Seguidores

segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

CHUVAS MAL DISTRIBUIDAS

DO CLIMATEMPO

Pouca água no Cantareira

16 de dezembro de 2013 às 21:20 por Josélia Pegorim
Com o aumento do calor nesta época, o consumo de água aumenta. Para os técnicos que monitoram as reservas de água para o abastecimento da região da cidade de São Paulo, esta tendência natural é sempre preocupante, mas especialmente da realidade atual: pouca água ou reservas muito abaixo do normal, para esta época do ano.

Nesta segunda-feira, 16 de dezembro, o Sistema Cantareira, o maior e principal reservatório para o abastecimento de água para a cidade de São Paulo, estava com apenas 30% de armazenamento, em relação à sua capacidade total. O valor é menor do que o registrado em 16 de dezembro de 2012 e muito abaixo dos 69% de armazenamento observado em 16 de dezembro de 2011.


A situação é preocupante: o volume de água no Cantareira atualmente é o mais baixo dos últimos 10 anos. Em 16 de dezembro de 2004, conforme registro conferido no site da Sabesp, o volume armazenado era de apenas 29,8%.

A média de chuva na região para dezembro é de aproximadamente 227 mm e até o dia de 16 dezembro de 2013 só havia chovido 44 mm.

Estamos apenas começando o período chuvoso normal na região da Grande São Paulo e ainda há tempo para recuperação. Mas se o espírito de economizar água precisa ser lembrando sempre, agora muito mais, pois as reservas estão baixas.

A previsão indica mais chuva a partir da tarde de sexta-feira, com a chegada de uma nova frente fria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário