Seguidores

quinta-feira, 1 de janeiro de 2015

CHUVA RARA NO SERTÃO NORDESTINO



Imagens da tarde e noite do dia 30.12.2014 mostram o VCAN no litoral no Nordeste do Brasil onde provocou a rara formação das instabilidades que causaram o temporal no Sertão de Pernambuco, Paraíba e Ceará.



31/12/2014 08h09 - Atualizado em 31/12/2014 10h16

Chuva de granizo e fortes ventos atingem Ouricuri, no Sertão de PE

A tempestade durou cerca de 30 minutos e causou transtornos.
Árvores e postes caíram em cima de carros e casas ficaram destelhadas.

Do G1 Petrolina
Chuva de granizo e fortes ventanias derrubaram árvores e causaram transtornos em Ouricuri, PE (Foto: José Cariri de Lima/ Arquivo pessoal )Chuva de granizo e fortes ventanias derrubaram árvores e causaram transtornos em Ouricuri, PE (Foto: José Cariri de Lima/ Arquivo pessoal )
Uma chuva de granizo que caiu na última terça-feira (30), em Ouricuri, no Sertão de Pernambuco, surpreendeu os moradores da região. Além das pedras de gelo, fortes rajadas de ventos foram registradas no município. Muitas casas ficaram danificadas. Árvores e postes foram derrubados. Segundo o Corpo de Bombeiros da cidade, não houve registro de vítimas.
Árvore atinge motocicleta em Ouricuri, PE (Foto: José Cariri de Lima/ Arquivo pessoal)Árvore atinge motocicleta em Ouricuri, PE
(Foto: José Cariri de Lima/ Arquivo pessoal)
Segundo o cabo Jailton Roberto, a tempestade durou cerca de 30 minutos e deixou alguns bairros da cidade sem energia. “A ventania foi muito forte, derrubou postes, destelhou casas e danificou alguns estabelecimentos. Apesar de ter sido rápida, causou transtornos. Árvores atingiram duas motos e uma ambulância. Mas não houve vítimas. Fomos acionados apenas para retirar árvores que caíram com a força do vento. Os danos foram apenas materiais”.
No Hospital Regional da cidade também não houve registro de vítimas. Já a Companhia Energética de Pernambuco (Celpe), restabeleceu o fornecimento de energia ao longo da noite de terça-feira (30).




30/12/2014 20h11 - Atualizado em 30/12/2014 20h37

Em meio a seca, cidades no sertão cearense têm chuva de granizo

Chuva de 'pedras de gelo' surpreendeu moradores de Ipueiras e Acopiara.
Fenômeno pode ocorrer em regiões quentes em meio a seca, diz Funceme.

Do G1 CE
Chuva de granizo surpreende moradores do interior do Ceará (Foto: Milena Freitas/Arquivo pessoal)Chuva de granizo surpreende moradores do interior do Ceará (Foto: Milena Freitas/Arquivo pessoal)
Em meio a uma das maiores secas registradas no Ceará nos últimos 50 anos, as cidades de Ipueiras e Acopiara, no interior do Estado, registrou na tarde desta terça-feira (30) chuva de granizo. O fenômeno raro na região surpreendeu moradores. Rodrigo Miguel registrou a chuva em fotos. "O que a gente imaginava é que essas chuvas aconteciam em regiões frias, não no Sertão em tempos de seca", diz.
A chuva de granizo, segundo a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), pode ocorrer mesmo em regiões semiáridas e já foi registrada anteriormente no Ceará. O fenômeno ocorre quando a chuva se desenvolve de forma muito vertical, acompanhada de ventania. Com a formação de nuvens em grandes altitudes, onde a temperatura é muito baixa, as gotículas são congeladas e caem forma de gelo.
A Funceme explica que a houve formação de nuvens de chuva desde a madrugada desta terça, o que ocasiou chuva em algumas cidades do Ceará. As nuvens se formam em virtude de um vórtice ciclônica de altos níveis no Nordeste brasileiro. Segundo a Funceme, deve chover na maior parte das regiões do estado também nesta quarta-feira.
Além de Acopiara e Ipueiras, choveu em mais 10 cidades do Ceará nesta terça-feira, segundo a Funceme. As precipitações mais fortes ocorreram em Pentecoste e em Ipueiras, de 18 milímetros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário