Seguidores

sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

TEMPERATURA DO MAR INTENSIFICA TEMPORAIS

 Temperatura alta do mar, em torno de 27°C é a causa de temporais fortes no sul do Brasil. Mar quente facilita a evaporação e consequentemente muita chuva. Com a chegada da frente fria, a temperatura do ar baixou e causou a condensação da grande quantidade de vapor vindo do mar.

JORNAL ZERO HORA 14/02/2014 | 10h04

"As telhas pareciam papelão", relata morador de Torres que teve casa destruída pelo temporal

Luís Renato Schultz Pinheiro pouco pôde fazer para salvar móveis e eletrodomésticos no bairro Guarita.

Às 19h15min de quinta-feira, um vento fraco passou pela casa do reciclador Luís Renato Schultz Pinheiro no bairro Guarita, em Torres (Litoral Norte), e ele achou que seria mais uma chuva de verão. Porém, quando olhou para cima, o teto de sua casa de madeira simplesmente foi levado pelos ares e a chuva desabou sobre o homem e a filha Diohana, de 12 anos.

— Só via as telhas voando. Elas pareciam papelão. Deitei o roupeiro e o colchão em cima da minha guria e já não tinha para onde correr — relata Pinheiro, que perdeu tudo que tinha na residência.

A água chegou à altura do joelho. Com tuberculose, Pinheiro não pode fazer força. Foi impossível evitar que os poucos móveis e eletrodomésticos acabassem inutilizáveis. Conseguiu ajudar um vizinho que é cadeirante.




DIÁRIO DE CANOAS
Publicado em 13/02/2014 - 21h57
Última atualização em 13/02/2014 - 23h15

Chuva forte, vento intenso e alagamento em Torres

Corpo de Bombeiros já atendeu a pelo menos 50 ocorrências de casas alagadas

Foto: Marcel de Rose/MetSul/Divulgação
Torres - Uma chuva extrema, que caiu por cerca de 40 minutos, acompanhada de vento intenso, na noite desta quinta-feira (13), deixa pontos da cidade de Torres, no Litoral Norte com áreas alagadas. Segundo informou a MetSul Meteorologia, a situação na cidade é crítica e os alagamentos são graves na cidade. A Lagoa do Violão chegou a transbordar.
Defesa Civil contabiliza 30 casas destelhadas e ruas continuam alagadas em Torres Harleyson de Almeida/Especial
A prefeita de Torres, Nilvia Pereira, visita uma das casas afetadas

Internautas informaram que este é um dos piores aguaceiros dos últimos tempos e que, em vários pontos, a água chegou a mais de um metro.

O Corpo de Bombeiros de Torres já atendeu a pelo menos 50 ocorrências de casas alagadas e 30 de residências destelhadas, mas ainda não há confirmação sobre desalojados na cidade. Os bairros mais atingidos, conforme a corporação, são os das partes mais baixas da cidade.

Em Tramandaí e Imbé, o temporal não causou grandes prejuízos, já que o vento derrubou apenas alguns postes e árvores, afirma o corpo de bombeiros do município.

A MetSul ainda alerta que a chuva extrema castigará o sul e leste de Santa Catarina nas próximas horas, com níveis de chuva que podem variar entre 100 a 200 mm.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário