Seguidores

quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

TEMPO SEVERO NO SUL DO BRASIL



 Imagem das 08h de 05 de dezembro, mostra fortes instabilidades sobre o Rio Grande do Sul, onde causa intensa chuva forte, com muitas trovoadas e queda de granizo. No mapa abaixo vemos as descargas elétricas(raios) no momento das imagens:



Aqui, as descargas elétricas as 06h da manhã:


Imagens em vapor dágua das 08h da manhã de 05 de dezembro, vemos uma grande quantidade de umidade que desce da Amazônia pela Cordilheira dos Andes em direção ao sul do Brasil.
Abaixo, imagem realçada, mostra as fortes instabilidades no sul do Brasil. 


Previsão de chuvas para hoje pelo INMET mostra grandes volumes para o sul, chegando e até ultrapassando 100mm:


do climatempo

Temporais no RS e SC

5 de dezembro de 2013 às 00:22 por Valdir Herrmann
 

JORNAL ZERO HORA 05/12/2013 | 10h03Atualizada em 05/12/2013 | 10h05

Cerca de 60% das casas de Cidreira foram destelhadas pelo granizo nesta quinta-feira

Estimativa dos bombeiros locais pode aumentar. Levantamento está sendo realizado ao longo desta manhã

Cerca de 60% das casas de Cidreira foram destelhadas pelo granizo nesta quinta-feira Paulo Rocha/Agência RBS
Foto: Paulo Rocha / Agência RBS
O temporal que atingiu o Rio Grande do Sul a partir do leste nesta quinta-feira, provocou o destelhamento de cerca de 60% das casas de Cidreira, no litoral norte gaúcho. A estimativa do Corpo de Bombeiros local é baseada em um levantamento dos estragos, que está sendo realizado ao longo desta manhã.

LEIA MAIS:
Temporal com queda de granizo e rajadas de vento acima dos 70 km/h
Ruas alagam em Porto Alegre e casas ficam destelhadas pelo Interior
Em torno de 500 casas da cidade podem ter sido atingidas pelo forte temporal, que provocou ventos de até 70 km/h no litoral. Os desabrigados estão sendo direcionados para os ginásios das escolas Marcílio Dias e Francisco Mendes, mas não há um levantamento do número de pessoas afetadas.

O bairro mais afetado foi o Chico Mendes. Moradores formam filas em frente ao quartel de bombeiros para realizar cadastro e retirar lonas para cobrir as casas. Para Luiz Paulo Cardoso, presidente da Câmara de Vereadores de Cidreira, mais da metade da cidade foi atingida pelo granizo.

Em Casca, no Norte, também foi registrada queda intensa de gelo, mas possíveis estragos estão sendo apurados pela Brigada Militar. Até as 4h, São José dos Ausentes registrou o maior acumulado de chuva, com 13mm. Lagoa Vermelha e Bagé tiveram 7mm. De acordo com a Somar Meteorologia, o tempo está carregado sobre o Estado e as precipitações devem cair com maior intensidade na faixa Leste.


Leitores registram granizo no Estado

05 de dezembro de 2013 0
Mário Sergio Huff enviou fotos da queda de granizo durante esta madrugada, em Cidreira, no Litoral Norte.“Telhas quebradas e carro todo amassado foram alguns dos resultados dessa chuva”, disse o leitor.
cidreira1
cidreira3
cidreira2

>>> Registrou a chuvarada e o granizo na sua cidade? Envie sua foto!

Daniela de Bem Vicentini Lima também fez fotos de Cidreira.
“A chuva foi rápido, mais devastou casas, alguns vizinhos perderam tudo. Aqui ficamos assustados, as crianças apavoradas, mas o pior passou, agora é só ir atrás do prejuízo”, comentou.
DSCF0027 (1)
A leitora Márcia Luft registrou o granizo que caiu em Nova Santa Rita, na Região Metropolitana, por volta das 6h30min desta quinta-feira.
IMG001 (1)
João Célio Carrard fotografou o granizo em São Domingos do Sul, no norte do Estado, na madrugada desta quinta. Impressionado com o tamanho das pedras, ele as colocou do lado de um ovo, para fazer um compartivo do tamanho.
granizo2
A aposentada Ilse Spindler enviou fotos do alagamento em Novo Hamburgo, na rua Bertoldo Rech.
nh

Nenhum comentário:

Postar um comentário