os próximos dias ainda é de tempo ensolarado, com calor intenso e pouca chuva no estado. A umidade segue baixa e as pancadas de verão só devem ocorrem em poucas áreas da Região Serrana e do Vale do Paraíba.

JORNAL VALE DO SINOS 
Publicado em 04/02/2014 - 21h39
Última atualização em 05/02/2014 - 08h32

Máxima na região superou 42ºC nesta terça

Em um calor sufocante, Taquara registrou novamente temperatura recorde no estado, com 42,3ºC
Ermilo Drews - ermilo.neto@gruposinos.com.br
Foto: Ermilo Drews/GES-Especial
A maior temperatura nesta terça-feira (4) no Rio Grande do Sul foi registrada pela estação meteorológica da cidade de Taquara que indicou 42,3ºC. Os termômetros indicaram ainda 41,3ºC em Santa Cruz do Sul, 40,4ºC em Santa Rosa, 39,5ºC em São Leopoldo, 39,1ºC em Campo Bom e Porto Alegre, 39ºC na Base Aérea de Canoas e 38,3ºC em Teutônia. O calor trouxe chuva de verão para o Vale do Sinos, com intensidade forte em alguns pontos e até granizo isolado.

Onda de calor ganha força e dias serão tórridos
Os meteorologistas do Sistema Metroclima reiteram que esta semana se encaminha para ser ao seu final a mais quente já registrada em Porto Alegre (veja levantamento histórico exclusivo). Alerta-se que, inclusive, o calor deve aumentar no decorrer dos próximos dias com máximas que podem ficar entre 41ºC e 42ºC à sombra nas estações do Sistema Metroclima.

Bolha de ar extremamente quente (“heat dome” no jargão dos meteorologistas dos Estados Unidos) está sobre o Sul do Brasil, proporcionado calor extremo e em níveis históricos. No Rio Grande do Sul, a sua atuação se dá mais para o Centro e o Norte do Estado, o que inclui a área de Porto Alegre. As frentes frias não conseguem avançar por um padrão de bloqueio atmosférico e o calor persiste por muitos dias seguidos, sendo modulado no dia a dia na sua intensidade apenas pela cobertura de nuvens e ocasional ocorrência de chuva.

Renovam-se as recomendações sobre cuidados que devem ser tomados durante período de calor extremo. Faça abundante hidratação (dê preferência à água e sucos de fruta), evite exercício físico desnecessário e tenha cuidado especial com pessoas idosas ou de saúde fragilizada e não inicie fogo ou jogue ponta de cigarro do carro ou em gramados pois o risco de incêndios em vegetação será alto (atenção para os morros de Porto Alegre). Atente ainda para os índices de radiação UV que vão estar muito altos a extremos, não se recomendando a exposição prolongada ao sol entre o meio da manhã e a metade da tarde.

Apesar do ar mais seco dos próximos dias, devido à atmosfera extremamente quente, não se pode descartar formações muito isoladas de instabilidade da tarde para a noite capazes de gerar chuva e temporal. O quadro, porém, vai ser de predomínio de tempo seco com chance de instabilidade isolada apenas no fim de tarde ou no começo da noite.

Nenhum comentário:

Postar um comentário