Seguidores

sábado, 1 de fevereiro de 2014

BLOQUEIO ATMOSFÉRICO CAUSA SUPERAQUECIMENTO


 Imagens das 15h de 31.01.2014 mostram uma alta pressão(anticiclone) tropical sobre o Atlântico Sul impedindo a passagem das frentes frias. Somente com o avanço de uma alta pressão mais forte e fria vinda do Pacífico Sul poderá mudar essa situação. No Pacífico Sul também estão bloqueadas como vemos na imagem em movimento.



JORNAL ZERO HORA  28/01/2014 | 18h34

Janeiro de 2014 está 2,5ºC mais quente do que a média em Porto Alegre

Mínimas na Capital também estão mais elevadas do que o normal, mantendo uma média de 21ºC


O calor no Rio Grande do Sul está acima da média para o mês de janeiro. E deve continuar assim pelo menos até a primeira semana de fevereiro.
Em Porto Alegre, a média até agora é de 32,5ºC — 2,5ºC acima do normal. A sequência de ondas de calor, com intervalo muito curto entre elas, é uma das razões para puxar a temperatura média do mês para cima.
Na semana passada, a Capital teve cinco dias consecutivos com máximas acima dos 35ºC. Depois de um fim de semana de refresco, nesta terça-feira Porto Alegre voltou a registrar 37,2ºC. A maior temperatura no Estado foi de 39,1ºC, em Campo Bom, no Vale do Sinos.
— As frentes frias têm passado muito rapidamente pelo Sul, então dá para perceber que o bloqueio está mais forte, tanto que a zona de convergência do Atlântico Sul, que leva chuva para o Sudeste, também diminuiu — observa a meteorologista Kelen Andrade, do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos do Instututo Nacional de Pesquisas Espaciais (CPTEC/Inpe).
O bloqueio à que ela se refere é formado por correntes de jato. São ventos muito fortes em altos níveis da atmosfera que impedem o ingresso de frentes frias vindas do Uruguai e da Argentina, criando uma espécie de bolha de ar quente sobre o Rio Grande do Sul.
— Esse bloqueio só pode ser rompido por uma forte frente fria continental, que traga a umidade da Amazônia passando pelo interior do continente, e não há previsão de que isso ocorra antes da segunda semana de fevereiro — diz a meteorologista Olívia Nunes, da Somar Meteorologia.
De acordo com Olívia, é mais comum a ocorrência desse tipo de bloqueio nos meses de inverno, mas o fenômeno não chega a ser atípico no verão. A meteorologista relativiza também o fato de a temperatura estar acima da média, pois o normal climatológico, por padrão internacional, é estabelecido em intervalos de 30 anos, e a referência atual é o período de 1961 a 1990. Nos últimos anos, os registros estão bem próximos da média de 2014 (veja abaixo).
A combinação do bloqueio atmosférico, com massa de ar quente represada sobre o Rio Grande do Sul, somada à baixa nebulosidade e ao maior período de insolação característico do verão faz com que a temperatura mínima também seja 0,5ºC mais alta do que o normal, com 21°C até agora, na Capital.

Jornal NacionalJORNAL NACIONAL
31/01/2014 20h56 - Atualizado em 31/01/2014 20h56

Fevereiro começa com temperaturas bem altas em todo o Brasil

Vai continuar mais quente do que o normal na primeira semana de fevereiro por causa de um bloqueio na atmosfera.

Todo esse calor que faz aqui no Brasil durante essas últimas não vai embora nem tão cedo.
O mês de fevereiro começa com temperaturas bem altas em todo o Brasil. Tanto de manhã como à tarde.
Neste sábado (1º), pode fazer 31°C em Salvador, 32°C em Manaus - a mesma temperatura de Curitiba. Em São Paulo e em Cuiabá, máxima de 35°C. No Rio, de 39°C. Nos termômetros, porque a sensação será de 50°C.

Vai continuar mais quente do que o normal na primeira semana de fevereiro por causa de um bloqueio na atmosfera. Esse bloqueio acontece porque lá no Oceano Pacífico tem um sistema de alta e outro de baixa pressão atmosférica que impedem o ar mais frio de chegar ao Brasil. Isso também vai fazer com que continue a chover menos, principalmente no Sudeste.
No sábado, todo o país deve amanhecer com sol. Mas o tempo só continua aberto o dia todo entre o norte do Paraná, Rio de Janeiro e Paraíba. À tarde, volta a chover no Rio Grande do Sul. E tem previsão de temporais para o estado. Em Santa Catarina e no sul do Paraná, a chuva vai ser bem rápida.
E como tem acontecido quase todos os dias, à tarde, chove forte entre Piauí, Acre e Mato Grosso.

 Imagem das 16h de 31.01.2014, mostra o temporal em azul. chegando no Vale dos Sinos.


31/01/2014 16h52 - Atualizado em 31/01/2014 18h47

Chuva e vento forte causam estragos em municípios do Vale do Sinos, RS

Temporal derrubou árvores, postes e destelhou casas em Novo Hamburgo.
Corpo de Bombeiros ainda contabiliza estragos no município.

Do G1 RS

Temporal destelhou prédios em Novo Hamburgo (Foto: Alexandre dos Santos/RBS TV)Temporal destelhou prédios em Novo Hamburgo (Foto: Alexandre dos Santos/RBS TV)
Após mais um dia de muito calor na maior parte do Rio Grande do Sul, um forte temporal atingiu municípios do Vale do Sinos na tarde desta sexta-feira (31). Em Novo Hamburgo, a chuva chegou acompanhada de pedras de granizo e rajadas de vento e causou muitos estragos na cidade. Até o momento, não há registro de feridos.
De acordo com o Corpo de Bombeiros de Novo Hamburgo, há várias ocorrências em atendimento na cidade. O vento derrubou postes, árvores e destelhou casas, provocando interrupções no trânsito e falta de energia elétrica em vários bairros. A concessionária AES Sul contabiliza 90 mil pontos sem energial elétrica no Vale do Sinos.
A ventania destelhou o estacionamento, derrubou um muro e um outdoor do Hipermercado Atacadão, no centro da cidade. Ambulâncias do Samu foram deslocadas para o local, mas segundo a assessoria do estabelecimento, bombeiros e Defesa Civil estiveram no local e não identificaram nenhum ferido.

O telhado do Hospital Municipal de Novo Hamburgo também foi afetado pelo temporal. De acordo com a assessoria da instituição, a troca das telhas já está sendo providenciada. Até as 18h, nenhum ferido tinha dado entrada na emergência em função do temporal.
Também ocorreram prejuízos em outros pontos da cidade. Na Avenida Bento Gonçalves, no Centro, um prédio de dois andares ficou parcialmente destelhado. Janelas inteiras foram arrancadas. Telhas e tijolos também caíram no chão, atingindo um carro estacionado na via. Outros veículos também foram atingidos por árvores e postes em outros pontos da cidade.

Árvores caídas na pista também causaram bloqueio na BR-116, na altura do quilômetro 239, segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF). Os destroços bloqueiam totalmente o trânsito no sentido interior-capital. O temporal também causou estragos nas estações do Trensurb em Novo Hamburgo, mas segundo a companhia não chegou a comprometer a operação dos trens.
De acordo com o major Ben-Hur Pereira da Silva, da Defesa Civil Estadual, os coordenadores municipais e regionais do órgão ainda estão contabilizando os estragos no município para prestar assistência aos atingidos. A prefeitura de Novo Hamburgo informou que  está com equipes mobilizadas para consertar os estragos e distribuir lonas e telhas às famílias atingidas.
O temporal também atingiu os municípios de Dois Irmãos, Sapiranga e Estância Velha, além de Montenegro, no Vale do Caí, mas causando estragos menores.
Temporal Novo Hamburgo RS (Foto: Alexandre dos Santos/RBS TV)Plcas de publicidade e outros destroços caíram sobre carros (Foto: Alexandre dos Santos/RBS TV)
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário