Seguidores

terça-feira, 3 de dezembro de 2013

EXPLICANDO A ALTA DA BOLÍVIA E VCAN

 do CLIMATEMPO

Alta da Bolívia e VCAN

21 de novembro de 2013 às 20:37 por Josélia Pegorim
Dois importantes sistemas de circulação atmosférica, típicos desta época do ano(VERÃO), estão atuando sobre o Brasil: a Alta da Bolívia e o VCAN, Vórtice Ciclônico de Altos Níveis. A circulação dos ventos destes sistemas ocorre no nível de 200 hPa, entre 10km e 12 km acima da superfície.

A Alta da Bolívia é um centro de alta pressão e os ventos fazem o movimento anticiclônico, no sentido antihorário. Já o VCAN é um sistema de baixa pressão e os ventos giram no sentido horário fazendo movimento ciclônico

Este dois sistemas são responsáveis pela formação e manutenção de grandes áreas de instabilidade sobre o Brasil, que provocam muita chuva. A Alta da Bolívia estimula as áreas de chuva em parte do Norte e do Centro-Oeste. O VCAN gera as áreas instabilidade sobre o Nordeste. A persistência destes dois tipos de circulação e de frentes frias na costa do Sudeste geram a ZCAS – Zona de Convergência do Atlântico Sul.

Através da animação das imagens de satélite é possível perceber a circulação da Alta da Bolívia e do VCA. Repare como as nuvens entre o Mato Grosso, o Amazonas e o Peru se movimentam da direita para a esquerda (antihorário). Este movimento é orientado pelos ventos da Alta da Bolívia.



Sobre o Nordeste, veja como a faixa de nuvens no norte do Nordeste, sobre o Maranhão, o Ceará e o Rio Grande do Norte tendem a se mover da esquerda para a direita (horário). Este é o movimento dos ventos do VCAN.

Alta da Bolivia....

Por: Paulo Lima em 12/10/2011 às 09:56

A Alta da Bolivia, que é uma extensa faixa de circulação anticiclônica na alta troposfera da parte central da América do Sul, é um importante componente que auxilia as condições das chuvas no periodo Primavera/Verão no SE e Centro-Oeste. A posição do centro e a configuração deste anticiclone modifica-se ao longo do verão e sua existência associa-se a convecção de verão, portanto contribui para a formação de diversos aglomerados de Cbs. A atuação da Alta da Bolivia em contraste com a formação de um VCAN no NE favorece a intensificação do canal de umidade amazônica, funcionando como uma esteira de umidade sobre o SE e Centro-Oeste, contribuindo para formação das ZCAS (Zonas de Convergência do Atlantico Sul).

Nenhum comentário:

Postar um comentário