Seguidores

segunda-feira, 4 de março de 2013

CLIMA FAVORECEU ARROZ NO SUL DO BRASIL

04/03/2013 06h13 - Atualizado em 04/03/2013 06h49

Condições climáticas favorecem produção de arroz no RS

Clima ajudou e a colheita do arroz está acelerada no estado.
Expectativa é de que o preço do grão aumente em 10% nesta safra.

Do Globo Rural

Em uma propriedade em Santana do Livramento, região oeste do Rio Grande do Sul, os graneleiros estão cheios e as colheitadeiras não param. O ritmo deve seguir assim por mais 30 dias de colheita.
As chuvas garantiram água suficiente nas barragens, favorecendo o plantio e o desenvolvimento do arroz. Graças às altas temperaturas ocorridas, principalmente, na época de floração, a expectativa é de que esta safra seja superior a do ano passado em qualidade e produtividade.
Carlos Marinho, que investe no setor há 30 anos, espera uma produtividade maior nesta safra nos 120 hectares plantados. “Nós fizemos um investimento maior em adubação e cuidados em geral. Começamos com sete mil quilos e hoje estamos com nove mil por hectare”, diz.
O que deixa os produtores ainda mais satisfeitos é o preço da saca do arroz para esta safra. A previsão é de um aumento de 10% em relação à safra anterior, o que deverá custear os gastos com a produção, que chegaram a R$ 30 por saca.
De acordo com o Instituto Riograndense do Arroz, a colheita foi concluída em 8% da área destinada ao grão no estado.



 DO CLIMATEMPO

Frente fria no Sul

4 de março de 2013 às 17:05 por Josélia Pegorim
Nuvens carregadas de uma frente fria provocam muita chuva sobre Santa Catarina e Paraná. Este sistema avança em direção a São Paulo nesta terça-feira,  mas deixa áreas de instabilidade no Sul. Os dois estados terão mais chuva e que pode ser forte. As capitais Curitiba e Florianópolis vão passar esta terça-feira com muitas nuvens e chuva frequente, que pode ser moderada a forte em algumas horas.





A temperatura não sobe muito até quarta-feira, mas o ar esquenta de novo na quinta. Outra frente fria vai trazer mais chuva para o Sul do Brasil a partir da sexta-feira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário