Seguidores

sábado, 28 de dezembro de 2013

CALOR RECORDE NO SUL DO BRASIL

Correio do Povo
27/12/2013 23:27 - Atualizado em 27/12/2013 23:29

Calor úmido deverá marcar o feriadão de Ano Novo no RS

Sábado terá temperaturas altas durante a noite com forte abafamento

Massa de ar quente e úmida cobre o Rio Grande do Sul e mantém a temperatura alta neste sábado. As máximas devem ser menores que nos últimos dias, mas as mínimas muito altas com noites quentes e abafadas.

A sensação de abafamento com percepção de ar pesado vai ser a marca deste fim de semana que terá sol e nuvens, períodos de maior nebulosidade e pancadas de chuva na maior parte do Estado. As pancadas ocorrem mais da tarde para a noite, em conseqüência do aquecimento diurno, e localmente podem ser fortes ou até torrenciais com risco de vento forte e granizo.

As mínimas atingem 17°C em São José dos Ausentes e 18°C em Vacaria. As máximas, por sua vez, chegam a 37°C em Alegrete e 38°C Uruguaiana. Em Porto Alegre, deverá ocorrer um alívio dos 40°C, com os termômetros variando entre 25°C e 35°C.

O Estado teve, nesta sexta, outro dia de extremo calor, mas, como previsto, a instabilidade impediu que a maioria dos municipios repetisse as marcas altas da quinta, com exceção da região de Porto Alegre. A Capital anotou 41ºC pelo segundo dia seguido na rede do Sistema Metroclima.

Após os 41,1ºC da quinta no Moinhos de Vento, fez 41,0ºC na Sertório. Marcas que se repetiram na área metropolitana com 41,0ºC na Base Aérea de Canoas e 41,2ºC no Morro do Espelho, em São Leopoldo, valor histórico no local desde o começo dos dados em 1987.

O calor, com o aumento da umidade, trouxe chuva de verão para a maior parte do Estado, até com pancadas fortes e granizo isolado, como na Grande Porto Alegre e trechos da Free-Way. A partir de agora, até o começo de 2014, o calor será úmido, com dias muito mais abafados, máximas menos extremas, noites quentes e chuva de verão freqüente, inclusive com temporais de vento e granizo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário