São Paulo - A região Ártica continua a esquentar em ritmo mais rápido que o resto do planeta, e com mais consequências para a vida no continente, afirmam cientistas.
As novas descobertas aparecem no Arctic Report Card, um relatório anual da agência americana que cuida dos oceanos e da atmosfera.
O relatório lista as mudanças causadas pela elevação da temperatura no mundo, especialmente aquelas geradas pela emissão de gases do efeito estufa.
A cobertura da neve, medida desde 1967, estava abaixo da média e atingiu um recorde negativo em abril na região do Ártico que fica sobre a Eurásia.
A temperatura da superfície do mar está crescendo, especialmente no Mar de Chukchi, no nordeste do Alasca, onde as águas estão esquentando em uma taxa de quase 0,5 graus celsius por década.
A extensão do gelo do mar do Ártico, que diminui durante o verão, não atingiu um recorde negativo em 2014.
Mas foi a sexta menor desde que começou a ser medida em 1979 — segundo os cientistas, as oito menores extensões aconteceram nos últimos oito anos.
“Não podemos esperar recordes todos os anos”, afirmou Martin Jeffries, pesquisador que editou o relatório.
Com menos gelo e mais água, a luz do sol penetrou no oceano, levando a uma explosão de pequenas plantas marinhas. Na terra, o verde da tundra continua a aumentar, indicando menos áreas cobertas por neve.
Muitos cientistas esperam que o Ártico fique sem neve no verão até o final do século.
Tópicos: Aquecimento global, Clima, Meio ambiente


matheusleitao.com.br 

Sem neve, inverno francês vai ter racionamento de pistas de esqui

22/12/2014 14h49m. Atualizado em 23/12/2014 16h46m

CompartilheShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on FacebookShare on RedditShare on VK

Não haverá neve para todos os turistas que procuram por pistas de esqui nesta temporada. Na França, somente 30 das 130 estações de esqui foram abertas no primeiro dia do inverno no Hemisfério Norte. Um numero excepcionalmente baixo devido a temperatura mais alta registrada no período desde 1989.
Somente é possível esquiar nas pistas acima de 2000 metros de altura. Abaixo disso, é quase impossível achar o menor floco de neve. A estação de Avoriaz, a única com 90% das pistas de esqui abertas em Haute-Savoie, nos Alpes Franceses, ativou um plano inédito: vai estabelecer cotas para turistas. Com medo do grande fluxo de esquiadores vindo de estacões vizinhas fechadas, Avoriaz vai limitar a 12 mil por dia o número máximo de esquiadores.
Cada estação costuma estabelecer um número máximo de esquiador que pode percorrer as pistas por dia. Esse numero serve tanto para proteger a qualidade das pistas quanto para a segurança dos esquiadores.
O gerente da estacão de Avoriaz avisa que os turistas que fizeram a reserva nos hotéis e nas locadoras de materiais de esqui terão acesso prioritário. Para os outros esquiadores, eles deverão chegar cedo para tentar obter um “pass” ou esperar um outro dia para esquiar.
Com baixa precipitação da neve desde novembro, os responsáveis pela estação de Avoriaz estocaram em tanques especiais uma parte da neve que caiu fora das pistas. E depois misturaram com neve artificial para cobrir todo o domínio da estação. As outras estações não previram que a baixa precipitação de neve pudesse chegar a fechar as pistas. O plano de cota vai permanecer até novas quedas de neve, o que não deve acontecer antes do Natal, de acordo com a meteorologia.

Só depois do Natal chegou a neve na Europa.