Seguidores

quinta-feira, 8 de janeiro de 2015

EL NIÑO MODOKI: MOLHADO E SECO


Imagem de hoje em vapor d água, mostra a frente fria no sul do Brasil recebendo umidade vinda diretamente da região do El Niño Modoki.
Além disso, vemos que aumentou TSM(como vemos abaixo) no litoral do Rio Grande do Sul. A consequência disso não poderia ser outra: MUITA CHUVA NO SUL DO BRASIL.





Aqui a imagem de ontem durante a noite(das 19h às 23h), mostram a formação das fortes instabilidades sobre o sul do Brasil. Vejam que a frente fria tornou-se a ZCAS sobre o sul do Brasil.
No sudeste forma-se um bloqueio atmosférico, impedindo o avanço da frente fria.
 


Pelo Radar/SC vemos a intensidade das chuvas chegando em Porto Alegre na tarde de 07.01.2015. Veja como se intensifica a medida que se aproxima de Porto Alegre RS. Ao mesmo tempo, vemos as fortes chuvas na região de Blumenau e Joinville em SC:


IMAGENS DA TEMPESTADE NA GRANDE      PORTO ALEGRE DIA 07.01.2015

Nuvem funil em Porto Alegre 
 Em Tramandaí, céu ficou coberto com Mamatocumulus

Mammatus cloud

.

HOJE 08.01.2015 
RAIO DESTROI GUARITA DE SALVA-VIDAS NO LITORAL GAÚCHO | Raio destruiu por volta das 14h30m desta quinta a guarita 53 de salva-vidas em Curumim, no Litoral Norte gaúcho. De acordo com informações do coordenador dos salva-vidas da Brigada Militar, no momento da descarga elétrica os dois profissionais que trabalham na guarita estavam orientando os banhistas a deixar a água devido ao temporal. A estrutura ficou completamente destruída. No dia 29 de dezembro quatro pessoas morreram após serem atingidas por um raio em Praia Grande, no litoral de São Paulo. Outras quatro pessoas ficaram feridas com a descarga elétrica. Mais informações sobre o tempo e alertas em www.metsul.com. (foto da Brigada Militar)







ALAGAMENTOS NAS RUAS DE SÃO LEOPOLDO


(fotos do Jornal VS pelo facebook)







Cidades do Vale do Sinos registraram alagamentos pelo temporal. Os acumulados em menos de meia hora ficaram ao redor de 25 mm em Campo Bom e Novo Hamburgo. O arroio que corta o Centro de Novo Hamburgo transbordou (foto do Jornal NH).


 


 

Cidades do Vale do Sinos registraram alagamentos pelo temporal. Os acumulados em menos de meia hora ficaram ao redor de 25 mm em Campo Bom e Novo Hamburgo. O arroio que corta o Centro de Novo Hamburgo transbordou (foto do Jornal NH).
Em Porto Alegre, o dia virou noite às 17h. A iluminação pública foi ligada e motoristas acenderam os farois de seus carros (imagens abaixo das câmeras da EPTC). Um novo temporal, com chuva mais forte, atingiu a Capital depois das 20h. Um paredão de nuvens escuras avançou pelo horizonte Oeste da cidade no início da noite com raios (fotografias abaixo de Viajante do Bem e Leandro Deps). Na soma dos dois temporais choveu 44 mm no bairro São João, na zona Norte da Capital.



 

 

 

(FOTOS DO BLOG DA METSUL)


EM SANTA CATARINA TAMBÉM MUITA CHUVA

jornaldesantacatarina.clicrbs.com.br
Virada 07/01/2015 | 16h30Atualizada em 07/01/2015 | 18h02

Chuva causa alagamentos e transtornos em Blumenau

A condição de instabilidade deve se estender também durante a noite, de acordo com o Alertablu

Enviar para um amigo

Chuva causa alagamentos e transtornos em Blumenau Luís C. Kriewall Filho/especial
As altas temperaturas causaram a mudança no tempo nesta tarde Foto: Luís C. Kriewall Filho / especial
O tempo virou na tarde desta quarta-feira em Blumenau por conta das áreas de instabilidade formadas pelo calor que estão provocando pancadas de chuva acompanhadas por raios. Com isso, várias ruas da cidade ficaram alagadas e uma árvore caiu na 7 de Setembro, quase esquina com a Antônio da Veiga, em frente à Praça do Estudante.

Entre as ruas que tiveram pontos de alagamento estão Ernesto Jensen (Escola Agrícola), Rio de Janeiro (Itoupava Seca) e Almirante Barroso nas esquinas com a Gustav Salinger (Itoupava Seca) e Joinville (Vila Nova). Segundo a Central RBS de Meteorologia em apenas uma hora o acumulado chegou a 53 milímetros.

Antes da chuva os termômetros chegaram a marcar 33 °C, com sensação térmica de de 43 °C. De acordo com o site do Sistema de Monitoramento e Alerta de Eventos Extremos de Blumenau (Alertablu), a condição deve se estender também durante a noite.

Na quinta-feira o sistema atuante desloca-se para o mar, porém um novo sistema de baixa pressão mantém o tempo instável em Blumenau. No período da manhã e no início da tarde, o sol aparece entre nuvens, mas a nebulosidade aumenta devido à formação de novas áreas de instabilidade.

A chuva ocorre na forma de pancadas acompanhadas de algumas trovoadas. A sensação de ar abafado predomina e a temperatura mínima oscila entre 23 ºC e 25 °C durante a madrugada.


Nenhum comentário:

Postar um comentário