Seguidores

domingo, 16 de fevereiro de 2014

VENTOS ALÍSIOS FREARAM AQUECIMENTO GLOBAL

 
10/02/2014 12h40 - Atualizado em 10/02/2014 13h09

Ventos alísios frearam aquecimento global, apontam cientistas

Tipo de vento sopra da direção leste para oeste.
Dados foram publicados na revista científica 'Nature Climate Change'.

Da France Presse  G1

Um aumento sem precedentes dos ventos alísios no Oceano Pacífico reprimiu o aquecimento climático nos últimos 12 anos, mas os efeitos do fenômeno são temporários e as temperaturas voltarão a subir, segundo um estudo publicado na revista "Nature Climate Change".
O forte aumento dos ventos alísios das Américas em direção ao oeste do Pacífico, na região do Equador, fortaleceu o movimento das águas oceânicas, de acordo com pesquisa feita por cientistas australianos. "Se os ventos sopram com vigor particular, a água quente que se acumula começa a convergir para o interior do mar', explica Matthew England.
"De certa maneira, isto contém na superfície do oceano a energia que desprende o gás de efeito estufa e o que provocou o hiato (no processo de aquecimento climático)", completou. "Esta pausa no aquecimento da temperatura na superfície não significa que o aquecimento global parou", destacou o cientista.
"Vemos que o gelo ártico derrete a um nível recorde. As superfícies geladas nos continentes também derretem rapidamente e a temperatura dos oceanos continua aumentando", disse. "Quando os ventos alísios desaceleram ou param, a absorção do calor pelos oceanos se reverte e acontece então o efeito inverso, um excedente de calor na atmosfera", conclui England.

Hiato no clima
No ano passado, na divulgação de um novo relatório elaborado pelo Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas, IPCC na sigla em inglês, tinha como ponto polêmico o trecho que debatia "hiato" da mudança climática, que acabou sendo mantido no documento.
O trecho explica que houve uma "desaceleração" no aumento da temperatura global entre 1998 e 2012, com taxa de aquecimento de 0,05ºC por década, enquanto que período entre 1951 e 2012, essa taxa era de 0,12ºC.
Para o IPCC, esta desaceleração sentida não significa uma mudança de curso no aquecimento do planeta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário