Seguidores

sexta-feira, 29 de março de 2013

CHUVAS NO BRASIL

Chuvas 29/03/2013

Funceme melhora expectativa sobre chuvas

 
Uma revisão na previsão inicial da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) torna mais otimista o prognóstico em relação à perspectiva de chuvas durante o feriado da Semana Santa no Ceará. A nova expectativa é de que deva chover em todo o Estado entre os dias 29 a 31 de março. Antes, previa-se chuvas isoladas em algumas regiões da faixa litorânea, serras, região jaguaribana e sul do estado.

Meteorologistas da Funceme dizem que a revisão acontece depois de ter sido detectada a aproximação de um ramo da zona de convergência intertropical, que favorece para que ocorram as precipitações. O novo estudo foi divulgado na manhã de ontem.

A nova previsão indica que o céu no Ceará, durante o período do feriadão, deverá variar entre parcialmente nublado a claro. A meteorologista Cláudia Rickes tem dito que no ano de 2013 deve-se esperar irregularidades das chuvas. “O ideal é haver um acompanhamento diário das previsões. Além da previsão diária no nosso site, os usuários podem ligar para o número 3101-1117 para buscar informações”, informa.

No último dia 22 de fevereiro, a Funceme havia reafirmado seu prognóstico para a estação chuvosa deste ano no Ceará. As condições atmosféricas e oceânicas continuam desfavoráveis às precipitações no estado e persiste uma maior probabilidade de chuvas abaixo da normal até o fim de maio.

Na próxima terça-feira, dia 2 de abril, a presidente Dilma Rousseff (PT) visita o Ceará e deve anunciar uma série de medidas para combate à seca em todo o Nordeste.



28/03/2013 10h45 - Atualizado em 28/03/2013 17h03

Chuvas desalojam famílias e causam transtorno em Campos, RJ

Cinco famílias serão removidas de perto do Rio Ururaí.
No bairro Estância da Penha várias ruas estão alagadas.

Priscilla Alves Do G1 Norte Fluminense

Rua alagada na Estância da Penha em Campos, RJ (Foto: Priscilla Alves/ G1)Rua alagada na Estância da Penha em Campos, RJ (Foto: Priscilla Alves/ G1)
 Após mais uma noite de chuvas em Campos dos Goytacazes, no Norte Fluminense, a Defesa Civil prepara a remoção de cinco famílias que moram próximo do Rio Ururaí. Outro ponto da cidade que está tendo a intervenção do órgão é o bairro Estância da Penha, que tem muitas ruas alagadas. Na manhã desta quinta-feira (28), bombas estão no local para fazer retirada da água da chuva. No bairro do Fundão a parede de uma casa desabou e a Defesa Civil foi ao local nesta manhã checar a situação.
Rua alagada na Estância da Penha em Campos, RJ 1 (Foto: Priscilla Alves/ G1)Crianças brincam no meio da água da chuva e de
lixo na Estância da Penha (Foto: Priscilla Alves/ G1)
Segundo o site do Inea (Instituto Estadual do Ambiente), nas últimas 24h choveu 28.4 milímetros em Campos e a previsão para esta quinta-feira (28) é de mais chuva. Segundo o secretário da Defesa Civil de Campos, Henrique Oliveira, o órgão recebeu 12 chamados entre a terça (27) e quarta (28). As famílias que moram às margens do Rio Ururaí foram as primeiras a serem desalojadas.
“O rio subiu de ontem pra hoje e a tendência é que ele continue subindo mais. O que acontece é que a água que atinge o Imbé vai para a Lagoa de Cima, e a da Lagoa de Cima acaba indo para o Rio Ururaí, onde o problema é maior.”, disse  Henrique Oliveira. As famílias serão levadas para uma escola na localidade.
Água invade quintal de casas na Estância da Penha, em Campos (Foto: Priscilla Alves/ G1)Água invade quintal de casas na Estância da Penha,
em Campos (Foto: Priscilla Alves/ G1)
Outro ponto bastante atingido pela chuva é a Estância da Penha. A localidade teve várias ruas inundadas e, em alguns pontos, a água chegou a invadir o quintal das casas.
“Nós aqui da Penha estamos revoltados. Eu tenho um comércio e não tem como ninguém vir comprar nada. Quem vai vir na rua cheia de água? Como a gente fica assim, e as crianças? A Defesa Civil vem sempre e tira a água, mas nós precisamos de uma solução definitiva”, disse a moradora Renata Vieira.
A Defesa Civil de Campos recebe chamados através dos telefones 199 ou (22) 2735-0109.

Nenhum comentário:

Postar um comentário