Seguidores

quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

AINDA CHUVA FORTE NA BOLÍVIA


Imagem das 15h de 20.02.2014 mostra forte instabilidade sobre a Bolívia.

18/02/2014 22h00 - Atualizado em 18/02/2014 22h00

Meteorologista estima que RO receba volume intenso de chuva até março

A partir de sexta, 21, voltará a chover muito forte no Sul do Peru e na Bolívia.
Sipam diz que chuvas que caem no estado têm pouca influência na cheia.

Assem Neto Do G1 RO

Meteologista Luis Alves, do Sistema de Proteção da Amazônia (Foto: Assem Neto/ G1)Meteologista Luis Alves, do Sistema de Proteção da Amazônia (Foto: Assem Neto/ G1)
O Sistema de proteção da Amazônia (Sipam) estima que o nível do Rio Madeira começará a baixar somente no início do mês de abril. “As previsões não são animadoras, infelizmente”, informou o meteorologista Luis Alves. De acordo com o especialista, março é mês crítico, sobretudo para grandes mananciais como o Rio Madeira. Nesta terça-feira (18), o Madeira chegou a marca de 17,80 metros, superando em 28 centímetros a marca histórica registrada em 1997, quando o rio atingiu 17,52 metros.
“Esta semana será de muita chuva. Registramos índices acima da média para esta época  e assim deve permanecer por mais 30 dias, aproximadamente”, afirma Alves. Somente no fim do mês de março haveria estabilização das chuvas, o que causaria, em consequência disso, a manutenção da cota do rio ou mesmo a sua diminuição, ainda que lentamente.
Alves explica que a chuva que cai sobre Rondônia tem pouca contribuição em relação à cheia. "Esta emergência que estamos vivendo é consequência do índice pluviométrico registrado no Sul do Peru e na Bolívia”, lembra o especialista. Naquela região, onde estão localizados os rios Beni, na Bolívia, e Madre de Dios, no Peru - que influenciam diretamente no comportamento do Madeira - a previsão, de acordo com o Sipam, é de que as chuvas estabilizem nesta quinta (20). “No entanto, a partir de sexta [21] e sábado [22], as chuvas voltem a cair com muito volume e, certamente, isso vai se transformar em nível [agravamento das enchentes] aqui em Porto Velho”, previu.
Segundo o Sipam, em no máximo sete dias a capital rondoniense sofrerá os impactos dos temporais previstos para os Andes peruanos e para a Bolívia, fazendo com que o nível do Rio Madeira volte a subir. As projeções valem para a capital e as três cidades em situação de emergência - Guajará-Mirim, Santa Luzia e Rolim de Moura.
A gravidade das enchentes em Porto Velho foi classificada como de nível 1, numa escala que vai até 3, segundo coronel Lioberto Ubirajara Caetano de Souza, comandante do Corpo de Bombeiros.
O governo de Rondônia reconheceu o estado de emergência há uma semana, assim como o município havia decretado há três semanas.  De acordo com o comandante do Corpo de Bombeiros, quatro municípios foram atingidos pela cheia, incluindo a capital, e nove distritos.
Para atender a demanda de desabrigados, 12 abrigos atendem as pessoas; quatro igrejas e oito escolas. Os bairros mais alagados na capital são:  Baixa da União, Mocambo, Cai N´água, Triângulo, Candelária e Nacional.
Nas escolas onde os desabrigados estão sendo acolhidos, as aulas foram suspensas, segundo a Secretaria Estadual de Educação (Seduc), que explica que as famílias são prioridade neste momento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário