Seguidores

terça-feira, 12 de março de 2013

O TEMPO NO MUNDO

 
11/03/2013 07h33 - Atualizado em 11/03/2013 07h56

Ciclone Sandra fecha operações de minas de níquel em Nova Caledônia

Ciclone tropical tem ventos sustentados de até 208 km/h.
Mineradora prevê ficar fechada também na terça-feira (12).

Da Reuters

Um ciclone tropical severo está se aproximando da ilha de Nova Caledônia, no Pacífico sul, com ventos sustentados de até 208 km/h, e forçou o fechamento de algumas operações de mineração de níquel no território francês, nesta segunda-feira (11).
Um porta-voz do governo francês disse que o ciclone lento chamado Sandra estava ganhando força gradualmente e representava uma séria ameaça à ilha Belep e ao extremo norte da ilha principal, onde fica a maior reserva mundial de níquel
A maior produtora de níquel da Nova Caledônia, Societe le Níquel (SLN), de propriedade da francesa Eramet, suspendeu a extração e processamento de níquel na localidade de Tiebaghi às 16h (horário local) nesta segunda-feira e prevê que permanecerá fechada na terça-feira, disse um porta-voz da companhia.
A atividade na localidade de Poum não foi afetada nesta segunda-feira, disse ele.
O governo francês, que colocou a região e Belep em alerta laranja, disse que deve atualizar o aviso para vermelho, o nível mais alto, no fim do dia.
O ciclone estava cerca de 400 km a noroeste de Nova Caledônia e em trajetória sudeste.
A metade sul da ilha principal, incluindo a fundição Doniambo, da SLN, com capacidade de 55.000 toneladas por ano, na capital Noumea, não deve ser atingida pelo ciclone, de acordo com o governo francês.
A Nova Caledônia fica imprensada entre o Taiti e a Austrália e abriga um quarto das reservas mundiais de níquel conhecidas. A commodity tem sido a força motriz da economia da ilha há mais de um século.
 
 
 
Mineradora | 12/03/2013 13:54
Vale mantém meta para carvão de Moçambique apesar de chuvas

Companhia ainda espera exportar 4,9 milhões de toneladas de carvão apesar da paralisação temporária de uma ferrovia

Juliana Borges/EXAME.com
Mina da Vale em Moçambique
Mina da Vale em Moçambique:  expansão da mina de carvão foi adiada em uma ano
Maputo - A Vale ainda espera exportar 4,9 milhões de toneladas de carvão de sua mina em Moçambique neste ano, apesar da paralisação temporária de uma ferrovia que interliga o empreendimento ao porto, afirmou um representante da empresa nesta terça-feira.

A linha férrea de Sena, que liga a província rica em carvão de Tete ao litoral, foi fechada por duas semanas após as fortes chuvas e um descarrilamento, obrigando a Vale a declarar força maior em uma série de contratos de embarque de carvão.
"Estamos confiantes de que seremos capazes de recuperar o que perdemos (devido às chuvas)," disse à Reuters o diretor da Vale na África, Ricardo Saad.
Saad afirmou que a Vale espera exportar 11 milhões de toneladas de carvão por ano até 2015 e dobrar o volume dois anos mais tarde.
Mas a expansão da mina de carvão da Vale em Moçambique foi adiada em uma ano, e o projeto Moatize II, que estava previsto para o segundo semestre de 2014, ficou para o segundo semestre de 2015.
A paralisação da ferrovia foi mais um golpe para empresas que já lutam contra gargalos de infra-estrutura na ex-colônia portuguesa, dona de grandes reservas de carvão para siderúrgicas.
A Vale começou a exportar carvão de sua mina de Moatize em 2011, mas foi forçada a cortar a quase metade sua produção e suas metas de exportação no ano passado devido a limitações na infraestrutura.
Saad afirmou que a Vale está trabalhando em conjunto com a estatal de logística para superar algumas das dificuldades e aumentar o desempenho na linha, incluindo um movimento para automatizar sinalização.
Sena é atualmente única a rota de exportação ferroviária disponível de Tete.

Neve causa congestionamento e paralisa voos e trens na Europa

Aeroporto de Frankfurt foi fechado e a lentidão no tráfego bateu recordes na Bélgica, no Reino Unido e na França por causa da queda incomum de neve nesta época do ano

Reuters |

Reuters
Uma tempestade de neve durante a noite no noroeste da Europa provocou o fechamento do aeroporto de Frankfurt, causou congestionamento recorde na Bélgica, paralisou trens de alta velocidade e deixou motoristas britânicos e franceses dormindo em seus carros.
Fevereiro: Tempestade de neve assola Meio Oeste dos EUA e segue para Nova Inglaterra
AP
Pedestre tira foto de uma ponte, no canal St Martin em Paris, França
Mais EUA:  Forte nevasca atinge 20 Estados e pode afetar 60 milhões de americanos
Pousos e decolagens no terceiro maior aeroporto da Europa foram interrompidos nesta terça-feira (12) para a limpeza das pistas. O terminal seria reaberto em seguida. Na França, um avião da Tunisair escorregou na pista ao aterrissar no aeroporto de Orly, provocando o fechamento do segundo principal aeroporto do país enquanto os passageiros eram retirados.
A associação belga para assistência em crises disse que o tamanho total das filas de veículos nas rodovias e estradas principais no horário de pico atingiu 1,67 mil quilômetros, batendo de longe o recorde anterior de 1,28 mil quilômetros, no dia 3 de fevereiro do ano passado.
Leia mais: Neve despejada por tempestade nos EUA chega a quase um metro
Janeiro:  Neve suspende voos nos aeroportos de Londres e Paris
Em uma terça-feira normal, o congestionamento máximo na hora mais movimentada fica em média de 250 a 270 quilômetros. As duas principais estações de trem em Bruxelas foram fechadas.
Os serviços de alta velocidade Eurostar que ligam Londres às capitais francesa e belga, e a linha Thalys que liga Paris, Bruxelas, Amsterdã e Colônia, foram suspensos.  A autoridade de aviação civil da França cancelou 25% dos voos em Charles de Gaulle, em Paris, e 20%, em Orly. O aeroporto de Bruxelas informou longos atrasos e alguns desvios de aviões para Ostend ou Amsterdã.
Frio: Neve atinge Europa e França entra em estado de atenção
Cerca de 80 mil casas no nordeste da França estavam sem eletricidade, de acordo com a operadora da rede de energia ERDF. As mídias sociais estavam cheias de mensagens sobre a queda incomum de neve em meados de março, de até 20 centímetros, e do frio.
O ministro das Relações Exteriores belga, Didier Reynders, disse no Twitter que as negociações do Orçamento seriam adiadas devido ao clima. No sudeste da Inglaterra e norte da França, centenas de motoristas passaram a noite em seus carros.
Mais de 600 pessoas passaram a noite em edifícios públicos, abertos pelas autoridades na região costeira francesa da Normandia para eles. Fortes ventos e acúmulo de neve também causaram caos no trânsito em partes do sul da Holanda.




Nenhum comentário:

Postar um comentário