Seguidores

domingo, 9 de fevereiro de 2014

CONTINUA O BLOQUEIO ATMOSFÉRICO NO SUL DO BRASIL

Na imagem animada das 09h30min de 09.02.2014, vemos que uma frente fria é puxada para o Atlântico enquanto se forma outra que ficará estacionada sobre o Uruguai. No Pacífico Sul também vemos que continua o bloqueio das frentes frias que não chegam ao Chile.

ultimosegundo.ig.com.br



Tanto tempo com calor e sem chuva é fenômeno anormal, dizem meteorologistas

Por Ana Flávia Oliveira -iG São Paulo | - Atualizada às


Bloqueio atmosférico atua em parte do centro-sul do País e impede que frentes frias vindas da Argentina e correntes úmidas da região Norte cheguem ao Sul e Sudeste

Recordes de temperatura, poucas chuvas e baixa umidade do ar. Esse é o cenário que boa parte dos brasileiros tem enfrentado neste começo do ano. Segundo meteorologistas, as altas temperaturas já ultrapassaram os recordes históricos e são atípicas, mesmo no verão.

Marcelo Schneider, meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a prolongação do período de tempo seco e quente é anormal historicamente.
“Não é normal. O calor está muito prolongado e já quebrou alguns recordes de temperatura. No começo de fevereiro, tivemos recorde nos dias 1º, 3 e 5. Pelo que a gente percebeu, é um período prolongado de calor em que não houve alteração no padrão. Não tem frente fria atuando e não tem umidade suficiente. As últimas chuvas fortes foram concentradas apenas em Minas Gerais e Espirito Santo no começo de dezembro. A falta de chuva que já começa em dezembro já foi um fator que chamou atenção”, disse.
Amanhecer na praia de Mongaguá, no litoral paulista, nesta sexta-feira 07/02/2014). Foto: (Nivaldo Lima/Futura Press

Apesar da concentração de chuvas em outros Estados da região Sudeste, segundo Schneider, em São Paulo, a quantidade de chuva ficou muito abaixo do esperado. O Inmet registrou 83,1 mm de chuvas no mirante de Santana, zona norte de São Paulo, em dezembro. A média é de 208,8mm.
Em janeiro choveu mais (237,9 mm), mas ainda assim, ficou abaixo da média histórica para o mês (265,6 mm). “Tivemos mais chuva em janeiro do que em dezembro, mas ela ficou concentrada em apenas seis dias”, afirmou Schneider.
Segundo a Somar Meteorologia, o motivo para tanto calor é um bloqueio atmosférico que atua em boa parte do centro-sul do País e impede que frentes frias vindas da Argentina e correntes úmidas da região norte cheguem ao Sul e Sudeste. A Somar afirma que este tipo de bloqueio é mais comum para meses de outono e inverno e está provocando também uma condição meteorológica incomum para o alto verão: ausência de umidade e de chuva numa faixa deste o Sul até o Nordeste, 
Previsão 
Para Alexandre Nascimento, meteorologista da Climatempo, o calor e a baixa umidade devem continuar nos próximos dias. “As frentes frias vão continuar bloqueadas por esta forte massa de ar seco e por isso as áreas de fronteira do Rio Grande do Sul com o Uruguai até recebem bastante chuva, mas nas outras áreas da região Sul, as pancadas de chuva serão irregulares e pontuais”.
Em São Paulo, a previsão é que as chuvas comecem a ficar mais intensas a partir da segunda quinzena de fevereiro. Nascimento diz que as chuvas devem se intensificar ao longo do mês e o março será marcado por um aumento gradativo das chuvas e diminuição do calor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário