Seguidores

sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

AVISO DE TEMPESTADE EM PORTUGAL




sol.sapo.pt
Avisos laranja e amarelo devido à chuva, vento, agitação marítima e neve

6 de Fevereiro, 2014
Quase todo o país está hoje sob aviso laranja e amarelo devido à previsão de agitação marítima, vento forte, chuva, granizo, trovoadas e queda de neve, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).De acordo com o IPMA, toda a costa portuguesa está sob aviso laranja, o segundo mais grave de uma escala de quatro, devido à previsão de agitação marítima forte, com ondas entre os 5 e os 7 metros.
Os distritos de viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Coimbra, Leiria, Lisboa, Setúbal, Beja e Faro vão estar sob aviso laranja (que representa uma situação meteorológica de risco moderado a elevado) até às 06:00 de sexta-feira por causa do estado do mar.
O IPMA colocou também sob aviso laranja os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto e Aveiro por causa do vento, estando previstas rajadas da ordem dos 95 quilómetros/hora em especial no litoral e da ordem dos 120 quilómetros/hora nas terras altas até às 15:00 de hoje.
Os distritos de Vila Real, Bragança, Viseu, Guarda, Castelo Branco e Coimbra estão sob aviso amarelo até sexta-feira devido à previsão de queda de neve acima dos 1.000 metros, descendo temporariamente para 600/800 metros, vento forte com rajadas da ordem dos 110 quilómetros/hora nas terras altas e chuva por vezes forte, passando a aguaceiros que poderão ser fortes de granizo e acompanhados de trovoadas.
O IPMA colocou também sob aviso amarelo os distritos de Leiria, Santarém, Lisboa, Portalegre, Évora, Beja Setúbal e Faro por causa da chuva acompanhada de granizo e trovoadas e do vento com rajadas da ordem dos 80 quilómetros/hora até às 21:00 de hoje.
Também sob aviso amarelo (que implica uma situação de risco para certas atividades dependentes da atividade meteorológica) está o arquipélago da Madeira (até às 12:00 de hoje) devido à chuva forte e vento com rajadas da ordem dos 100 quilómetros/hora.
Esta situação já levou a Capitania do Porto do Funchal a emitir na quarta-feira à noite um aviso de mau tempo para o arquipélago da Madeira e aconselhou o regresso das embarcações aos portos de abrigo.
Também o IPMA emitiu na quarta-feira à noite um novo aviso para mau tempo até domingo em Portugal continental, prevendo forte agitação marítima, vento, chuva e queda de neve nas regiões centro e norte.
Segundo o IPMA, estas condições meteorológicas decorrem de uma forte corrente de oeste no Atlântico norte e da passagem frequente de ondulações frontais de forte atividade pelo território do continente.
Por sua vez, a Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) alertou também na quarta-feira, para o risco de cheias nas bacias dos rios Lima, Cávado, Tâmega, Vouga, Mondego e Tejo.
De acordo com a ANPC, as bacias dos rios Lima, Cávado, Tâmega, Vouga, Mondego e Tejo estão “suscetíveis à ocorrência de cheias, nas zonas historicamente vulneráveis”.
Lusa/SOL

 Imagem do dia 07.02.2014 mostra frente fria chegando em Portugal e um ciclone extratropical agita o mar ao norte.



Imagem em tempo real da Europa.

Para mais detalhes sobre a previsão na Europa acesse o link:
http://filosofiaclimatica.blogspot.com.br/2012/11/previsao-do-tempo-para-europa.html 


Mau tempo (Lusa)

 tvi24.iol.pt

Costa espanhola também sofre com temporal

Nos 16 portos das Astúrias, os estragos estão estimados em mais de 5,4 milhões de euros

Por: tvi24 / CLC    |   2014-02-06 23:16
 
O temporal, com forte vento e ondulação, que tem afetado o norte da Península Ibérica já causou importantes estragos materiais na orla costeira, da Galiza ao País Basco, e o desvio de vários aviões.

A chegada de uma nova tempestade proveniente do Atlântico desencadeou a emissão de alertas em 35 províncias, devido a forte vento e ondulação, com rajadas de 120 quilómetros horários e ondas de sete metros, com especial incidência na Galiza, no litoral cantábrico, na meseta norte e nos Pirenéus.

Nos 16 portos das Astúrias, os estragos estão estimados em mais de 5,4 milhões de euros, informou hoje a conselheira para o Fomento, Belén Fernández, no parlamento asturiano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário